Pesquisar

Parque Natural com melhores condições de apoio nas Desertas

A Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais visitou, recentemente, uma das áreas de intervenção do Projeto Life Recover Natura 24-06-2015 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Parque Natural com melhores condições de apoio nas Desertas A Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais visitou, recentemente, uma das áreas de intervenção do Projeto Life Recover Natura. Uma oportunidade para Susana Prada acompanhar alguns dos trabalhos desenvolvidos pela equipa do Serviço do Parque Natural da Madeira (SPNM), designadamente ao nível do melhoramento das infraestruturas de apoio que estão a ser criadas no Ilhéu Chão, com a recuperação de uma estrutura de abrigo que se encontrava em ruínas. Esta intervenção, além de permitir uma melhor fiscalização da Reserva Natural das Ilhas Desertas, irá ser determinante para o desenvolvimento de muitas das ações de terreno previstas neste projeto. 

O objetivo de longo prazo do projeto Life Recover Natura, passa por garantir que os ecossistemas dos sítios da Rede Natura 2000 da Ponta de São Lourenço e das Ilhas Desertas (Deserta Grande e ilhéu Chão) atinjam um estatuto de conservação estável, favorável e autossustentável. Entre as espécies-alvo do projeto, assume particular relevo a Beta Patula, planta que ocorre, de forma muito restrita, exclusivamente nos Ilhéus Chão e Desembarcadouros.

Importa salientar que os projetos comunitários do programa Life têm sido um instrumento determinante para a gestão da biodiversidade das nossas áreas protegidas, sendo que o SPNM já por duas vezes, em 2006 e 2010, foi galardoado pela Comissão com o prémio de Best Life Project. 

Refira-se ainda que, atualmente, além do projeto Life Recover Natura, está em curso nas Ilhas Desertas o projeto Life Lobo Marinho, com o propósito de melhorar as condições de monitorização desta espécie emblemática, assim como também minimizar os impactos negativos da interação entre o lobo marinho e a atividade pescatória. 

Como nota final, releve-se o fato de as Ilhas Desertas terem recebido, no ano passado, o Diploma Europeu para as Áreas Protegidas, distinção que reconhece a importância deste patriónio natural, assim como o esforço que tem sido efetuado para o preservar.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.