Pesquisar

Sociedade inclusiva praticada na Escola

Jorge Carvalho releva trabalho desenvolvido num setor especial da Educação. 26-05-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Sociedade inclusiva praticada na Escola O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou, esta sexta-feira (26 de maio), na sessão de abertura do IV Encontro de Educação, iniciativa da Câmara Municipal de Santa Cruz, este ano subordinada ao tema ‘Escola: um caminho numa cidadania inclusiva’.
 
O governante elogiou a temática abordada, considerando que o primeiro ato de cidadania é precisamente o da participação, da partilha, do debate. «É importante que tenhamos esses espaços de reflexão, para podermos exercer essa cidadania de que este encontro também é exemplo», perspetivou Jorge Carvalho, recordando a importância da área da inclusão Região Autónoma da Madeira, patente no pioneirismo de muitas iniciativas, na alocação de recursos significativos ao apoio dos alunos com necessidades educativas especiais, e no facto de ser considerada um exemplo, não só a nível nacional como a nível internacional.
 
«Neste momento, cerca de 3500 alunos no nosso sistema têm este acompanhamento especial, feito por cerca de 350 docentes, que trabalham de forma entusiástica; dispomos ainda de cerca de 70 técnicos envolvidos nas diferentes escolas da Região. É um investimento que fazemos com essa perspetiva inclusiva, porque não é só uma escola inclusiva que pretendemos, aquilo que se pretende é uma sociedade inclusiva. Sendo a escola um espaço de formação, é aí que conseguimos perceber as diferenças, tornando aqueles que são ditos normais capazes de perceber, entender, compreender, no fundo, de se relacionar com essa mesma diferença. Acreditamos estar a contribuir, através da escola, para que, enquanto cidadãos, estes nossos alunos possam compreender e, acima de tudo, praticar essa inclusão», vislumbrou.
 
O Secretário Regional manifestou-se confiante no surgimento, durante aquela iniciativa, de reflexões conducentes à melhoria do trabalho desenvolvido na inclusão, mas recordou que a responsabilidade pela Educação é global. «A Educação não é uma responsabilidade só da escola; é de todos, dos diferentes setores da sociedade. Se cada setor, se cada instituição cumprir o seu papel, também o papel da escola fica facilitado do ponto de vista do exercício dos seus profissionais, esses sim, verdadeiramente preparados para praticar e exercer a Educação», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.