Pesquisar

Formação fortalece desempenho profissional

Profissionais de Educação de Infância e Professores de Matemática reunidos em Encontros Regionais. 14-07-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Formação fortalece desempenho profissional

O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, participou, esta quinta-feira (13 de julho), na sessão de abertura do II Encontro Regional da APEI e do Encontro Regional de Professores de Matemática, iniciativas que decorrem em simultâneo na Universidade da Madeira e no Madeira Tecnopolo.

 
Na oportunidade, o governante relevou a importância daqueles momentos de reflexão e de partilha de experiências. «A formação é um momento de fortalecimento do nosso desempenho profissional», sublinhou, dando como exemplo aquelas duas áreas «extremamente importantes» e às quais tem sido dada «grande atenção».
 
«A educação de infância, cuja taxa de cobertura da Região ronda 95%, permite que as nossas crianças tenham acesso às melhores condições de aprendizagem e de formação. Perante uma escolaridade obrigatória até aos 18 anos, quanto mais precocemente atuarmos e quanto melhor for essa atuação, quanto mais dirigida e competente for, melhores condições de aprendizagem estamos a criar nas crianças e jovens. Por isso, é fundamental termos estes momentos de reflexão sobre a nossa intervenção nessas áreas, particularmente em idades tão precoces, onde a componente da formação lúdica deve estar sempre presente», perspetivou o Secretário Regional.
 
Jorge Carvalho destacou também a relevância da matemática. «É uma área fundamental, não só porque faz parte do nosso quotidiano mas, acima de tudo, porque quando é devidamente utilizada e aplicada, leva a um desenvolvimento muito significativo do ponto de vista cognitivo e de raciocínio», apontou, manifestando-se confiante de que o debate entre docentes permitirá encontrar metodologias que vão ao encontro do sucesso dos alunos. «Há cerca de 20/30 anos tínhamos uma Escola para poucos durante muito tempo. Felizmente, passámos para uma realidade em que temos muitos e pretendemos durante muito tempo. Isso obriga-nos a ter estratégias e projetos diferenciados, porque não podemos ter uma resposta única para um espectro alargado de ambições e contextos sociais», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.