Pesquisar

Susana Prada felicita empenho dos jovens na luta contra o aquecimento global

A importância da reflorestação também foi explicada pela governante com o facto de esta sequestrar CO2 da atmosfera diminuindo o aquecimento global, diminuir o risco de aluvião e aumentar as reservas de água tão necessárias. 14-04-2019 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Susana Prada felicita empenho dos jovens na luta contra o aquecimento global Dando continuidade às comemorações do Dia Internacional das Florestas, a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, acompanhou no início da tarde uma ação de plantação de árvores nas Serras de Santo António com 118 alunos da APEL. 

 

Visivelmente agradada, Susana Prada disse que «o Governo manifesta a sua enorme satisfação pela motivação e empenho destes 118 jovens, na luta contra o aquecimento global».
À chegada, a Secretária Regional, dando as boas-vindas, felicitou-os por terem passado das palavras à ação, «associando-se a nós nas ações de reflorestação em curso, no âmbito da Estratégia Regional de Adaptação às Alterações Climáticas».

 

A importância da reflorestação também foi explicada pela governante com o facto de esta sequestrar CO2 da atmosfera diminuindo o aquecimento global, diminuir o risco de aluvião e aumentar as reservas de água tão necessárias.

 

Esta parceria com a APEL surgiu pelo facto de este estabelecimento de ensino ter inscrito esta ação de plantação na Sociedade Portuguesa de Química, como um evento celebrativo do Ano Internacional da Tabela Periódica, uma vez que o dia 21 de março, para além de assinalar o Dia Internacional das Florestas, é também o Dia do Carbono.
Assim, os 118 alunos plantaram 118 plantas, em alusão aos 118 elementos que compõem a tabela periódica.

Com esta ação de plantação, os jovens propõem-se a retirar 2,5 toneladas/ano de dióxido de carbono da atmosfera. 

Esta iniciativa comemorativa conjunta, para além de sensibilizar para a importância da recuperação de um coberto vegetal indígena, nomeadamente no combate à erosão e no melhoramento das condições de aproveitamento e armazenamento da água da chuva, pretendeu destacar o papel fundamental das árvores na fixação do Carbono (CO2 atmosférico), alertando a comunidade, em especial os jovens, para a influência da vegetação na diminuição da concentração de dióxido de carbono na atmosfera. 



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.