Pesquisar

Taxa de conclusão do ensino secundário é de 92%

Miguel Albuquerque relevou hoje a taxa de conclusão do ensino secundário, na ordem dos 92%. 19-01-2022 Presidência
Taxa de conclusão do ensino secundário é de 92%

A Região está a atingir uma taxa de conclusão do ensino secundário na ordem dos 92%, número que a coloca já bem perto das taxas da OCDE. E dos que alunos que concluem o ensino secundário, 87% opta pelo ingresso no Ensino Superior. Anúncios feitos hoje por Miguel Albuquerque, durante a cerimónia do Dia da Escola na Jaime Moniz.

Resultados que fazem com que o presidente do Governo Regional sublinhasse que a Região está a atingir um dos grandes objetivos estratégicos da Região, desde a conquista da nossa Autonomia Política.

«Nós partimos, aquando da implementação da Autonomia, de uma situação estrutural muito, muito difícil, com 60% da população analfabeta, onde a iliteracia era predominante. Hoje, fruto do esforço de sucessivas gerações de professores, de pessoas empenhadas, muitas vezes até à exaustão, conseguimos fazer uma grande mudança na nossa sociedade. Isto é fundamental em termos de desenvolvimento da Madeira, para o futuro», lembrou.

Segundo o governante, «as novas gerações da Madeira, fruto do trabalho, sobretudo, dos professores, têm agora a vantagem de terem uma educação que lhes permite encarar o futuro de outra maneira».

«Eu não quero e nenhum de nós quer que os nossos filhos e os nossos netos sejam uma geração de não-qualificados. Queremos uma geração preparada para enfrentar os desafios do mundo, que são imensos», defendeu

O líder madeirense lembrou, a propósito, a evolução tecnológica nos últimos 25 anos, que tem sido extraordinária.

«O Ensino – disse - terá de estar preparado para enfrentar os desafios trazidos pelos sensores, pela Inteligência Artificial, pela digitalização. As novas gerações vão crescer, viver e trabalhar num mundo completamente diferente do nosso», preconiza.

Segundo Miguel Albuquerque, «o predominante será a digitalização, a robótica, a internet das coisas, os algoritmos da Inteligência Artificial, a automatização, a impressão 3D e a própria reconfiguração das cadeias de valor de onde se produz e como se produz».


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.