Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.
Pesquisar

Ambiente limpa e requalifica vazadouro no Porto Santo

ARM sensibiliza população para serviços gratuitos na recolha de resíduos 30-08-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Ambiente limpa e requalifica vazadouro no Porto Santo

A zona do Varadouro, perto da Fonte da Areia, no Porto Santo, tem sido alvo de repetidos despejos ilegais de resíduos, que estendem-se por uma área considerável.


Atendendo à beleza paisagística e ao potencial turístico do local, nomeadamente para percursos a pé e de bicicleta, a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais decidiu intervir para por cobro a esta situação, que considerou de inqualificável e inadmissível.


Neste momento está a ser realizada uma ação de limpeza e de requalificação do vazadouro, com a ajuda de duas máquinas e de dois camiões disponibilizados pela Direção Regional para a Administração Pública do Porto Santo (DRAPS), que retirará os resíduos para posterior encaminhamento para destino adequado, a ser dado pela Águas e Resíduos da Madeira (ARM).


Os resíduos despejados no local são vários, desde pneus velhos, tubos, partes de eletrodomésticos, resíduos verdes, sacos com garrafas de vidro e alguns inertes provenientes da construção civil: latas de tinta, placas de esferovite e plásticos, cordas e blocos de alcatrão.


Estes trabalhos de limpeza permitirão a retirada dos materiais insalubres, com redução de locais de desenvolvimento de pragas, modelação do terreno em topografia estável, reconstituição do coberto vegetal local e promoção da biodiversidade, recuperação e salvaguarda da diversidade geológica, numa área próxima ao geossítio da Fonte da Areia e valorização da qualidade visual da paisagem.


O governo interveio para resolver um problema ambiental, mas há ainda a necessidade de uma maior sensibilização da população do Porto Santo para o não abandono de resíduos na zona do Varadouro e em outros pontos da ilha.


Nesse sentido, a ARM irá distribuir pela população local, um folheto informativo sobre os serviços gratuitos que já são prestados aos seus clientes domésticos, nomeadamente:

Resíduos de Construção e Demolições (RCD’s)

4,42€/t

(5,39€/t)

Resíduos de embalagens (papel/cartão, vidro e plástico/metal)

Gratuito

Pilhas e acumuladores usados

Gratuito

Óleos lubrificantes usados

Gratuito

Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos

Gratuito

Madeiras

Gratuito

Resíduos verdes

Gratuito

Sucata

Gratuito

Baterias

Gratuito

Pneus usados

Gratuito*

Monstros

Gratuito**

 


Anexos

Descritores