Pesquisar

Revolução tecnológica também na Madeira

Miguel Albuquerque incentiva a introdução da robótica e matemática aplicada. 15-09-2017 Educação, Ciência e Tecnologia
Revolução tecnológica também na Madeira O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, marcou presença na sessão de abertura do ano letivo 2016/2017, realizada quinta-feira (14 de setembro), na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.
 
Na oportunidade, o presidente do Executivo relevou o papel dos docentes na evolução da sociedade madeirense. «Já agradeci diversas vezes este esforço decisivo que os professores desenvolvem no sentido de termos uma Região preparada para enfrentar os desafios do futuro, o que só será possível se ministrarmos aos nossos jovens uma boa educação, formal e informal», preconizou Miguel Albuquerque, alertando para as rápidas transformações globais que estão a ocorrer, provocadas pelas novas tecnologias, e correspondente necessidade de preparar os jovens.
 
«Prepara-se uma mudança ao nível da introdução de tecnologia, não apenas para tarefas rotineiras, mas com poder de decisão e capacidade de raciocínio melhores do que as do ser humano. Isto significa que hoje temos de ser capazes de perceber e preparar uma geração para este mundo que vem aí. Não vale a pena pensar que não será assim; basta não andar distraído e olhar para o que se está a passar no mundo nas tecnologias de ponta. Mais de 60% das crianças que entram hoje na escola desempenharão profissões que ainda não existem, não sou eu que o digo, é o relatório do Fórum Económico Mundial», sublinhou.
 
Neste contexto, o presidente do Governo Regional considerou fundamental que o sistema de ensino regional se prepare para os novos desafios que a juventude enfrentará. «Conseguiremos isso ministrando, como sempre fizemos, os valores humanistas da educação clássica, que sempre foram a grande defesa da humanidade contra os totalitarismos, contras as ameaças aos direitos, liberdades e garantias, e simultaneamente introduzindo rapidamente nas nossas escolas algumas das variáveis que vão estar presentes neste futuro mundo: a robótica e a matemática aplicada. Isso fará com que, na Madeira, as novas gerações possam acompanhar esta revolução tecnológica que vai mudar o mundo», concretizou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.