Pesquisar

Governo aposta no “conhecimento, valorização e proteção dos valores naturais” da Madeira

O Projeto arrancou em 2013 com o objetivo de recuperar as espécies e habitats terrestres dos sítios da Rede Natura 2000 na Ponta de São Lourenço e nas Ilhas Desertas. Com um financiamento de mais de 1,3 milhões de euros, co-financiado a 50% pelo Programa LIFE+, e coordenado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o projeto tem desenvolvido diversas iniciativas, como o controlo de espécies invasoras (ratos, murganhos 14-03-2019 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Governo aposta no “conhecimento, valorização e proteção dos valores naturais” da Madeira A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais salientou esta manhã, na abertura do Workshop ‘Life Recover Natura Life Networking’ – Conservação de Habitats Costeiros e Espécies Marinhas na RAM, o trabalho desenvolvido pela Região na conservação das espécies e dos seus habitats que “refletem a aposta do Governo Regional no conhecimento, valorização e proteção dos valores naturais do arquipélago da Madeira”.

 

O Projeto arrancou em 2013 com o objetivo de recuperar as espécies e habitats terrestres dos sítios da Rede Natura 2000 na Ponta de São Lourenço e nas Ilhas Desertas.
Com um financiamento de mais de 1,3 milhões de euros, co-financiado a 50% pelo Programa LIFE+, e coordenado pelo Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o projeto tem desenvolvido diversas iniciativas, como o controlo de espécies invasoras (ratos, murganhos e o alpista-da-água) que limitavam o desenvolvimento da vegetação endémica, ou a implementação de linhas de monitorização de espécies ameaçadas como o Pintainho, os caracóis endémicos e a raríssima Beta patula, planta exclusiva do Ilhéu do Desembarcadouro e Ilhéu Chão.

 

Já na Ponta de São Lourenço, foi eliminada a linha elétrica aérea, responsável pela morte de aves marinhas, e foram delimitados trilhos de modo a evitar o pisoteio da vegetação.
De acordo com a secretária regional, numa altura em que ameaças como as Alterações Climáticas e as espécies invasoras podem colocar em risco o património natural, “o Governo Regional tudo tem feito para a conservação da natureza que nos distingue e nos caracteriza”.

 

É disso exemplo o aumento da Rede Natura 2000 em mais de 2.100 hectares através da criação de 8 novos Sítios de Importância Comunitária e da ampliação de quatro existentes, a criação do Sítio Cetáceos da Madeira, uma área marinha protegida com 680.000ha que passou recentemente a integrar a Rede Natura 2000 ou a criação das Áreas Protegidas do Cabo Girão e da Ponta do Pargo englobando, cada uma, um monumento natural, uma paisagem protegida e um parque natural marinho.


Durante o evento, o vigilante da natureza, Isamberto Silva, foi homenageado pela Sociedade Portuguesa de Entomologia e Sociedade Portuguesa de Malacologia, pelo seu extraordinário contributo para o conhecimento e conservação da natureza na Região Autónoma da Madeira.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.