Pesquisar

Concurso "O meu herói"

Concurso de Expressão Plástica O MEU HERÓI - Divulgação de vencedores 07-05-2021 Direção Regional de Educação
Concurso "O meu herói"

A Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, promoveu o Concurso de Expressão Plástica O MEU HERÓI, um concurso de desenho e pintura direcionado aos alunos que frequentam a atividade de enriquecimento curricular de expressão plástica nas escolas da Região Autónoma da Madeira.
Este concurso regional surgiu no âmbito de uma parceria estabelecida com a empresa Delta Cafés, no sentido de promover e valorizar a área de expressão plástica no currículo do 1.º ciclo do ensino básico e de divulgar as competências artísticas e criativas desenvolvidas nos alunos, onde o resultado final será a criação de uma edição especial de pacotes de açúcar com as 10 ilustrações vencedoras.
A temática do concurso é fruto do fascínio pela fantasia, pelo maravilhoso e pelo faz-de-conta nas crianças. Com a escolha do tema O MEU HERÓI, propôs-se aos docentes desenvolver atividades de desenho e pintura onde se apelasse à representação dos desenhos animados preferidos; das personagens dos livros de histórias; dos heróis de banda desenhada, até mesmo de pessoas reais que representam esta figura para a criança. O tema foi explorado, deixando ao aluno o papel primordial ao longo de todo o processo criativo de realização do trabalho, como forma de potenciar as aptidões artísticas. As ilustrações foram realizadas apenas em preto e branco o que se tornou um desafio, uma vez que os alunos neste ciclo de aprendizagem não são sujeitos a este tipo de limitação pictórica, mas que proporciona por outro lado, aprendizagens e explorações plásticas únicas, resultando em composições visuais apelativas, originais e muito criativas.
Os professores fizeram a seleção dos trabalhos a participar no concurso ao nível de escola, cabendo ao júri a tarefa de selecionar apenas 10 trabalhos que se constituíram vencedores desta iniciativa artística. Foram recebidos, no âmbito deste concurso, 282 propostas provenientes de 47 escolas.
Os trabalhos vencedores poderão ser visualizados através das páginas de Facebook e Instagram da DSEA:
www.facebook.com/dseducacaoartistica 
www.instagram.com/educacaoartistica2020/ 


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.