Pesquisar

Ambiente cria comissão consultiva para área protegida do Cabo Girão

Criada em março deste ano, a Área Protegida do Cabo Girão protegida engloba, na sua parte marinha, o Parque Natural Marinho do Cabo Girão e, na sua parte terrestre, o Monumento Natural e a Paisagem Protegida do Cabo Girão. 28-09-2017 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente cria comissão consultiva para área protegida do Cabo Girão A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, decidiu constituir uma Comissão Consultiva para acompanhar a regulamentação da Área Protegida do Cabo Girão. A Comissão é composta por nove elementos e será coordenada por Paulo Oliveira, Vice-Presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN). Em representação do IFCN, da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, da Secretaria Regional da Economia, Turismo e Transportes, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, da Associação de Agricultores das Fajãs do Cabo Girão fazem parte os seguintes elementos: Dilia Menezes, Nicola Pestana, Antonieta Amorim, Gil Camacho, Uriel Abreu e Mónica Pita. Cláudia Ribeiro e Ilidio Sousa são os dois investigadores convidados a integrar a comissão.

Criada em março deste ano, a Área Protegida do Cabo Girão protegida engloba, na sua parte marinha, o Parque Natural Marinho do Cabo Girão e, na sua parte terrestre, o Monumento Natural e a Paisagem Protegida do Cabo Girão.
Numa perspetiva de criar as condições para que seja desenvolvida uma gestão transversal e participada desta área protegida,  a governante com a tutela do Ambiente entendeu ser determinante a criação de uma comissão consultiva composta por pessoas e entidades que possam contribuir pela sua experiência, funções ou competências para a gestão da mesma e acompanhar, quer a elaboração da regulamentação prevista para aquela área, quer a sua posterior implementação. «Há necessidade de preservar os elementos paisagísticos, culturais e a bio(geo)diversidade, sempre numa ótica de compatibilização com os diferentes usos», sublinha Susana Prada.

O despacho assinado por Susana Prada prevê, assim, que a Comissão possa participar na elaboração da regulamentação e apoiar a entidade gestora na Gestão da Área Protegida do Cabo Girão.
Esta comissão reunir-se-á, ordinariamente, com uma periodicidade semestral e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo representante da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais que preside à mesma.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.