Pesquisar

Cuidados na deposição dos resíduos

Pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19) 20-03-2020 Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas
Cuidados na deposição dos resíduos De acordo com as orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), a Direção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas enquanto Autoridade Regional de Resíduos, alerta que, perante caso(s) suspeito(s) ou confirmado(s) de infeção por COVID-19, os resíduos também podem estar contaminados e constituir um meio de propagação da doença.

Assim, os cidadãos suspeitos ou confirmados como portadores de infeção por COVID-19, assim como os respetivos prestadores de assistência e coabitantes, devem assegurar o seguinte procedimento em suas casas:

- Todos os resíduos produzidos nas suas habitações devem ser colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade;

- Os sacos devidamente fechados devem ser obrigatoriamente colocados dentro de um 2.º saco, devidamente fechado, que deve ser depositado no contentor de resíduos de indiferenciados (contentor de lixo comum);

- Os sacos devem ser sempre colocados dentro dos contentores. Os sacos jamais deverão ser colocados no chão. Se o contentor estiver cheio, coloque os resíduos no contentor mais próximo ou volte mais tarde, quando o contentor estiver livre;

- A tampa dos contentores deve obrigatoriamente ser fechada;

- Os resíduos recicláveis não devem ser separados para reciclagem, nem colocados no ecoponto. Devem ser colocados no contentor de resíduos de indiferenciados (contentor de lixo comum).

Mais se informa que a DRAAC acompanha em permanência a evolução da situação na Região Autónoma da Madeira e promoverá, sempre que necessário, a adoção de medidas adicionais, de forma a salvaguardar a segurança e saúde pública.

Cumpra com as recomendações, respeite os trabalhadores do setor da gestão de resíduos. Merecem sempre, e agora mais do que nunca, o nosso respeito e cuidado, pois desempenham uma função de maior importância para toda a sociedade.

A melhor forma de agradecer, é cumprir com as regras!

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.