Pesquisar

Sinalética para praticantes de canyoning

Prática de canyoning vem registando grande procura na Região. 15-01-2020 Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Sinalética para praticantes de canyoning No âmbito da divulgação das atividades lúdico-desportivas na Natureza, mais concretamente da atividade do canyoning, o Governo Regional, através do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, está a providenciar a colocação de painéis informativos e setas de orientação nas áreas próximas às ribeiras utilizadas para a prática da atividade. Nos sete painéis informativos, que estão a ser colocados em diversos locais nos concelhos de São Vicente, Porto Moniz e Santana, consta informação sobre as normas de conduta e segurança antes e durante a prática da atividade, assim como sobre os canyons, nomeadamente duração, distância, dificuldade, extensão, desníveis, ressaltos. Contém, também, a informação dos contatos úteis, como sejam o de emergência, o da proteção civil e o dos táxis mais próximos do local onde está colocado o painel, e o alerta para o facto deste desporto envolver riscos que não podem ser ignorados, aconselhando-se a contratação de guias credenciados para a prática da atividade. Recorde-se que se trata de uma atividade que utiliza técnicas um pouco complexas e exige material específico.
No layout dos painéis também podem ser observadas diversas fotos que foram cedidas por guias (das empresas Madeira Adventure Kingdom e Paralelo 32), sem as quais os painéis não seriam tão atrativos e apelativos.
Os painéis foram elaborados no sentido de o praticante da atividade ter a necessidade de procurar mais informação no site oficial do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, de modo a ficar mais esclarecido e alertado para a necessidade de obter uma credencial para a prática da atividade.
O canyoning é uma atividade que vem registando grande procura na Região e que consiste na descida de alguns cursos de água utilizando diferentes técnicas e materiais, nomeadamente com recurso a cordas e roldanas sendo necessário a utilização de equipamento de proteção específico.

Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.