Pesquisar

Ponto e Vírgula, edições mensais

Ponto e virgula – Suplemento de e para estudantes – parceria do Diário de Notícias da Madeira com a Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia 02-06-2023 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Ponto e Vírgula, edições mensais

MIXCLOUD Meia_Hora_Com_PV

instagram pvnaescola

facebook pvnaescola

linktr.ee pvnaescola

 

O Diário de Notícias da Madeira e o Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, em colaboração, editam o suplemento mensal 'Ponto e Vírgula' (PV), que inclui conteúdos produzidos por estudantes e vocacionados para estudantes. O Gabinete de Imagem e Protocolo (GIP) coordena o trabalho editorial em articulação com as escolas.

 

Usualmente, de outubro a maio, na terceira terça-feira de cada mês, textos, fotografias e trabalhos gráficos de alunos do ensino secundário são publicados num suplemento para jovens, tendo sido produzidas oito séries desde o seu início em 2015.

 

 


+ Criatividade, + Prémios

A criatividade é a ‘bandeira’ do suplemento ‘Ponto e Vírgula’. Mensalmente, é atribuído o prémio + Criatividade ao trabalho que mais se destaca de entre as diferentes rubricas que compõem o suplemento.
 


Grande Ideia

Em 2023/2024, o concurso criativo Grande Ideia continua a desafiar os estudantes à participação, em oito modalidades distintas (conto, fotografia, ilustração, investigação histórica, poesia, reportagem, podcast e vídeo) e conta com o apoio do centro comercial Plaza Madeira.

 

As obras são publicadas com o 'Ponto e Vírgula' e exibidas no 'Mural Plaza Madeira', com exceção dos trabalhos das modalidades de podcast e vídeo, partilhadas nas plataformas digitais do PV.

 

 


‘Meia Hora com o PV’ na rádio
Entre novembro e maio, os alunos do ensino secundário são convidados a ser a voz das suas escolas e, durante 30 minutos, num programa radiofónico semanal, têm a oportunidade de difundir atividades, projetos, clubes, eventos e acontecimentos de interesse para comunidade, por meio da antena da TSF Madeira.


O PV vai à escola e faz a recolha e gravação de conteúdos in loco.


Os programas são transmitidos ao sábado, depois do noticiário das 14h, com reposição ao domingo e num dia de semana, no mesmo horário.

 

Meia Hora Com PV - PODCAST
 

 


Veja todos os vídeos do 'Ponto e Vírgula' aqui:

 


 

 

Outras publicações estão disponíveis em:

Youtube

Medium


O suplemento ‘Ponto e Vírgula’ nasceu em 2015 e, em oito anos letivos, teve 62 números e 980 páginas publicados no Diário de Notícias da Madeira, com a participação de 2229 alunos em várias rubricas. As 48 capas realizadas por alunos e o trabalho de 40 jovens como editores valorizaram o esforço dos mais de 224 professores envolvidos.

 

Ao longo de sete edições, o concurso ‘Grande ideia’ mobilizou 916 concorrentes, com 740 trabalhos agrupados em oito categorias.

 

Iniciou-se em 2021 os Workshops - ‘O PV vai à escola’ nas áreas: Fotografia, Vídeo, Investigação Histórica, Podcast e Rádio, Escrita Criativa, Ilustração e Reportagem, contou com a presença de cerca de 970 alunos num total de 74 horas de formação.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.