Pesquisar

Usufruir da natureza continua a ser livre

A nova portaria, que introduz novos espaços visitáveis – entretanto criados, requalificados e/ou melhorados pelo Governo Regional, como o Jardim da Quinta do Imperador, Casa das Queimadas com Coleção Visitável das Tradições Madeirenses e Centro Aquícola do Ribeiro Frio, prevê que a entrada ou visita seja gratuita aos domingos e feriados para todos os utilizadores. 27-02-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Usufruir da natureza continua a ser livre A nova portaria que estabelece as taxas devidas pelos serviços prestados pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza entra em vigor no próximo dia 12 de março. Com a sua entrada em vigor, todos - madeirenses e visitantes - poderão continuar a usufruir da natureza sem que para isso tenham que pagar qualquer espécie de taxa. O princípio geral, aliás, sempre defendido pelo Governo Regional, é o de fruição livre e gratuita às serras da Madeira e do Porto Santo para qualquer cidadão percorrer as suas veredas e levadas, e nelas queira pernoitar.

Domingos e feriados gratuitos

A nova portaria, que introduz novos espaços visitáveis – entretanto criados, requalificados e/ou melhorados pelo Governo Regional, como o Jardim da Quinta do Imperador, Casa das Queimadas com Coleção Visitável das Tradições Madeirenses e Centro Aquícola do Ribeiro Frio, prevê que a entrada ou visita seja gratuita aos domingos e feriados para todos os utilizadores.

Atividades como o BTT não se encontram previstas na nova portaria. Recorde-se, aliás, que o Governo Regional tem inscrita uma verba na ordem de 1,2 milhões para 2018 para requalificação e manutenção dos trilhos e percursos pedestres recomendados.

O mergulho em spots criados pelo afundamento de navios, nas Selvagens e nas Desertas só será taxado se o mesmo tiver fins comerciais.

Com esta nova portaria, o Governo Regional acredita que está a compatibilizar a conservação da natureza com a presença humana. A natureza não está a ser cobrada, apenas alguns serviços prestados pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.