Pesquisar

Madeira promoveu Economia do Mar em feira internacional

A Madeira esteve presente no “Blue Business Forum” (BBF), em Lisboa, um evento internacional no domínio da Economia do Mar, organizado pela Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa). 24-06-2015 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Madeira promoveu Economia do Mar em feira internacional A Madeira esteve presente no “Blue Business Forum” (BBF), em Lisboa, um evento internacional no domínio da Economia do Mar, organizado pela Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa), que reuniu empresas e entidades de diversos países: Alemanha, Angola, Austrália, Brasil, Cabo Verde, Canadá, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Japão, Moçambique, Noruega e Reino Unido.
A iniciativa, integrada no programa da “Blue Week”, com o alto patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar de Portugal, teve por objetivos aumentar o contributo da Economia do Mar no crescimento, modernização e sustentabilidade da atividade económica, criar novas oportunidades de negócio e de emprego com elevado valor acrescentado, atrair investimento e evidenciar a investigação, desenvolvimento e inovação realizadas nesta área.
Neste certame, que se revelou como uma grande oportunidade para a troca de experiências entre os países mais avançados no domínio da Economia do Mar, e com os quais se puderam desenvolver parcerias estratégicas, estiveram em debate e em exposição setores e temas importantes como: Extensão da Plataforma Continental Portuguesa, Direitos e Legislação, Biotecnologia Marinha, Energias Renováveis, Recursos Minerais Marinhos, Pesca e Aquacultura, Turismo Marítimo, Costeiro e de Cruzeiros, Portos, Logística e Transporte Marítimos, Defesa e Segurança no Mar, Engenharia Marinha. 
O “Blue Business Forum”, uma das grandes iniciativas da “Blue Week”, ocupou uma área de 30.000 m2 de exposição e três auditórios para as conferências e apresentações principais, e deu a conhecer não só os projetos de investigação mais relevantes, mas também tecnologia, inovação, “start ups”, universidades e institutos politécnicos.
Para além do “Blue Business Forum”, a “Blue Week” englobou ainda uma reunião com todos os ministros da área do mar, assim como a “World Ocean Summit”, uma conferência com o intuito de explorar a oportunidade que o crescimento azul representa para os empresários, governos e comunidade internacional em geral, identificando soluções práticas e realistas com vista ao equilíbrio entre desenvolvimento económico e a sustentabilidade ambiental. A “World Ocean Summit” reuniu decisores do mundo dos negócios, ciência, governos e organizações não-governamentais
A Madeira esteve presente no certame através da Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais e da ACIF, depois de reiterado o convite pela Ministra da Agricultura e do Mar na sua deslocação à Madeira.
Para o espaço de exposição/divulgação, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais (através do Parque Natural da Madeira), levou consigo a Universidade da Madeira, o Observatório Oceânico da Madeira, a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (através do Registo Internacional de Navios), a Secretaria Regional do Turismo (através da D.R. Turismo e APRAM) e a Secretaria Regional da Agricultura (através da D.R. Pescas).
Como já foi publicamente afirmado pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o Governo Regional está a delinear uma estratégia integrada para o Mar - que se enquadrará na estratégia nacional – reconhecendo que o desenvolvimento do arquipélago da Madeira passa, inevitavelmente, pela valorização deste recurso.
Nesse sentido, o executivo regional está recetivo a analisar, todos os contributos que possam fortalecer a elaboração desse plano, tomando em consideração estudos estruturados sobre o tema.
O “Blue Business Forum” foi assim uma boa oportunidade para a Madeira mostrar o que tem feito no domínio do mar e da economia azul e beneficiar das experiências de outros países neste domínio. 

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.