Pesquisar

Sapadores florestais madeirenses em Canárias

Investimento efetuado na criação da carreira especial de Sapador Florestal e no seu processo formativo é de especial importância. 28-04-2023 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Sapadores florestais madeirenses em Canárias

Os Sapadores Florestais da Região estiveram recentemente em Canárias (La Palma), numa jornada de trabalho onde tiveram a oportunidade de trocar conhecimentos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A ideia deste intercâmbio aconteceu durante as X Jornadas Florestais da Macaronésia, realizadas em novembro de 2022 nos Açores, onde surgiu o compromisso de criar e desenvolver parcerias entre os Sapadores Florestais da Região e as Equipas de Intervenção e Reforço de Incêndios Florestais (EIRIF) do Governo das Canárias, criadas em 2017 e dependentes do Ministério da Transição Ecológica, Combate às Alterações Climáticas e Ordenamento do Território. Este compromisso visou delinear metodologias no combate a um problema comum dos dois arquipélagos: as alterações climáticas e a prevenção a incêndios florestais.

Para o efeito deslocaram-se até La Palma 3 Sapadores Florestais e um técnico do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) que, além de novos conhecimentos, consolidaram e desenvolveram novas formas de atuação. Nesta jornada de trabalho os Sapadores Florestais regionais tiveram formação com os agentes das EIRIF.

Dos vários trabalhos realizados destacam-se a silvicultura preventiva, o treino de colocação de mangueiras e criação de linhas de defesa bem como exercícios com recurso a fogo controlado no município de Fuencaliente.

Foi ainda possível fazer um exercício prático de linha de defesa apoiada por descargas de água do helicóptero do Grupo de Emergência e Salvamento do Governo das Canárias.

Para o IFCN, o investimento efetuado na criação da carreira especial de Sapador Florestal e no seu processo formativo é de especial importância, nomeadamente junto de equipas que já têm alguma experiência consolidada ao longo de mais anos.

De referir que a importância atribuída a esta jornada de trabalho ficou vincada pela curiosidade dos media de La Palma em conhecer o trabalho dos Sapadores Florestais e do IFCN no âmbito da prevenção a incêndios florestais cujos resultados têm sido bastante satisfatórios.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.