Este site utiliza cookies para uma melhor experiência de navegação. Ao navegar está a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de cookies aqui.

Região defende manutenção do POSEI para a Banana

Humberto Vasconcelos esteve em França onde defende a manutenção do POSEI. 16-10-2018 Agricultura e Pescas
Região defende manutenção do POSEI para a Banana O executivo madeirense, representado pelo secretário regional de Agricultura e Pescas, Humberto Vasconcelos, esteve recentemente em Paris, onde foi criado um comité misto (França, Espanha e Portugal), com vista à defesa da Banana produzida nas regiões ultraperiféricas. Na ocasião, o recém-criado comité recordou a importância da banana como sendo emblemática e estruturante para as regiões ultraperiféricas. “No fundo quisemos vincar a nossa posição em defesa de um produto que em termos económicos, ambientais e sociais é muito importante para a Madeira além de criar emprego”, referiu Humberto Vasconcelos.
Foi tendo em conta a importância que este sector tem para a Madeira que o secretário da tutela elencou na reunião as dificuldades que esta produção encontra ao nível da comercialização, nomeadamente devido aos incidentes climáticos, custos de produção e mão-de-obra ao mesmo tempo que está sujeita à comercialização massificada oriundas de países terceiros como o Equador. “Quisemos mostrar que é importante criar condições para a implementação de um observatório para monitorizar os preços da banana nos mercados membros de acordo com a sua origem”, disse o governante.
No encontro que se realizou no Ministério da Agricultura e da Alimentação francês, o ministro da tutela, Stéphane Travert mostrou-se igualmente a favor da política em defesa e manutenção do POSEI como sendo fundamental para a manutenção e desenvolvimento da agricultura nas ultraperiferias.
As conclusões deste encontro foram já transmitidas ao comissário Europeu da Agricultura, Phil Hogan, que já por várias vezes esteve reunido com o secretário regional a propósito da defesa da banana regional.


Anexos

Descritores