Pesquisar

15 Passos para chegar pelo menos aos 15 valores

15 Passos para chegar pelo menos aos 15 valores
As aulas começaram há um mês e está com a sensação que já tem mais matéria para estudar do que teve em todo o 12.º ano. Pois é, só tem uma saída se quer arrumar as cadeiras todas no primeiro semestre - estudar a sério.
Esqueça as diretas ou o estudo dois dias antes dos testes, porque não é assim que se conseguem boas notas na universidade. Um artigo do "The Independent" dá-lhe as dicas que precisa para tirar boas notas, sem deixar de se divertir.
 
1. Aproveite bem as aulas
Tirar boas anotações do que os professores dizem nas aulas é crucial para entender a matéria e conseguir boas notas nos testes e nos exames. Tenha uma folha para cada aula e anote todas as ideias-chave - nesta fase não é necessário apanhar as frases completas, mas apenas as palavras mais importantes. Até ao final do dia, complete todas as ideias que ficaram a meio e, se for preciso, complete-as com o apoio de livros ou outros materiais de estudo. Esta é uma técnica que o mantém atento nas aulas e ajuda a cimentar a matéria a cada dia.
 
2. Mantenha tudo organizado
Procure a organização que melhor funcione consigo, mas tem de ser organizado. Se tira notas nas aulas, mas depois se esquece onde põe as folhas, é tempo perdido. Antes dos testes, assegure-se que tem todo o material que precisa - livros, sebentas, apontamentos, etc. Não há nada pior do que pensar que tem o fim de semana para estudar, e depois perceber que afinal esqueceu-se das coisas em casa de um amigo.
 
3. Experimente vários métodos
 Lembre-se que não vale a pena perder tempo a olhar para as letras, se a matéria não está a "entrar" na sua cabeça. Se ler e reler não adianta, tem de experimentar outra método de estudo. O que resultava no secundário pode não o ajudar agora que as matérias são mais complexas e em maior quantidade. Experimente fazer esquemas, fazer resumos, gravar a leitura da matéria e depois ouvir vários vezes, enfim, vá testando várias possibilidades até descobrir aquela que realmente o ajuda a perceber e fixar a matéria.
 
4. Não estude na cama
A cama é para muitas outras atividades - como ver vezes sem fim o último episódio de Breaking Bad -, mas não para esta. O seu cérebro não entra em "modo estudo" quando o seu corpo está confortavelmente enfiado no quentinho do edredão.
 
5. Descubra a sua hora mais produtiva
Enquanto alguns estudantes preferem levantar-se mais cedo para estudar, outros conseguem melhor concentração a meio da tarde na biblioteca e outros ainda, garantem que conseguem o melhor rendimento à noite. Desde que isso não interfira com o seu descanso, escolha a hora que funcione melhor para si, porque duas horas no seu timing preferido podem render mais do que o dobro em qualquer outra altura do dia, em que terá mais dificuldades em concentrar-se.
 
6. Estude em grupo
É perfeito para quem tem sempre preguiça para começar a estudar ou quando se trata de matérias que não domina. Há várias formas de estudar desta forma: ou estudam todos o mesmo e tiram dúvidas uns com os outros; ou cada um lê uma parte da matéria e depois 'ensina' os outros. Esta última hipótese só funciona com pessoas responsáveis, que estudam a matéria a fundo, mas tem a grande vantagem de não terem de ler todos imensas páginas para ficarem com a matéria na ponta da língua.
 
7. Pratique com testes dos anos anteriores
Em muitas faculdades não é difícil arranjar testes e exames dos anos anteriores. Fazê-los permite-lhe perceber qual a matéria que sai, a forma como ela é questionada, treinar o tempo que precisa para não deixar nenhuma pergunta por responder e confirmar se já está devidamente preparado para o teste.
 
8. Estabeleça metas
Começar a estudar sem planeamento e objetivos é como andar na rua sem destino - anda, anda, mas não chega a lugar nenhum. Assim que souber qual a matéria que vai sair no teste, faça um plano de estudo, em função dos seus horários. Sempre que possível, deixe um ou dois dias de margem para imprevistos e para rever os capítulos mais complexos. Só assim tem a certeza da carga horária de estudo que precisa e aumenta as probabilidades de conseguir alcançar uma boa nota.
 
9. Faça pausas
Estudar durante muitas horas seguidas não costuma dar bom resultado. Há estudos que provam que fazer a mesma tarefa durante muito tempo conduz invariavelmente a uma diminuição na atenção. É importante fazer pequenas pausas para que o seu cérebro se concentre de novo no estudo. Mas atenção, fuja do Facebook ou dos emails para não cair na tentação de ficar por lá mais tempo do que o desejável e até de perder completamente o foco no que estava a fazer.
 
10. Varie as matérias
Como, infelizmente, um teste nunca vem só, terá de certeza várias cadeiras para estudar ao mesmo tempo. Para manter o nível de atenção é importante dar estímulos diferentes ao cérebro. Isso é fácil de fazer alternando as matérias, por exemplo, a cada duas horas. Assim, não permite que ele entre em piloto-automático e mantém-no alerta.
 
11. Recompense a sua dedicação
É claro que não há melhor recompensa do que uma boa nota no teste, mas enquanto se dedica a fundo ao estudo também é importante que se permita alguns mimos como compensação pelo seu esforço. Sempre que atingir as suas metas, ofereça-se como prémio uma hora de GTA, um episódio de Uma Família Muito Moderna, ou uma saída com os amigos.
 
12. Ponha-se à prova
Pedir a alguém que lhe faça perguntas é uma forma de interromper a monótona rotina do estudo e pôr os seus conhecimentos à prova. Pode enviar as perguntas a um amigo ou colega e depois fazem o "teste" por telefone, skype ou num café com um bom leite com chocolate quente. Isso ajuda-o a identificar os capítulos onde ainda não está a 100% - evitando surpresas desagradáveis no teste.
 
13. Cuide bem de si
Esqueça as bebidas energéticas, os cafés duplos e as tabletes de chocolate como companheiros de estudo. Se quer ter o cérebro a funcionar a 100% para ser capaz de processar e guardar toda a informação que lhe está a passar, precisa de o alimentar de forma apropriada. Hidrate-o, bebendo água com frequência. Mantenha os níveis de açúcar no sangue fazendo pequenos lanches de nozes, banana e passas, e dê-lhes mais energia com barras de aveia e maçãs.
 
14. Explique a matéria ao seu irmão mais novo
Falar sobre o que está a estudar, com pessoas que não sabem nada sobre o assunto, é uma boa técnica para testar o que conseguiu aprender até agora. Se começar a enfiar as mãos pelos pés, é porque ainda está muito 'verde' e tem de se dedicar mais (talvez mesmo testar um novo método de estudo). Esta técnica tem outra virtude, que é a de treinar também a sua capacidade de comunicar e de tornar interessante para os outros assuntos que, em princípio, nem lhes interessariam. Já reparou que os melhores professores são aqueles que conseguem entusiasmar a turma mesmo com as matérias mais 'secantes' do mundo? Isto é uma competência que lhe será útil no futuro.
 
15. Reveja as anotações antes do teste
Não se trata de o aconselhar a 'empinar' a matéria - se bem que todos sabemos que é praticamente impossível não o fazer com algumas delas -, porque essa técnica deixa-o nervoso e se tem o azar de não se recordar de uma palavra, compromete tudo o resto, porque a matéria vai "segura com agrafos". Pelo contrário, rever as notas de estudo antes de entrar para o teste ajuda-o a refrescar a memória e deixa-o mais calmo.
 
Extra. Mantenha-se confiante
Se fez um bom estudo não há razão para estar nervoso. Mesmo que este seja o seu primeiro teste na universidade, não é o fim do mundo. Vai finalmente testar se o seu método funciona e perceber o que querem os professores. 
 
in Expresso online

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.