Pesquisar

ARM já investiu meio milhão em ilhas ecológicas

Até ao final deste ano, serão instaladas mais duas ilhas ecológicas: uma no Porto Santo e outra no Estreito de Câmara de Lobos. 11-09-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
ARM já investiu meio milhão em ilhas ecológicas

O Governo Regional, através da ARM, já implementou 11 ilhas ecológicas nos municípios aderentes à ARM, o que representa um investimento global de cerca de 500.000 €, cofinanciados ao abrigo do POSEUR.
A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas visitou, hoje, a nova ilha ecológica instalada em Câmara de lobos, a terceira no concelho. Conforme explicou Susana Prada, «as ilhas ecológicas são compostas por contentores subterrâneos que se destinam à deposição e recolha de resíduos recicláveis (embalagens de plástico e metal, papel/cartão, vidro) e indiferenciados, em centros urbanos».


Comparativamente aos contentores tradicionais, as ilhas ecológicas apresentam inúmeras vantagens, desde logo porque são mais higiénicas, uma vez que reduzem a emissão de odores. A par desta, têm menor impacto visual, uma vez que os contentores estão subterrâneos, e ocupam menor espaço da via pública, o que promove uma melhor circulação de peões.
A governante adiantou que até ao final deste ano, serão instaladas mais duas ilhas ecológicas: uma no Porto Santo e outra no Estreito de Câmara de Lobos.

Esta nova ilha ecológica contou com a colaboração da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, tendo sido responsável pela execução das obras de construção civil. A ARM adquiriu no valor de 56.500 € o fornecimento e montagem do respetivo equipamento.

Este novo equipamento foi instalado numa zona comercial (restaurantes e bares) e turística muito frequentada pelos visitantes à zona antiga da cidade. Em termos estéticos, os marcos de deposição da ilha ecológica caracterizam-se por linhas clássicas, de modo a causar o menor impacto visual possível. A ilha ecológica foi também projetada para não causar qualquer tipo de restrição a utilizadores com capacidades motoras reduzidas, tendo sido instalados 8 marcos de deposição, 5 para resíduos indiferenciados e 3 destinados aos resíduos seletivos (embalagens de plástico e metal, papel/cartão e vidro).


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.