Pesquisar

Madeira acolhe convenção internacional para a biodiversidade

Uma oportunidade única para reforçar a importância de integração da totalidade dos mares da Madeira no contexto geográfico de atuação da Convenção OSPAR 09-02-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Madeira acolhe convenção internacional para a biodiversidade Nos próximos dias 19 a 23 de fevereiro, a Madeira irá acolher a Reunião Anual do Comité da Biodiversidade (BDC 2018 MADEIRA), um dos mais importantes encontros anuais da Comissão para a Proteção e Conservação do Atlântico Nordeste e seus Recursos – Convenção OSPAR.

 

A BDC 2018 MADEIRA apresenta-se como uma oportunidade única para relevar e reforçar a importância de integração da totalidade dos mares da Madeira no contexto geográfico de atuação da Convenção OSPAR. Esta integração é estratégica para política traçada pelo Governo Regional da Madeira em termos socioeconómicos, de proteção e conservação dos seus recursos marinhos. Efetivamente, a OSPAR é uma comissão com grande presença nas decisões da Comissão Europeia, e permitiria que a Região participasse mais ativamente em áreas emergentes de investigação, cooperação e financiamento.

O Governo Regional da Madeira tem vindo a estabelecer um canal de comunicação com o Estado Português, parte contratante da convenção, visando a apresentação de uma proposta que concretize tal integração.

São partes contratantes da convenção OSPAR 15 países (Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça) e a União Europeia.

A convenção OSPAR incide sobre áreas fundamentais como a biodiversidade e/dos ecossistemas, substâncias perigosas e eutrofização, atividades humanas, indústria offshore e lixos marinhos.

 

É pela relevância estratégica para a RAM que o Governo Regional da Madeira acordou acolher a reunião anual do BDC 2018.
A BDC 2018 MADEIRA vai decorrer no Colégio dos Jesuítas e é uma organização do Governo Regional, através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, em parceria com a Universidade da Madeira.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.