Pesquisar

Formalizada a cedência da Corveta “Afonso Cerqueira”

Secretária do Ambiente e Chefe de Estado-maior da Armada assinaram protocolo de cedência 17-10-2016 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Formalizada a cedência da Corveta “Afonso Cerqueira”

O Chefe de Estado-maior da Armada esteve Região, onde assinou, com a Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o protocolo de cedência da Corveta “Afonso Cerqueira”.

 

A Corveta “Afonso Cerqueira”, abatida ao efetivo de navios da Armada Portuguesa, será entregue a título gratuito, pretendendo o Governo Regional afundá-la no futuro Parque Natural Marinho do Cabo Girão, com o objetivo de constituir um recife artificial e um local privilegiado para a proliferação e observação da vida marinha, com grande potencial turístico na área do mergulho amador.

 

Até lá, ainda decorre um longo processo, que culminará com a limpeza e remoção de materiais nocivos do navio, com o objetivo de evitar quaisquer repercussões ambientais negativas, tendo agora a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, de preparar a candidatura a fundos europeus disponíveis para o efeito. Pelo meio, serão ainda necessários realizar estudos técnicos e ambientais inerentes à concretização deste tipo de operação.

 

A corveta “Afonso Cerqueira” é uma embarcação pertencente à mesma classe que a corveta “General Pereira d’Eça”, recentemente afundada ilha do Porto Santo. Tem um comprimento de 85m e um calado de 22m, sendo que a sua tripulação regular foi composta por 7oficiais, 154 sargentos e 51 praças. A sua construção teve início a 16 de Março de 1973, tendo estado ao serviço da Marinha durante mais de 40 anos.

 


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.