Pesquisar

Praia de Machico - de interdita a excelente

A Praia da Banda d'Além, concelho de Machico, chegou a estar interdita a banhos em 2015, hoje é candidata à Bandeira Azul. 15-05-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Praia de Machico - de interdita a excelente
A conhecida praia de areia, em Machico, é candidata a receber o galardão Bandeira Azul depois de ter registado, em 2018 e 2019, a excelência na qualidade das suas águas balneares, critério obrigatório para atribuição desta distinção.
Após ter estado por alguns dias interdita a banhos em 2015, um conjunto de vários melhoramentos levados a cabo pelo Governo Regional permitiu que este ano a praia fosse candidata a Bandeira Azul. O processo encontra-se em fase de validação.
Para a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, este é o “culminar de um processo que só foi possível devido à determinação do Governo em identificar os focos de poluição e ao empenho da ARM – Águas e Resíduos da Madeira, que lançou novas redes de drenagem no concelho de Machico permitindo eliminar as descargas de águas residuais na ribeira”, disse a governante que sublinhou que este ano há mais 4 áreas balneares com qualidade excelente.
A responsável pela tutela referiu ainda que a candidatura a este galardão é um símbolo que distingue o esforço conjunto para o desenvolvimento de uma localidade ao mesmo tempo que sensibiliza para as questões ambientais.
São candidatas à Bandeira Azul, este ano, 16 praias balneares - de 56 existentes - duas marinas/portos de recreio e 4 de embarcações ecoturísticas.
De referir que estes galardões são fruto de um trabalho de várias entidades, nomeadamente, do Governo Regional que, juntamente com as autarquias e a população tem colocado no terreno medidas que levam à melhoria da qualidade das águas balneares.
Em Portugal, o Programa Bandeira Azul é gerido pela Associação Bandeira Azul (ABAE), sendo coordenado na Madeira pela Direção Regional de Ambiente e Alterações Climáticas e pelo Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (embarcações ecoturísticas).
Recorde-se que todas os acessos ao mar estarão acessíveis a partir de hoje, sexta-feira, desde que as regras emitidas pelas autoridades de saúde se verifiquem. “Nesta fase é importante que sejam respeitadas as regras em vigor, para que todos possam usufruir destes espaços em segurança”, concluiu a secretária com a tutela do ambiente.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.