Pesquisar

Mar da Madeira ganha plano de ordenamento

A Região pretende apostar mais e melhor na investigação e no conhecimento dos recursos 07-07-2015 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Mar da Madeira ganha plano de ordenamento A Madeira pretende apostar mais e melhor na investigação e no conhecimento dos recursos. Para tal, o Governo Regional vai iniciar os procedimentos destinados à elaboração do “plano de situação” da zona marítima adjacente ao seu território, dotando assim o seu mar territorial de “um competente instrumento de ordenamento do espaço marítimo”.
O plano em questão visa representar e identificar a distribuição espacial e temporal dos usos e das atividades existentes e potenciais, casos da aquicultura, biotecnologia, recursos minerais, investigação científica, recreio, desporto, turismo, património subaquático, infraestruturas e equipamentos, entre outros, assim como dos valores naturais e culturais. Tudo para executar “os objetivos de desenvolvimento estratégico, promover a exploração económica sustentável e ordenar os usos e atividades”.
Esta é uma das medidas acertadas no encontro promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais com investigadores de diversas entidades que se dedicam ao conhecimento do mar da Região. A reunião presidida por Susana Prada teve como propósito definir uma estratégia para o Mar, fazer um ponto de situação relativamente a um conjunto de compromissos, programas e projetos assumidos pela Governo Regional e, sobretudo, ouvir as diversas entidades participantes, os seus objetivos, expectativas e contributos para o estabelecimento de parcerias profícuas no interesse da Madeira e da sua população.
A estratégia passa também por aumentar visibilidade da Região no contexto nacional e internacional, sendo fundamental assegurar a sua participação em fóruns de natureza política, mas também de natureza técnica ao mais alto nível. 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.