Pesquisar

Educação para a Segurança apela a uma cidadania ativa

Formação dirigida a professores e educadores sobre “Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”. 23-01-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Educação para a Segurança apela a uma cidadania ativa A Secretaria Regional de Educação (SRE) e o Instituto de Defesa Nacional (IDN) promoveram, nos dias 15 e 16 de janeiro, na ES de Jaime Moniz, uma formação dirigida a professores e educadores sobre “Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.
 
O Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, relevou a importância daquela temática. «Nas sociedades abertas como aquela em que vivemos, onde a segurança deixou de ser apenas uma questão física, é importante que todos estejam preparados e, sobretudo, tenham uma consciência de cidadania ativa. É nesse âmbito que esta formação tem uma grande importância: a de capacitar os nossos professores para que possam depois, junto dos alunos, desenvolver projetos capazes ao nível da segurança e da defesa.»
 
O Major-General Vítor Viana, Diretor do IDN, enfatizou o alcance da parceria com o Governo Regional. «O objetivo é promover de forma transversal, na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário, um conhecimento estruturado sobre as matérias de segurança, defesa e paz. A formação e a qualificação dos recursos humanos são uma aposta estratégica, desde logo porque é nos cidadãos que começa a concretização de uma vontade coletiva de segurança nacional.»


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.