Pesquisar

Uma floresta segura depende de todos nós

A governante considera que as campanhas já estão a dar os seus frutos, pois «até ao momento, o número de ignições é significativamente inferior aos anos anteriores, tendência acompanhada de forma clara com a diminuição da área ardida. Registou-se, igualmente, uma diminuição significativa do número de queimadas não autorizadas». 30-10-2019 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Uma floresta segura depende de todos nós A Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) levou hoje, a Câmara de Lobos, a Exposição itinerante alusiva à prevenção de incêndios florestais. Uma iniciativa inserida na campanha de prevenção dos incêndios florestais 2019: “Uma floresta segura, depende de todos nós!”, que começou em junho e chegou a todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira.

A campanha, relembrou Susana Prada, «tem como objetivo incentivar o envolvimento social e a autorresponsabilização individual, de modo a que cada cidadão assuma e se consciencialize que a sua participação é fundamental na prevenção de incêndios». A secretária regional referiu também que, muitas vezes, a negligência humana é a principal causa de incêndio florestal, sendo crucial «que todos os cidadãos assumam comportamentos que contribuam para a diminuição do risco de ignição, uma vez que a sua esmagadora maioria, direta ou indiretamente, tem origem em atitudes de risco. Nunca é demais informar e sensibilizar os cidadãos para as medidas de prevenção aos incêndios», frisou Susana Prada.

A governante considera que as campanhas já estão a dar os seus frutos, pois «até ao momento, o número de ignições é significativamente inferior aos anos anteriores, tendência acompanhada de forma clara com a diminuição da área ardida. Registou-se, igualmente, uma diminuição significativa do número de queimadas não autorizadas».



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.