Pesquisar

Reserva da Biosfera do Porto Santo anunciada oficialmente dia 28 de outubro

Às 16h00, a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, descerrará a placa alusiva ao anúncio oficial da ilha do Porto Santo como Reserva da Biosfera da UNESCO, no Largo do Pelourinho, Vila baleira. Esta cerimónia que contará com a presença de algumas entidades oficiais, inclusive com a participação on line da Presidência do Comité Nacional do Programa MaB (Homem e Biosfera) da UNESCO, poderá ser acompanhada, em direto, na página da CMPS. 26-10-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
 Reserva da Biosfera do Porto Santo anunciada oficialmente dia 28 de outubro

A ilha do Porto Santo receberá o galardão de Reserva da Biosfera da UNESCO na próxima quarta-feira, dia 28 de outubro de 2020.

A 32.ª reunião do Conselho de Coordenação Internacional (CCI) do programa “O Homem e a Biosfera” da UNESCO, este ano on-line, realiza-se nos próximos dias 27 e 28 de outubro. No dia 28, entre as 11h00 e as 14h00, serão anunciadas as futuras Reservas da Biosfera da UNESCO, aguardando-se o tão esperado anúncio da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo. Uma reunião pode ser acompanhada em streming.

 

Nesta reunião, o CCI debruçar-se-á sobre 30 propostas analisadas, 25 das quais referentes a novas Reservas da Biosfera, três delas com uma congratulação especial pelo bom trabalho desenvolvido na candidatura, destacando-se aqui a do Porto Santo.

O Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, irá participar nesta reunião, intervindo, em nome dos Porto-santenses, após a atribuição do galardão da UNESCO.

 

Às 16h00, a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, descerrará a placa alusiva ao anúncio oficial da ilha do Porto Santo como Reserva da Biosfera da UNESCO, no Largo do Pelourinho, Vila baleira. Esta cerimónia que contará com a presença de algumas entidades oficiais, inclusive com a participação on line da Presidência do Comité Nacional do Programa MaB (Homem e Biosfera) da UNESCO, poderá ser acompanhada, em direto, na página oficial da Câmara Municipal do Porto Santo, no Facebook.

No final será plantada uma árvore nativa do Porto Santo e endémica da Macaronésia, um barbusano [Apollonias barbujana (Cav.) Bornm.], alusiva à biodiversidade local e à vegetação primitiva e que simboliza a vida, a biosfera e o início de um novo desafio.

A candidatura da ilha do Porto Santo a Reserva da Biosfera da UNESCO assentou na partilha de interesses, saberes, experiências e conhecimentos, focando-se nas peculiaridades do Porto Santo quer do seu património natural (biológico e geológico), quer do seu património cultural (material e imaterial).

A gestão da Reserva da Biosfera da Ilha do Porto Santo, que envolverá ativamente os Porto-santenses, visa lançar novos desafios, potenciados por uma classificação que vem reconhecer as condições existentes, o trabalho inovador de conservação da natureza em estreita articulação com as pessoas que habitam o território, consolidando o caminho percorrido e o trabalho desenvolvido ao longo dos tempos, perspetivando um Porto Santo cada vez mais sustentável e sustentado.

 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.