Pesquisar

Madeira foi reconhecida pelo INE como a região do país com melhor desempenho ambiental

O índice de qualidade ambiental de 2018 foi o mais elevado das 7 grandes regiões do país (Norte, Algarve, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira) 05-06-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Madeira foi reconhecida pelo INE como a região do país com melhor desempenho ambiental

A Região Autónoma da Madeira foi reconhecida pelo INE como a região do país com melhor desempenho ambiental. «Foi com muita satisfação que neste Dia Mundial do Ambiente, o Governo Regional recebeu a notícia de que o índice de qualidade ambiental de 2018 foi o mais elevado das 7 grandes regiões do país (Norte, Algarve, Centro, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira). Isto demonstra que as nossas políticas estão corretas», vincou a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas. «O índice de qualidade ambiental da Madeira, em 2018, situou-se em 109,16, registando ainda uma melhoria face a 2017 (108,49)», sublinhou Susana Prada.

 

Declarações que foram proferidas pela governante durante a visita à Central de Compostagem, na Meia Serra. Ali, Susana Prada aproveitou para dizer que esta infraestrutura é um exemplo do princípio da Economia Circular, «não faz mais do que produzir um adubo natural, não poluente, a partir de resíduos verdes provenientes dos jardins de toda a ilha. A Economia Circular, que devemos adotar, é um modelo que regenera recursos em vez de os esgotar».

 

Antes da reativação da Central de Compostagem, os resíduos eram entregues na Meia Serra e iam para a incineradora. «Agora, quilo que antes era resíduo, passa a ser um recurso, é reutilizado para produzir adubo natural, 100% orgânico», sublinhou a secretária regional.

 

Este fertilizante natural é oferecido à população, basta para o efeito que se desloque à Meia Serra ou ao Porto Novo.
A reativação da Central de Compostagem teve um investimento de 110 mil € e produz 1000 toneladas de composto por ano.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.