Pesquisar

Prática desportiva é hoje valorizada socialmente

Desporto Escolar pretende continuar a crescer. 25-10-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Prática desportiva é hoje valorizada socialmente A aposta no desporto escolar e a opção política pela sua permanência no sistema educativo regional, desde há décadas a esta parte, permitiu uma crescente participação nas diversas atividades propostas às crianças e alunos da Região. E nem a redução da natalidade tem impedido o aumento do número de praticantes entre a população estudantil, o qual também se projeta na população adulta.
 
Isso mesmo ficou patente nos dados estatísticos revelados na apresentação do Plano de Atividades do Desporto Escolar, realizada terça-feira (23 de outubro), na Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, e enfatizados pelo Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho.
 
«O desporto, do ponto de vista social, é uma atividade perfeitamente reconhecida e valorizada; vemo-lo pela quantidade de praticantes e pela forma como ocorre, muitas vezes em família. Isso permite que a escola, os clubes, as associações, possam ter uma outra intervenção, porque aquilo que é reconhecido como uma mais valia – do ponto de vista do crescimento harmonioso, da socialização, do desenvolvimento psico-motor, dos benefícios para a saúde –, é valorizado pela sociedade», sublinhou o governante, equiparando esta maior consideração pelo desporto como um reconhecimento às políticas seguidas.
 
«É através da dimensão da adesão às práticas que se justificam as políticas. O investimento que é feito pelo Governo Regional ao nível do desporto é validado pelo número de pessoas que se envolvem nessa prática desportiva. Estamos convictos, portanto, de que esta foi uma boa opção, de que esta é uma política correta, a de proporcionarmos aos jovens, em diferentes ambientes, uma atividade físico-motora que é extremamente importante», preconizou Jorge Carvalho, relevando ainda a aprendizagem de valores, atitudes e princípios de cidadania que o desporto proporciona, refletindo-se positivamente no quotidiano.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.