Pesquisar

Festa do Desporto Escolar realça Património Cultural

Cerca de 8 mil envolvidos no ponto alto do ano letivo. 17-05-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Festa do Desporto Escolar  realça Património Cultural

A Festa do Desporto Escolar, que este ano alude ao Ano Europeu do Património Cultural, promete mexer com o Funchal na próxima semana, mercê dos cerca de 8 mil envolvidos nas atividades que vão concentrar-se na cidade entre os dias 22 e 25 de maio. Para além do espetáculo de abertura, agendado para as 20h30 de terça-feira, no Estádio do Marítimo, que envolverá cerca de 2 mil participantes, serão 5755 alunos de 168 escolas e instituições da Região Autónoma da Madeira, distribuídos por 40 modalidades e apoiados por aproximadamente 400 professores e funcionários, os grandes protagonistas da azáfama desportiva.

 

Na apresentação do evento, realizada no Centro Comercial La Vie, o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, relevou o alcance do desporto escolar como muito mais do que formação desportiva. «Pretendemos despertar os alunos para a importância da prática desportiva e podemos despertá-los também para a arbitragem, para o dirigismo, que os educamos enquanto espetadores. E isso é importante porque temos de valorizar a competição e não a violência, temos de valorizar o jogo limpo e não a batota, temos de valorizar a simpatia clubística, neste caso pela escola, em detrimento da brutalidade», enfatizou o governante, destacando neste particular o patrocínio do La Vie ao Prémio Fair-Play. «É um apoio e um contributo para valorizar um dos aspetos fundamentais na formação dos jovens; o de interiorizar o princípio de que temos de ser grandes na vitória e dignos na derrota.»

 

Jorge Carvalho elogiou a professora Manuela Vieira como «a alma do corpo extraordinário de profissionais do Desporto Escolar» e realçou o esforço e empenho que o Governo Regional mantém ao longo de todo o ano, no fomento das práticas desportivas junto dos jovens, graças à disponibilidade das instituições desportivas do mundo federado. «Esta interligação entre o desporto escolar e o desporto federado apresenta-se como fundamental e lógico no processo de formação e deteção de talentos», concretizou.

 

O espetáculo gímnico de abertura da Festa do Desporto Escolar fará alusão ao Ano Europeu do Património Cultural em três atos: um primeiro em torno do Livro, o segundo enfatizando a Família e, finalmente, celebrando no terceiro a passagem dos 600 anos do Achamento do Porto Santo.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.