Pesquisar

2,3 milhões reforçam água potável e saneamento no Curral das Freiras

Investimento contribui para a melhoria da qualidade da água fornecida. 18-11-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
2,3 milhões reforçam água potável e saneamento no Curral das Freiras

O Governo Regional, através da empresa Águas e Resíduos da Madeira (ARM), encontra-se a ultimar as ligações das redes de distribuição de água potável e de drenagem das águas residuais na freguesia do Curral das Freiras. Com esta intervenção, orçada em 2,3 milhões de euros (cofinanciado ao abrigo do POSEUR), fica garantido o abastecimento de água e o saneamento às habitações que ainda não estavam servidas.

Este investimento vem contribuir para a melhoria da qualidade da água fornecida a cerca de 880 clientes através da execução de 11,3 quilómetros de redes de distribuição de água, da construção de um reservatório de 200 m3 de capacidade e de postos de tratamento de água, bem como da implementação de 3 zonas de medição de controlo. Desta forma, fica assegurado o fornecimento de água com qualidade na localidade, cumprindo-se assim a legislação em vigor.

Ao nível do saneamento, os trabalhos previstos visam a ampliação da rede coletora de esgotos (2,9 km), bem como a construção de uma solução adequada de destino final de esgotos, que permitirão eliminar as descargas de águas residuais (esgotos) não tratadas em meio natural, aumentando a população servida por redes de saneamento básico e por sistemas de tratamento de águas residuais na freguesia.

Segundo fez saber a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, este é um investimento determinante para garantir uma melhor qualidade de vida à população desta freguesia e que faz parte de um grande leque de investimentos que a ARM tem projetado para o concelho de Câmara de Lobos.

“Desde 2015 temos vindo a realizar vários investimentos no concelho de Câmara de Lobos, criando melhores condições de abastecimento de água, de saneamento básico e de regadio à população em geral”, disse a governante, sublinhando que até final de 2021 estará concluído o túnel do Pedregal e que irá assegurar o regular transporte e fornecimento de água para regadio agrícola, no eixo dos concelhos da Ribeira Brava e de Câmara de Lobos. A obra, orçada em 20 milhões de euros, irá ainda criar uma reserva de água de 40.000 m3 para reforço da rega no período de Verão beneficiando mais de 9 mil explorações agrícolas.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.