Pesquisar

Hotelaria da Madeira continua líder nacional nas boas práticas ambientais

10 novos empreendimentos turísticos deverão ostentar distinção ambiental “Chave Verde” 15-05-2019 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Hotelaria da Madeira continua líder nacional nas boas práticas ambientais São 57 os empreendimentos turísticos galardoados, em 2019, na Região Autónoma da Madeira, com a distinção “Green Key”, número que mais do que duplicou nos últimos 4 anos. Em 2015, tínhamos 25 hotéis, hoje, em 2019, temos 57. Assim, serão 10 os novos empreendimentos turísticos que deverão ostentar a distinção ambiental “Chave Verde”: 8 hotéis, 1 hostel e, pela primeira vez na Madeira, um restaurante.

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais olha para estes indicadores com grande satisfação, “já que isso representa uma crescente preocupação dos empresários madeirenses no cumprimento dos seus deveres ambientais, revelando, inequivocamente, que o desenvolvimento económico é compatível com o desenvolvimento sustentável”. Dados que são também a prova do sucesso das campanhas de sensibilização e divulgação ambientais promovidas pelo Governo Regional.
A região, com estes números e se se confirmar a tendência dos últimos anos, continuará a líder nacionais, com maior número de hotéis galardoados. Recorde-se que dos 127 galardoados a nível nacional com o Green Key em 2018, 47 estavam na RAM, correspondendo a 38% (em 2017 eram 31 na RAM, correspondendo a 33% do total nacional).
Se tivermos em consideração apenas os hotéis, verificou-se que 57% dos hotéis Green Key de Portugal estão na RAM (Em 2017 eram 51%).

Como já se disse, dos 57 empreendimentos galardoados na Região Autónoma da Madeira deverão, 10 deverão receber o galardão pela primeira vez, número que ainda não está completamente fechado, uma vez que só hoje serão oficialmente divulgados os resultados das candidaturas. 
São eles:
Tipologia - hotéis
Galo Resort Hotel Galomar 
Hotel Euro Moniz 
Hotel Moniz Sol 
Hotel Duas Torres 
Pestana Casino Studios 
Quinta das Vistas Palace Gardens 
Hotel Vila Galé Santa Cruz 
Terrace Mar Suite Hotel

Tipologia – Alojamento Local        
Hostel Santa Maria 

Tipologia - Restaurante
Restaurante Ponta da Calheta (Porto Santo)


O Programa “Chave Verde” é um programa de educação ambiental, de âmbito internacional, que premeia empreendimentos turísticos, parques de campismo, alojamento local e restaurantes pelas suas boas práticas na área da sustentabilidade ambiental. 
Conhecido internacionalmente como “Green Key”, este projeto está implementado em 52 países, sendo já o maior rótulo ecológico para o turismo, com mais de 2400 empreendimentos galardoados. 

Esta iniciativa, que nasceu na Dinamarca em 1994, é dinamizada, na Madeira, pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ordenamento do território e Ambiente. 

O “Green Key” está presente em países como o Japão, Dinamarca, Holanda, Jordânia, França, Alemanha, Rússia, Marrocos, Grécia, Itália, Chipre, Suécia, Porto Rico, Tunísia, Bélgica, Estónia, Jamaica, Letónia, Líbano, Omã, Polónia, Ucrânia, Lituânia, Malta, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Eslovénia, Croácia e República Dominicana.

A cerimónia de entrega dos galardões “Green Key” deverá acontecer a 8 julho, na Quinta Magnólia, em evento a ser promovido pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.