Pesquisar

Concurso GEA Terra Mãe sensibiliza para o valor e preservação da geodiversidade e património geológico

O Concurso GEA Terra Mãe tem os objetivos de sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências; de promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos; de conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteúdos programáticos e de desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam). 30-05-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Concurso GEA Terra Mãe sensibiliza para o valor e preservação da geodiversidade e património geológico A 3.ª edição do Concurso Escolar GEA Terra Mãe, que teve como mote “A Diversidade da Paisagem: A Geodiversidade na Paisagem da Região”. Trata-se de um programa orientado para a vertente geológica do património natural. Como sublinhou a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais «esta é uma maneira divertida de aprender e sensibilizar para o valor e preservação da geodiversidade e do património geológico».

Susana Prada destacou ainda o interesse crescente que este projeto tem tido junto das escolas, dos professores e dos alunos. «Passámos de 450 projetos na 1.ª edição para 1100 projetos em 2018».

O Concurso GEA Terra Mãe tem os objetivos de sensibilizar para a importância dos conhecimentos no domínio das geociências; de promover comportamentos e atitudes sustentáveis em relação aos recursos geológicos; de conhecer a geodiversidade local em articulação com os conteúdos programáticos e de desenvolver ideias e projetos práticos que promovam a valorização do património geológico local (onde vivem ou estudam).

Na Região Autónoma da Madeira a riqueza da geodiversidade origina uma multiplicidade de paisagens que importa conhecer, valorizar e preservar, sejam elas naturais ou resultado da combinação com a atividade humana. Todavia, a sua interpretação e compreensão implica a identificação das diferentes estruturas que sustentam a dinâmica natural, mas simultaneamente o entendimento das formas e ações antrópicas presentes, uma vez que a paisagem é o resultado da sua interação. 

A observação, análise e caraterização da paisagem constituem importantes contributos para a compreensão e valorização da geodiversidade e para a consciencialização dos impactes da ação humana sobre este bem-público que importa preservar, num quadro de desenvolvimento sustentável e consciência cívica.



Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.