Pesquisar

“Se forem cumpridas as regras, é possível apascentar em qualquer lado”

Estão passadas 136 licenças para pastoreio. Este evento, que envolveu aproximadamente 600 ovelhas e 90 criadores, foi organizado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), em colaboração com a Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso (ACGSP). 25-06-2018 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
“Se forem cumpridas as regras, é possível apascentar em qualquer lado”

A Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Susana Prada, garantiu, durante as tosquias que tiveram lugar no Chão dos Terreiros, no Poiso, que o Governo Regional, desde que se cumpra a legislação em vigor, "não só autoriza a apascentação do gado ordenado, como também apoia nesses casos".


Numas tosquias onde o gado "apascenta de forma ordenada, ou seja, cumprem a legislação em vigor desde 2008", como fez questão de afirmar, Susana Prada fez questão de lembrar que "o gado apascenta em zonas planas, que não estão em risco de erosão e não são áreas protegidas".

Salientando que, atualmente, estão passadas 136 licenças para pastoreio, a governante disse ainda que a legislação "vai manter- se assim porque se revela adequada quer à proteção da população, quer à conservação da natureza".


A secretária quis deixar também claro que "as áreas de apascentação são, de acordo com a legislação, zonas que não estão em risco de erosão, têm de ser terrenos com topografia adequada e de privados e o gado deve estar vedado. Se cumpridas as regras, é possível apascentar em qualquer lado desde que se cumpra as regras”.

Questionada acerca das intervenções públicas que por vezes se ouve pedindo mais gado nas serras, Susana Prada esclareceu que esta “é uma falsa questão” porque, garantiu, “sempre que é pedida uma licença e são cumpridas as regras é atribuída essa licença”.

De salientar que este evento, que envolveu aproximadamente 600 ovelhas e 90 criadores, foi organizado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM (IFCN), em colaboração com a Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso (ACGSP).

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.