Sem respeito pela classe docente dificilmente se alcançam resultados

Jorge Carvalho e o esforço da RAM para facultar aos professores as melhores condições de intervenção. 18-01-2019 Educação
Sem respeito pela classe docente  dificilmente se alcançam resultados

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, considerou que um mundo global, progressivamente dependente das novas tecnologias da informação, impõe aos estudantes elevados níveis de diferentes literacias, o que só pode ser atingido pela elevação do nível de intervenção dos docentes. «Os professores são o elemento-chave do processo de ensino-aprendizagem, e aos mesmos deve ser reconhecido um estatuto social importante, ao mesmo tempo que lhes devem ser facultadas as melhores condições possíveis de intervenção. É assim que temos procurado fazer na Região, cientes de que sem respeito pela classe docente e pelos seus direitos, muito dificilmente seria possível alcançar resultados escolares que os alunos precisam, as famílias esperam e a Região e o País não podem dispensar», perspetivou o governante, sexta-feira (18 de janeiro), na sessão de abertura do I Encontro Regional STEM – Science, Technology, Engineering and Mathematics, que decorreu na EB23 Dr. Horácio Bento de Gouveia.

 

A abordagem STEM acrescenta ao ensino e à aprendizagem da Matemática e das Ciências, a tecnologia e a engenharia e pressupõe a utilização de ferramentas e técnicas para resolução de problemas. «Envolve a combinação de conhecimentos e competências a situações da vida real desafiantes, através da construção de modelos ou protótipos, propõe-se integrar várias áreas disciplinares (trabalho interdisciplinar), traduzindo a máxima de que a resolução de problemas no mundo real não está limitada a uma única disciplina tomada de modo isolado», apontou o Secretário Regional, enquadrando aqueles pressupostos nas linhas gerais do “Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória” e plenamente adequados ao processo de “Autonomia e Flexibilidade Curricular” em curso. «A Região está fortemente empenhada na consolidação da estratégia de elevação do rendimento dos seus alunos, traduzida na elevação das suas competências efetivas para se prepararem, pela via da realização de níveis completos de ensino, para os diferentes ciclos de vida que têm pela frente», concretizou Jorge Carvalho.