Pesquisar

Ambiente lança campanha de sensibilização e recolha de lixo nas praias

Iniciativa surge na sequência da implementação da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM 21-07-2015 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente lança campanha de sensibilização e recolha de lixo nas praias Na sequência da implementação da Estratégia MaRaM – Poluição Zero no Mar da RAM, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Serviço do Parque Natural da Madeira, em coordenação com a Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente (DROTA), irá proceder, já a partir deste dia 17, à realização de uma campanha de recolha de lixo e de sensibilização contra a poluição marinha junto dos frequentadores das praias e complexos balneares do arquipélago.

Atendendo a que a maior parte da poluição marinha tem origem em terra, a iniciativa terá como principal objetivo a sensibilização da população, perspetivando a mudança de hábitos que contribuam para melhorar a integridade do nosso oceano.

 

O Serviço do Parque Natural, que já tem vindo a desenvolver iniciativas ao abrigo dos projetos Life Ecocompatível e Life Lobo Marinho, dirigidas a outro público alvo, irá contactar diretamente as pessoas para apelar à recolha do seu lixo e deposição em local apropriado, para além de prestar todos os esclarecimentos adicionais necessários. O enfoque desta ação incidirá sobre o impacto dos lixos na qualidade da água do mar e as consequências não só para a saúde dos banhistas, como para o ambiente marinho e as espécies que dele dependem, como o Lobo Marinho.

 

O emblemático navio “BUTEO” acompanhará esta ação, realizando a monitorização em diversos locais do litoral com vista à deteção e recolha de lixos no mar, bem como o controlo de eventuais focos de contaminação nas áreas circundantes. Além destas visitas programadas, o Serviço do Parque Natural da Madeira marcará presença regular junto à costa, através de embarcações que procurarão detetar a presença de focos de poluição e recolher o lixo assinalado.




Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.