Pesquisar

Susana Prada apela à intervenção nas redes para reduzir perdas

Secretária diz que a Madeira ainda tem água em quantidade e qualidade, mas recorda que em média 70% da água não chega ao destino 04-11-2019 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Susana Prada apela à intervenção nas redes para reduzir perdas

Susana Prada voltou a salientar a importância de os municípios que têm a seu cargo a gestão da água procederem a intervenções nas redes de distribuição. Foi durante o X Seminário Nacional de Professores de Geografia, no Hotel Vila Galé, em Santa Cruz, que a Secretária Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas referiu que as perdas de água é um dos grandes problemas relacionados com os recursos hídricos na Madeira.


A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas foi uma das convidadas para a abertura do encontro e participou ainda com a comunicação ‘Os desafios da Gestão da Água na Região Autónoma da Madeira num Cenário de Mudança Climática’. A governante falou sobre a necessidade de intervir. “Apelo aqui, mais uma vez, a que façam intervenções nas redes para diminuir as perdas que são insustentáveis, são da ordem dos 70% em média na ilha da Madeira. A água desperdiçada é necessária para os agricultores, que com essas perdas não chega a todos”.

Segundo Susana Prada, neste momento, a Região ainda tem água em quantidade “e de excelente qualidade”. No entanto, recordou, não chega aos agricultores na quantidade que desejam precisamente porque há problemas na rede. “Não podemos esperar pelo futuro para intervir, é absolutamente crucial, é obrigatório desde já fazer intervenções nas redes, nas levadas”. A titular da pasta alerta que no quadro de alterações climáticas que já vivemos, e em que a temperatura vai aumentar, a precipitação vai diminuir e as disponibilidades hídricas vão ser menores, é “obrigatório diminuir as perdas”.

O Governo Regional tem a seu cargo a gestão das águas nos concelhos de Câmara de Lobos, Machico, Porto Santo, Ribeira Brava e Santana através da ARM - Águas e Resíduos da Madeira. Nos restantes seis, a gestão da água está por conta das câmaras, incluindo em Santa Cruz, onde decorre o X Seminário Nacional de Professores de Geografia, iniciativa da Associação de Professores de Geografia.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.