Pesquisar
Futuro ganha mais raízesFuturo ganha mais raízesProjeto PLANTAR O FUTURO
Mão cheia de vidaMão cheia de vidaPlantar o Futuro
Guia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com DeficiênciaGuia Regional de Cidadania e Inclusão da Pessoa com DeficiênciaDocumento elaborado pela Comissão de Coordenação responsável pela preparação de proposta de Guia Regional de Cidadania para Pessoas com Deficiência, envolvendo entidades e organismos públicos da RAM.
Excelência, Hospitalidade, Talento e Mérito, eis a Escola de Hotelaria e Turismo da MadeiraExcelência, Hospitalidade, Talento e Mérito, eis a Escola de Hotelaria e Turismo da MadeiraColaboradores com 25 ou mais anos ao serviço da EHTM distinguidos com Diplomas de Reconhecimento.
Dia Europeu da Estatística 2023 - 20 de OutubroDia Europeu da Estatística 2023 - 20 de OutubroDivulgação publicação "Educação na RAM, o ano em números 2021/2022"
Tranquilidade marca regresso às aulasTranquilidade marca regresso às aulasInício do ano letivo 2023/2024 sob a serenidade que caracteriza o sistema educativo regional.
Exames Finais Nacionais 1.ª Fase 2023 - Ensino SecundárioExames Finais Nacionais 1.ª Fase 2023 - Ensino SecundárioA média dos resultados obtidos foi positiva em todas as disciplinas.
Calendário Escolar do ano letivo 2023/2024Calendário Escolar do ano letivo 2023/2024Início das atividades educativas com crianças nas creches, jardins de infância, infantários e unidades de educação pré-escolar a 7 de setembro de 2023 e termo a 12 de julho de 2024
Governo Regional apoia deslocação de jovens à Jornada Mundial da JuventudeGoverno Regional apoia deslocação de jovens à Jornada Mundial da Juventude​Montante global do apoio é de 73.100 euros.
Estatísticas Gerais da Educação 2021/2022Estatísticas Gerais da Educação 2021/2022As Estatísticas da Educação disponibilizam informação referente a alunos, pessoal docente, pessoal não docente e estabelecimentos de ensino da RAM, relativa ao ano letivo 2021/2022.
Abertura de Concursos de Ingresso na Carreira de Conservador de RegistosAbertura de Concursos de Ingresso na Carreira de Conservador de RegistosEncontra-se aberto concurso para ingresso na carreira unicategorial de conservador de registos na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, para preenchimento de 8 postos de trabalho do mapa de pessoal da Direção Regional da Administração da Justiça.
​Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira será realidade a 1 de setembro​Escola de Hotelaria e Turismo da Madeira será realidade a 1 de setembroInstituição reverterá para a rede pública de ensino da Região Autónoma da Madeira.
Quatro anos do Projeto Manuais Digitais: tempo de partilha de resultados e experiênciasQuatro anos do Projeto Manuais Digitais: tempo de partilha de resultados e experiênciasDebate em torno da “Transição Digital nos Ensinos Básico e Secundário: Da Tecnologia à Pedagogia”.
A TUA VEZ é verdeA TUA VEZ é verdeSuplemento escolar feito por alunos do 3.º Ciclo regressa ao papel (reciclado).
Estabilidade conducente ao sucesso dos alunosEstabilidade conducente ao sucesso dos alunos​Jorge Carvalho realça estabilidade dos docentes e compromisso dos encarregados de educação para o sucesso dos alunos.
“Plantar o Futuro, agora” de regresso às serras“Plantar o Futuro, agora” de regresso às serras​Terceira edição do projeto de recuperação da natureza e educação ambiental decorre até maio.
Conheça o projeto Certificação "Escola EDUCAmedia"Conheça o projeto Certificação "Escola EDUCAmedia"Inscrições abertas
SRE assegura transporte escolar na Ponta do SolSRE assegura transporte escolar na Ponta do SolA Câmara Municipal da Ponta do Sol é a única da Região a furtar-se a tal responsabilidade.
Programa Parlamento dos Jovens – edição 2022/2023Programa Parlamento dos Jovens – edição 2022/2023A fase de inscrição decorre até ao dia 23 de outubro.
Estatísticas Gerais da Educação 2020/2021Estatísticas Gerais da Educação 2020/2021As Estatísticas da Educação, agora divulgadas, disponibilizam informação relativa a crianças inscritas na educação pré-escolar, alunos matriculados nos ensinos básico e secundário, pessoal docente, pessoal não docente e estabelecimentos de ensino, relativos ao ano letivo 2020/2021. Incluem ainda informação sobre os principais indicadores da educação.
PRR Plano de Recuperação e ResiliênciaPRR Plano de Recuperação e ResiliênciaPlano de Recuperação e Resiliência - Barra de logótipos - RAM
Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021-2027)Estratégia Regional de Especialização Inteligente da Região Autónoma da Madeira (EREI RAM 2021-2027)(Documento final)
Competência e empenho celebrados com MéritoCompetência e empenho celebrados com MéritoSecretário Regional de Educação realça comunhão de esforços no caminho para o sucesso.
Semana Regional das Artes mostra talento e criatividadeSemana Regional das Artes mostra talento e criatividadeJorge Carvalho releva importância das expressões artísticas na formação dos jovens.
Exposição 'Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha'Exposição 'Paisagens da Madeira | Do Mar à Montanha'Concurso de Fotografia | Espaço EntreArte da SRE
Vídeo passa mensagem sobre o potencial do mar aos estudantesVídeo passa mensagem sobre o potencial do mar aos estudantesEducação Marítima em documentário.
11.ª edição do Madeira Curtas - “Ciência e transparência para um mundo melhor”11.ª edição do Madeira Curtas - “Ciência e transparência para um mundo melhor”Vote, na categoria “Troféu Escolha do Público”, na sua curta-metragem favorita!
“Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor”“Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor”Jogo pode ser utilizado livremente, em contexto de sala de aula, por todos os alunos da RAM.
Exposição “Flores na ponta dos dedos”Exposição “Flores na ponta dos dedos”Espaço EntreArte da SRE
Oito técnicas simples que melhoram o estudoOito técnicas simples que melhoram o estudoBelos truques!
Exames: 7 erros a evitarExames: 7 erros a evitarComo estudar... Bem!
Contagem decrescente para a UniversidadeContagem decrescente para a UniversidadeEstás quase a chegar lá...
15 Passos para chegar pelo menos aos 15 valores15 Passos para chegar pelo menos aos 15 valoresPratica-os, sempre.
Dez Mandamentos do Bom AlunoDez Mandamentos do Bom AlunoHábitos que te conduzem ao sucesso académico
7 Dicas para estudar melhor...7 Dicas para estudar melhor...Para quando estás à beira dos exames...
25 Coisas que vais fazer na Faculdade além da Licenciatura... 25 Coisas que vais fazer na Faculdade além da Licenciatura... Provavelmente os melhores anos da tua vida
Medicina? Bioengenharia? Economia ou Gestão?Medicina? Bioengenharia? Economia ou Gestão?Escolher o curso superior é complicado? Aqui estão algumas dicas que te podem ajudar.
Nota à Comunicação SocialNota à Comunicação SocialParque Escolar em Santa Cruz
«Formar e capacitar geração  para assumir os desígnios da UE»«Formar e capacitar geração  para assumir os desígnios da UE»Jorge Carvalho releva Erasmus+ como espaço de realização pessoal e profissional.
Bolsas de Estudo – agendamentoBolsas de Estudo – agendamentoBolsas do Governo Regional
Regimes Especiais de Acesso ao Ensino SuperiorRegimes Especiais de Acesso ao Ensino SuperiorPara os Atletas de Alto Rendimento e não só...
Concurso Nacional "Eu digo não ao sexismo!"Concurso Nacional "Eu digo não ao sexismo!"Iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), publicitado nos sites da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Géneros.
Madeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase SchoolMadeira - Região Incubadora do Programa Microsoft Showcase SchoolNo âmbito desta iniciativa, decorre uma sessão no dia 26 de novembro, às 9h30, no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro destinada às 18 escolas que integram o programa.
Proteção Civil dinamiza cultura de segurança nas escolas através da realidade virtualProteção Civil dinamiza cultura de segurança nas escolas através da realidade virtualO projeto de sensibilização “Eu Sei Proteger” pretende comunicar à população escolar, em ambiente escolar, as medidas de autoproteção que devem ser tomadas em situações de risco.
Dia Europeu da Estatística 2021 - 20 de OutubroDia Europeu da Estatística 2021 - 20 de OutubroUma década de Educação na RAM
Governo homenageia madeirenses presentes nos Olímpicos de TóquioGoverno homenageia madeirenses presentes nos Olímpicos de TóquioPresidente do Governo recorda que os princípios da estabilidade, previsibilidade e a definição de objetivos concorrem para o sucesso da política desportiva na Região Autónoma da Madeira
Início tranquilo do ano letivoInício tranquilo do ano letivoTestagem da comunidade educativa no arranque das aulas.
Início do ano escolar 2021/2022Início do ano escolar 2021/2022Mensagem do Secretário Regional.
N.º 58 - Desafios da educação num cenário pós-pandemiaN.º 58 - Desafios da educação num cenário pós-pandemiajaneiro a julho de 2021
Escolha do projeto educativo  é um direito das famíliasEscolha do projeto educativo é um direito das famíliasJorge Carvalho garante apoio governamental aos estabelecimentos de ensino privados.
Exames Nacionais - 1.ª Fase 2021Exames Nacionais - 1.ª Fase 2021A RAM obteve média positiva nos exames das 21 disciplinas.
Projetos PRINT revelam perceção global e ação localProjetos PRINT revelam perceção global e ação local​Jorge Carvalho elogia espírito voluntarioso do associativismo juvenil.
REACT EU - Recovery Assistance for Cohesion and Territories of EuropeREACT EU - Recovery Assistance for Cohesion and Territories of EuropeFundo Social Europeu
Ponto & Vírgula promove conhecimento, talento e desenvolvimento integral dos jovensPonto & Vírgula promove conhecimento, talento e desenvolvimento integral dos jovensPresidente do Governo diz que os resultados não são imediatos, mas o projeto desenvolvido pelo Governo Regional e o Diário de Notícias contribuirá para uma sociedade com cidadãos mais habilitados, cultos e com sentido crítico
Semana Regional das Artes 2021Semana Regional das Artes 2021De 22 de junho a 4 de julho
Apoio às Provas de Avaliação ExtraordináriaApoio às Provas de Avaliação ExtraordináriaDestinado aos formandos dos Cursos Profissionais da EPFF
Calendário Escolar 2020/2021Calendário Escolar 2020/2021Atividade letiva tem início a 7 de setembro de 2020 e termo a 16 de julho de 2021.
Retoma da prática desportivaRetoma da prática desportivaA partir de 4 de março passa a ser possível a prática desportiva federada, em contexto não competitivo, das modalidades individuais consideradas de baixo risco.
Prevenção encerra escolas dos concelhos do NortePrevenção encerra escolas dos concelhos do NorteCondições meteorológicas adversas
Lava bem as mãos!Lava bem as mãos!Boas práticas na luta contra a pandemia.
Boas práticas no combate à COVIDBoas práticas no combate à COVIDAssim sim!
Vamos vencer a COVID!Vamos vencer a COVID!Boas práticas na luta contra a pandemia.
É possível vencer a COVID!É possível vencer a COVID!Boas práticas na luta contra a pandemia.
É possível vencer a COVID!É possível vencer a COVID!Boas práticas na luta contra a pandemia
Concurso Criativo - Dia Internacional da Pessoa com DeficiênciaConcurso Criativo - Dia Internacional da Pessoa com DeficiênciaDireção Regional de Educação lança concurso criativo subordinado ao tema “Reduzindo diferenças, somando oportunidades”, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro de 2020.
Hora do Código 2020Hora do Código 2020A Hora do Código é uma atividade que está relacionada com as Ciências da Computação e poderá ser explorada a partir dos contextos educativos da Educação Pré-Escolar.
Região vai continuar a recuperar Infraestruturas desportivas nas escolasRegião vai continuar a recuperar Infraestruturas desportivas nas escolasA Região vai continuar a recuperar e a construir infraestruturas desportivas nas escolas, anunciou hoje o presidente do Governo Regional.
Situação na EB123/PE Bartolomeu PerestreloSituação na EB123/PE Bartolomeu PerestreloOs resultados disponíveis, relativos a 11 alunos e a um docente, foram negativos, aguardando-se nas próximas horas os restantes resultados.
Plano de contingência ativado na Escola Bartolomeu PerestreloPlano de contingência ativado na Escola Bartolomeu PerestreloA escola funcionará num plano de normalidade, estando assegurada a realização das atividades letivas habituais, em condições de segurança.
Resposta muito positiva transmite segurança às famíliasResposta muito positiva transmite segurança às famíliasJorge Carvalho realça trabalho efetuado pelas escolas no regresso às aulas presenciais.
Apoio Escolar Online |Ano Letivo 2020/2021Apoio Escolar Online |Ano Letivo 2020/2021Inscrições
Dedicação a missão nobre faz da escola segunda casaDedicação a missão nobre faz da escola segunda casaEscola no Campanário batizada com nome da “sua” Professora Maria Leonete dos Reis.
Nova disciplina de Ciências da ComputaçãoNova disciplina de Ciências da ComputaçãoRegime experimental em todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico
Tens interesse em fazer um estágio profissional no estrangeiro a partir de setembro?Tens interesse em fazer um estágio profissional no estrangeiro a partir de setembro? Se tens formação superior ou profissional de nível IV, idade até 30 anos e alguns conhecimentos de línguas, verifica se existem vagas na tua área e concorre já!
Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário - 1.ª Fase 2020Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário - 1.ª Fase 2020Análise sumária aos resultados obtidos pelos alunos da RAM.
Do todo somos parteDo todo somos parte29.ª edição de Educatio
Contratos de Programa de Desenvolvimento DesportivoContratos de Programa de Desenvolvimento DesportivoPublicados 16 contratos de programa.
Programa Estágios de Verão 2020 | Candidaturas aprovadas Programa Estágios de Verão 2020 | Candidaturas aprovadas Já sabes se a tua candidatura ao Programa Estágios de Verão foi aprovada?
PROGRAMA COLOMBO 2020 | Jovens admitidos PROGRAMA COLOMBO 2020 | Jovens admitidos Fizeste a tua candidatura ao Programa Colombo para este verão? Já sabes se ficaste admitido(a)?
JOVEM EM FORMAÇÃO 2020 | Colocação dos JovensJOVEM EM FORMAÇÃO 2020 | Colocação dos JovensEste ano vamos enviar o resultado das colocações por email, aos jovens e às entidades.
Contratos de Programa de Desenvolvimento DesportivoContratos de Programa de Desenvolvimento DesportivoAprovadas as resoluções n.º 410 a 439 de CPDD referentes ao PRAD 2019/2020.
Divulgação dos Dados Preliminares das Estatísticas da EducaçãoDivulgação dos Dados Preliminares das Estatísticas da Educação2018/2019
Contrato de Programa de Desenvolvimento DesportivoContrato de Programa de Desenvolvimento DesportivoResoluções n.º 366 e 367 - Associação Desportiva Recreativa e Cultural "Os Xavelhas".
Contrato de Programa de Desenvolvimento DesportivoContrato de Programa de Desenvolvimento DesportivoResolução n.º 339/ 2020 Grupo Recreativo Cruzado Canicense.
Horário do Ensino SecundárioHorário do Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Demografia Federada 2017/2018Demografia Federada 2017/2018Direção Regional de Desporto publica Demografia Federada 2017/2018.
Semana 6 – 25 a 29 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioSemana 6 – 25 a 29 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2019/2020Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2019/2020Foram publicados 3 resoluções.
Semana 5 – 18 a 22 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioSemana 5 – 18 a 22 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Programa Estágios de Verão | prazo prolongadoPrograma Estágios de Verão | prazo prolongadoA pensar em ti, alargámos até 24 de maio, o prazo de candidatura ao Programa Estágios de Verão. Tens assim mais tempo, para fazer os contactos e enviar a candidatura!
Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2019/2020Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2019/2020Foram publicados 17 contratos programa.
Semana 4 – 11 a 15 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioSemana 4 – 11 a 15 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Voto de PesarVoto de PesarFaleceu Albino Rodrigues antigo árbitro do futebol e uma das figuras da arbitragem portuguesa.
Semana 3 – 4 a 8 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioSemana 3 – 4 a 8 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2019/2020Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2019/2020Publicados 10 contratos programa.
Bolsas de Doutoramento da Fundação ZinoBolsas de Doutoramento da Fundação ZinoA partir de 2020
Semana 2 – 27 a 1 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioSemana 2 – 27 a 1 de maio | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Programa Estágios de Verão | Novo prolongamento do prazo até 15 de maioPrograma Estágios de Verão | Novo prolongamento do prazo até 15 de maioAtendendo às atuais circunstâncias, alargámos o prazo para teres mais tempo para fazer os contactos e enviar a tua candidatura!
Jovem em Formação | Prazo de inscrição alargado até 15 de maioJovem em Formação | Prazo de inscrição alargado até 15 de maio O Programa Jovem em Formação permite-te escolher de entre várias atividades, aquelas que mais gostas para experimentar este verão.
Semana 1 – 20 a 24 de abril | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioSemana 1 – 20 a 24 de abril | Horário e conteúdos | Ensino SecundárioTelensino – estudar com autonomia
Medidas relativas à organização do 3.º período na RegiãoMedidas relativas à organização do 3.º período na RegiãoAs escolas de todos os ciclos de ensino, da rede pública e particular, elaboram, até ao próximo dia 17, um ‘Plano de Ensino à Distância’.
Programa Estágios de Verão | Novo prazo de candidaturas até 30 de abrilPrograma Estágios de Verão | Novo prazo de candidaturas até 30 de abrilPara concorrer, tens de estar a frequentar o ensino superior no presente ano letivo, ter idade inferior a 30 anos e nunca ter participado no Programa Estágios de Verão.
Atendimento DAATAtendimento DAATA equipa da Divisão de Acessibilidade e Ajudas Técnicas está disponível para atendimento online ou presencial (por marcação prévia)
Decisões Excecionais e Recomendações - Educação, Escolas, Desporto e Comunicação SocialDecisões Excecionais e Recomendações - Educação, Escolas, Desporto e Comunicação SocialNo âmbito do combate contra a Covid-19.
Encerramento temporário dos Centros de JuventudeEncerramento temporário dos Centros de JuventudeCOVID-19
Contactos da SRE para esclarecimentosContactos da SRE para esclarecimentosSecretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental (SUSPENSO)Plantar o Futuro – recuperação da natureza e educação ambiental (SUSPENSO)Parceria da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia com a Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas
Estágios de Verão 2020Estágios de Verão 2020Inscrições brevemente.
Escolas mais esclarecidas no combate ao CoronavírusEscolas mais esclarecidas no combate ao CoronavírusViagens que não sejam «essenciais» não devem ser realizadas.
Programa Jovem em Formação 2020 Programa Jovem em Formação 2020 Inscrição das entidades de acolhimento.
A Tua Vez, suplemento mensalA Tua Vez, suplemento mensalPublicação da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia dedicada ao terceiro ciclo
SRE e Eurodeputada lançam “Europe Calling”SRE e Eurodeputada lançam “Europe Calling”As três entidades envolvidas celebraram esta parceria na passada sexta-feira, na sala do Senado do Campus Universitário da Penteada, mediante a assinatura de um protocolo que define as funções atribuídas a cada um dos parceiros.
Parlamento dos Jovens elege Membros da Mesa para a Sessão RegionalParlamento dos Jovens elege Membros da Mesa para a Sessão RegionalIniciativa decorreu no Colégio dos Jesuítas.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de emprego.
Ambientes de aprendizagem cada vez mais propícios ao sucessoAmbientes de aprendizagem cada vez mais propícios ao sucessoSelos Escola Saudavelmente atribuídos a oito estabelecimentos de ensino da RAM.
Reflexão ponderada e envolvente é base da Escola inclusiva na RAMReflexão ponderada e envolvente é base da Escola inclusiva na RAM«Há uma articulação entre as propostas nacionais e a experiência prosseguida na Região», onde se procura «a colaboração efetiva e proativa», assegurou Jorge Carvalho.
Workshop gratuito “Entrevistas de Emprego”Workshop gratuito “Entrevistas de Emprego”Gostarias de estar mais bem preparado(a) para a próxima entrevista de emprego ou de estágio?
Plano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019 e 2019/2020 - JORAM n.º 21 de 30 janeiro 2020 (suplemento)Plano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019 e 2019/2020 - JORAM n.º 21 de 30 janeiro 2020 (suplemento)Contratos de programa de desenvolvimento desportivo com diversas entidades desportivas regionais.
Plano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019 e 2019/2020 - JORAM n.º 21 de 30 janeiro 2020Plano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019 e 2019/2020 - JORAM n.º 21 de 30 janeiro 2020Contratos de programa de desenvolvimento desportivo com diversas entidades desportivas regionais.
Unidos para “Plantar o Futuro”Unidos para “Plantar o Futuro”SRE, SRA, La Vie e JM em parceria que visa a consciencialização ambiental.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Crescimento gradual e sucessivo na área da Ciência e TecnologiaCrescimento gradual e sucessivo na área da Ciência e TecnologiaEstratégia regional de especialização inteligente pretende constituir a Região como um espaço de desenvolvimento técnico e científico de reputação internacional.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Plano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019 - JORAM 13 de janeiroPlano Regional de Apoio ao Desporto 2018/2019 - JORAM 13 de janeiroContratos de programa de desenvolvimento desportivo com diversas entidades desportivas regionais.
Educar para Cooperar – Agora tu!Educar para Cooperar – Agora tu!Queres desenvolver uma iniciativa sobre Direitos Humanos, Cooperação ente Povos e Culturas ou Desenvolvimento Sustentável? Candidaturas até 7 de fevereiro.
Madeira Curtas convida a “Celebrar a Humanidade”Madeira Curtas convida a “Celebrar a Humanidade”Concurso pretende reconhecer e premiar trabalhos realizados na área do vídeo de curta duração.
Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - 8 janeiroContratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - 8 janeiro Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto - JORAM 08/01/2020.
Estrelinhas do VIP “Cantam os Reis”Estrelinhas do VIP “Cantam os Reis”Cumpriu-se a tradição para gáudio de miúdos e graúdos.
Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - JORAM 03/01/2020.
Escola de Santana Vence Prémio Reportagem Parlamento dos JovensEscola de Santana Vence Prémio Reportagem Parlamento dos JovensO Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República em parceria, na RAM, com a Direção Regional de Juventude e Desporto.
Workshop Erasmus+ Educação e FormaçãoWorkshop Erasmus+ Educação e FormaçãoColégio dos Jesuítas | 09 de janeiro de 2020 | 10h00 – 17h00.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego
Programa de Desfibrilhação Automática Externa nas Infraestruturas Desportivas e Centros de JuventudePrograma de Desfibrilhação Automática Externa nas Infraestruturas Desportivas e Centros de JuventudeA Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude e Desporto e da Direção Regional de Planeamento, Recursos e Infraestruturas promovem.
III Festival de Coros Escolares anima NatalIII Festival de Coros Escolares anima Natal750 alunos oriundos de 20 escolas do ensino básico, entre os dias 10 e 14 de dezembro, interpretarão dezenas de canções natalícias.
Educação de qualidade promove  o sucesso de todos e de cada umEducação de qualidade promove o sucesso de todos e de cada umPremissa assente em igualdade de oportunidades, de personalização, de educabilidade universal, de equidade, de participação e de inclusão.
Projetos Erasmus+ EF em destaque na MadeiraProjetos Erasmus+ EF em destaque na MadeiraA Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (EF) promoveu uma sessão de divulgação no Colégio dos Jesuítas, no passado dia 27 de novembro.
Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - JORAM 18/11/2019Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - JORAM 18/11/2019Publicados 5 propostas de resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019.
Concretizar sonhos  e ser mais competitivoConcretizar sonhos e ser mais competitivo173 formandos concluíram com êxito formação na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Projeto Manuais Escolares Digitais - Programa RTP "Interesse Público"Projeto Manuais Escolares Digitais - Programa RTP "Interesse Público"Projeto Manuais Escolares Digitais em debate no Programa da RTP Madeira "Interesse Público".
Ponto e Vírgula renovado por 4 anosPonto e Vírgula renovado por 4 anosSuplemento da Educação continuará a ser publicado no DN. ‘La Vie’ premeia os melhores trabalhos do concurso #grande ideia.
Prazos de candidaturas Erasmus+ anunciadosPrazos de candidaturas Erasmus+ anunciadosJá são conhecidos os prazos para a submissão de projetos do Programa Erasmus+ para 2020.
Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - JORAM 18/11/2019Contratos Programa de Desenvolvimento Desporto PRAD 2018/2019 - JORAM 18/11/2019Publicados 41 propostas de resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019.
Homenagem ao Professor Cristiano CastroHomenagem ao Professor Cristiano CastroSecretario Regional de Educação, Jorge Carvalho e David Gomes, Diretor Regional de Juventude e Desporto estiveram nesta iniciativa.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego
Formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"Formação - "Supervisão interpares, observação de aulas e profissionalidade docente"Diálogos sobre Educação, a Inspeção Regional de Educação, promoverá mais uma sessão, desta vez dinamizada pela Professora Maria Alfredo Moreira
Aprendizagem das Técnicas de Natação: Erros Comuns e ProgressõesAprendizagem das Técnicas de Natação: Erros Comuns e ProgressõesA atividade formativa pretende proporcionar a aprendizagem de estratégias que permitam aos participantes detetarem os erros comuns na prática da natação.
Feira das Vontades Feira das Vontades 17.ª edição arranca hoje.
Sessão de Formação Erasmus+ Promovida no FunchalSessão de Formação Erasmus+ Promovida no FunchalIniciativa decorrerá no dia 27 de novembro no Colégio dos Jesuítas.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Workshop gratuito “Softskills e Técnicas de Coaching”Workshop gratuito “Softskills e Técnicas de Coaching”Dia 14 de novembro no Centro de Juventude do Funchal.
Novas Conferências do Casino com sessão de 2019 em vídeoNovas Conferências do Casino com sessão de 2019 em vídeoInovação e Educação – Manuais Digitais
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de empregoPolo de empregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego
Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Publicadas 23 propostas de Resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019
Novas Lojas de JuventudeNovas Lojas de JuventudeEm Machico e Porto Moniz.
Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Publicadas 36 propostas de Resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019
Tranquilidade eleva expetativas de um ano letivo bem sucedidoTranquilidade eleva expetativas de um ano letivo bem sucedidoSemestres e tablets são as grandes novidades em 2019/20.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Juventude madeirense atingirá patamares de excelênciaJuventude madeirense atingirá patamares de excelênciaConfiança de Jorge Carvalho assente nas competências proporcionadas pela Escola.
Apoios concedidos às associações juvenis ou equiparadas no ano económico de 2018Apoios concedidos às associações juvenis ou equiparadas no ano económico de 2018Aviso n.º 361/2019, publicado no Jornal Oficial da Região Autónoma da Madeira.
Oportunidades de Formação InternacionalOportunidades de Formação InternacionalInscrições abertas.
Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Publicadas 33 propostas de Resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019
Plantar o Futuro, agoraPlantar o Futuro, agora28.ª edição de Educatio
Conclusões Conselho de Governo - 5 de setembro de 2019Conclusões Conselho de Governo - 5 de setembro de 2019Plenário de Governo aprova 33 propostas de Resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019 e 6 louvores a agentes desportivos madeirenses.
Tranquilidade decisiva para o sucesso dos alunosTranquilidade decisiva para o sucesso dos alunosJorge Carvalho destaca qualidade no ensino das Artes na Região.
Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Contratos de Programa de Desenvolvimento Desportivo PRAD 2018/2019Publicadas 44 propostas de Resolução e contratos-programa no âmbito do PRAD 2018/2019
Programa Estágios de VerãoPrograma Estágios de VerãoEntrega dos Certificados.
Madeira na vanguarda da inovação educativaMadeira na vanguarda da inovação educativa"O ‘Projeto dos Manuais Escolares Digitais’ na RAM só pode ser vista com júbilo e emoção, sendo uma boa prática que deve ser implementada no restante território nacional", sustenta José Miguel Sousa.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de emprego.
ColomboColomboPagamento de compensações dos jovens.
Estágios de VerãoEstágios de VerãoPagamento de compensações dos jovens.
Jovem em FormaçãoJovem em FormaçãoPagamento de compensações dos jovens.
Língua portuguesa é património com elevado valor económicoLíngua portuguesa é património com elevado valor económicoLusodescendentes certificados com curso de Língua, Literatura e Cultura Madeirenses.
Provas Finais de Ciclo - 2.ª Fase Provas Finais de Ciclo - 2.ª Fase Conhecidos os resultados do 3.º Ciclo do Ensino Básico
Exames Finais Nacionais - 2.ª FaseExames Finais Nacionais - 2.ª FaseResultados do Ensino Secundário publicados.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidade de Emprego.
Da sala de cinema para a sala de aulaDa sala de cinema para a sala de aula27.ª edição do Educatio
Fórum Madeira Global 2019 – conclusõesFórum Madeira Global 2019 – conclusõesA participação política das comunidades
Erasmus+ JA promove curso de formação “Appetiser” Erasmus+ JA promove curso de formação “Appetiser” De 14 a 18 de outubro na Grécia.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Dedicação, empenho e confiança dão sintonia ao sistema educativoDedicação, empenho e confiança dão sintonia ao sistema educativoCEPAM encerrou ano letivo com entrega recorde de diplomas.
Estás a terminar um curso superior ou profissional?Estás a terminar um curso superior ou profissional?O Programa Eurodisseia permite fazer um estágio profissional de 4 a 7 meses num país da Europa.
Programa +SuperiorPrograma +SuperiorUma bolsa para quem já tem bolsa
Capacita o teu CVCapacita o teu CVWorkshop gratuito.
Corpo Europeu de Solidariedade ganha formação na MadeiraCorpo Europeu de Solidariedade ganha formação na Madeira“Playground: first steps on ESC” reúne responsáveis nacionais na área da Juventude.
Estatísticas Gerais da Educação 2017/2018Estatísticas Gerais da Educação 2017/2018As Estatísticas da Educação referentes ao ano letivo 2017/2018 encontram-se disponíveis.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Alunos celebram 10 de JunhoAlunos celebram 10 de JunhoConcurso literário alusivo ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Criatividade e o talento essenciais no ensino de excelênciaCriatividade e o talento essenciais no ensino de excelênciaMiguel Albuquerque considera que a criatividade e o talento, nas suas diversas modalidades, são essenciais hoje no ensino de excelência que se pretende conseguir na Madeira, como está de resto, conforme frisou, já a acontecer.
Semana das Artes possibilita prestação de contas à SociedadeSemana das Artes possibilita prestação de contas à SociedadeSemana Regional das Artes também é espaço de desenvolvimento de projetos de vida.
Programa Estágios de VerãoPrograma Estágios de VerãoResultados brevemente.
Desporto Escolar é marca da EducaçãoDesporto Escolar é marca da EducaçãoFesta do Desporto Escolar envolve 7.500 alunos nos “600 anos da descoberta da Madeira”.
Comunidade educativa da HBG chamada à Cabine de LeituraComunidade educativa da HBG chamada à Cabine de LeituraEstratégia da Altice chega à EB23 Horácio Bento de Gouveia.
Conselho de Juventude da Madeira focado na Europa Conselho de Juventude da Madeira focado na Europa Conselho de Juventude reuniu no passado dia 16 de maio, no Centro de Juventude do Funchal.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego
Voto Antecipado por MobilidadeVoto Antecipado por MobilidadeEleições Europeias.
Regime de incentivos do Estado à comunicação socialRegime de incentivos do Estado à comunicação socialApresentação de candidaturas
Novas Conferências do Casino em 2019 – ‘Inovação e Educação’Novas Conferências do Casino em 2019 – ‘Inovação e Educação’Parceria da Secretaria Regional de Educação com o Diário de Notícias da Madeira
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
600 pessoas qualificadas só neste ano letivo600 pessoas qualificadas só neste ano letivoGoverno Regional investiu 2,5 milhões na Qualificação Profissional nos últimos dois anos.
Muito mais do que currículos, a Escola desenvolve talentosMuito mais do que currículos, a Escola desenvolve talentosIII Festival Regional de Dança Escolar com 250 alunos.
Novas Conferências do Casino em 2018 – ‘Insularidade e Educação’Novas Conferências do Casino em 2018 – ‘Insularidade e Educação’Parceria da Secretaria Regional de Educação com o Diário de Notícias da Madeira
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Queres começar um estágio profissional antes do verão? Queres começar um estágio profissional antes do verão? Candidata-te ao programa Eurodisseia, o qual permite realizar um estágio profissional numa Região da Europa com tudo pago.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de emprego.
Mais 63 certificados pelo Instituto para a QualificaçãoMais 63 certificados pelo Instituto para a QualificaçãoDezenas de adultos receberam diplomas.
Ensino ganha equipamentos  para novas metodologiasEnsino ganha equipamentos para novas metodologiasSecretário Regional desafia escolas a tirar partido das tecnologias didáticas disponibilizadas.
Caniço tem Escola de Mar  ancorada nos Reis MagosCaniço tem Escola de Mar ancorada nos Reis MagosEB23 do Caniço já levou 20 turmas à água, bem como docentes e não docentes.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Relatório Situação após 3 anos dos alunos que ingressam nas ofertas educativas do ensino secundário (2012/2013;2013/2014 e 2014/2015)Relatório Situação após 3 anos dos alunos que ingressam nas ofertas educativas do ensino secundário (2012/2013;2013/2014 e 2014/2015)O presente relatório apresenta os principais resultados de um exercício, ao longo do tempo, relativo aos alunos que ingressaram nas ofertas educativas do ensino secundário, em cursos do ensino regular - Científico Humanístico (CH), Cursos Profissionais ou Cursos de Educação e Formação (CEF), na Região Autónoma da Madeira, nos anos letivos 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015.
Temporada Artística mobiliza milhares de alunosTemporada Artística mobiliza milhares de alunosJorge Carvalho realça a qualidade do ensino das artes nas escolas da Região, vertida em mais de 50 espectáculos.
Jovem em FormaçãoJovem em FormaçãoInscrições abertas até 15 de março.
Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundárioSessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundárioSob o tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”.
Fórum ‘Os Madeirenses no Futuro’ | 29 de março de 2019Fórum ‘Os Madeirenses no Futuro’ | 29 de março de 2019Parceria da Secretaria Regional de Educação com o Diário de Notícias da Madeira
Inscrições Abertas para o Programa Estágios de Verão Inscrições Abertas para o Programa Estágios de Verão Prazo de apresentação de candidaturas ao Programa Estágios de Verão foi alargado até ao dia 24 de abril de 2019.
Tens mais de 23 anos e queres estudar na Universidade da Madeira?Tens mais de 23 anos e queres estudar na Universidade da Madeira?De 1 de abril a 13 de maio inscreve-te para as provas de conhecimentos e competências.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Estratégia e simplicidade  eis o conceito da matemáticaEstratégia e simplicidade eis o conceito da matemáticaCampeonato Regional de Jogos Matemáticos reuniu 250 na Ribeira Brava.
O Pineco - Jogos Educativos DigitaisO Pineco - Jogos Educativos DigitaisO Pineco é um jogo educativo multiplataforma, gratuito, desenvolvido pelo Gabinete de Modernização das Tecnologias Educativas, da Direção Regional de Educação, no âmbito do projeto ProRED (Produção de Recursos Educativos Digitais).
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Escolas da Ponta do Sol sensibilizadas para os RiscosEscolas da Ponta do Sol sensibilizadas para os RiscosSegurança em Casa, na Rua e na Escola
Literacia Marítima identitária da História Regional e LocalLiteracia Marítima identitária da História Regional e LocalJorge Carvalho releva «mar de oportunidades» que rodeia a Região.
Oportunidades de Formação Internacional |inscrições abertasOportunidades de Formação Internacional |inscrições abertasInscrição até 10 de fevereiro.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Governo certifica documentos no âmbito do programa “Estudante Insular”Governo certifica documentos no âmbito do programa “Estudante Insular”Na sequência das imposições do Ministério das Finanças e da Inspeção Geral de Finanças, o Governo Regional decidiu, na passada quinta-feira, proceder à alteração dos artigos 6.º, 8.º e 9.º do Regulamento de Apoio Específico aos Passageiros Estudantes e assegurar, de forma gratuita, a certificação das cópias dos documentos de identificação dos alunos, no âmbito do programa “Estudante InsuLar”.
Prazo de Candidaturas Erasmus+ Educação e Formação ProrrogadoPrazo de Candidaturas Erasmus+ Educação e Formação ProrrogadoAtenção às novas datas.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Diferentes Situações de Risco exercitadas nas escolasDiferentes Situações de Risco exercitadas nas escolasTreinados os comportamentos mais adequados a diferentes situações de risco.
Sucesso do “Alista-te por um dia”  suscita implementação nacionalSucesso do “Alista-te por um dia” suscita implementação nacionalCerca de dois mil alunos do 4.º ano de escolaridade envolvidos.
Projetos InovadoresProjetos InovadoresApoio a projetos inovadores que visem promover e aprofundar o conhecimento no setor da educação
Concurso Escolar “Mascote para o Comércio Urbano”Concurso Escolar “Mascote para o Comércio Urbano”Uma iniciativa da ACIF-CCIM, em parceria com a SRE
Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade | candidaturas abertasErasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade | candidaturas abertasCandidaturas até 5 de fevereiro.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoOportunidades de Emprego.
Sem respeito pela classe docente  dificilmente se alcançam resultadosSem respeito pela classe docente dificilmente se alcançam resultadosJorge Carvalho e o esforço da RAM para facultar aos professores as melhores condições de intervenção.
ERASMUS+, ação chave 3- DesportoERASMUS+, ação chave 3- DesportoAté 4 de abril de 2019 estão abertas candidaturas a três ações no âmbito do Desporto.
Simulacro na EBS Gonçalves ZarcoSimulacro na EBS Gonçalves ZarcoEducação para a Segurança e Prevenção de Riscos
Associações estudantis valorizam democraciaAssociações estudantis valorizam democraciaMensagem de Jorge Carvalho na tomada de posse da Associação de Estudantes da EBS Gonçalves Zarco.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoEstás à procura de emprego?
Escolas desafiadas a ilustrar o comércio urbano da RAMEscolas desafiadas a ilustrar o comércio urbano da RAMParceria entre a ACIF-CCIM e a SRE incentiva alunos a criar uma mascote.
III Encontro Regional eTwinning na Região Autónoma da MadeiraIII Encontro Regional eTwinning na Região Autónoma da MadeiraEstão abertas as inscrições para o III Encontro Regional eTwinning - RAM, que terá lugar na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, nos dias 25 de janeiro, das 09h00 às 18h30, e 26 de janeiro, das 09h00 às 13h00.
Polo de EmpregoPolo de EmpregoEstás à procura de emprego?
DRJD Promove Sessão de Divulgação Erasmus+ Educação e FormaçãoDRJD Promove Sessão de Divulgação Erasmus+ Educação e FormaçãoCandidaturas Ação-Chave 1.
Estás à procura de emprego?Estás à procura de emprego?Consulta as oportunidades que foram publicadas online na última semana!
Cantar de Reis na Secretaria Regional de EducaçãoCantar de Reis na Secretaria Regional de EducaçãoAlunos da Escola Maria Eugénia de Canavial – Lactário
Jorge Carvalho reúne com ConselheirosJorge Carvalho reúne com ConselheirosSecretário Regional prestou diversas informações relativas à atividade do Governo Regional junto das comunidades.
Erasmus+ Educação e FormaçãoErasmus+ Educação e FormaçãoFase de Candidaturas.
Já votaste no Orçamento Participativo Jovem 2018?Já votaste no Orçamento Participativo Jovem 2018?Participa e escolhe as melhores ideias para Portugal.
Autonomia permitiu vencer atraso na EducaçãoAutonomia permitiu vencer atraso na Educação«Citar estatísticas para afirmar o contrário do que elas mostram é uma enorme desonestidade», considera Jorge Carvalho.
Demografia Federada 2016/2017Demografia Federada 2016/2017Consulte a publicação aqui.
Como escolher um curso superior...Como escolher um curso superior...Nem sempre a escolha é fácil.
Novas Conferências reúnem 300 no CasinoNovas Conferências reúnem 300 no Casino'Insularidade e Educação: Educar e Formar no Atlântico' em debate.
Inclusão na escola  visa integração na sociedadeInclusão na escola visa integração na sociedadeSTFP certificou 52 formandos.
Professores e famílias decisivos para o sucessoProfessores e famílias decisivos para o sucessoEBS Machico eleva 120 alunos ao quadro de honra.
Aposta da Região consubstanciada em desempenhos de qualidadeAposta da Região consubstanciada em desempenhos de qualidadeCEPAM homenageou 59 jovens com diplomas e certificados.
Colaboração, inovação e inclusão  determinantes no ensino especialColaboração, inovação e inclusão determinantes no ensino especialDia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado hoje.
Plantar o Futuro com muito La ViePlantar o Futuro com muito La VieO espaço comercial do centro do Funchal associa-se ao Projeto Plantar o Futuro.
Atividade a “TERRA TREME”Atividade a “TERRA TREME”IQ, IP-RAM
Abertura Oficial de novas naves de formação e entrega de certificados aos formandos do Instituto para a Qualificação, IP-RAM Abertura Oficial de novas naves de formação e entrega de certificados aos formandos do Instituto para a Qualificação, IP-RAM IQ, IP-RAM
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 dezembroDia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 dezembroA Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, assinala o dia 3 de dezembro - o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Programas Juvenis e oportunidades para jovensProgramas Juvenis e oportunidades para jovensIniciativa decorreu no dia 20 de novembro.
Recalendarização das "Novas Conferências do Casino 2018: Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico" Recalendarização das "Novas Conferências do Casino 2018: Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico" Divulga-se a nova data para a realização das "Novas Conferências do Casino 2018 -Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico", o horário e atualiza-se o programa
Adiamento das Novas Conferências do Casino 2018 - "Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico"Adiamento das Novas Conferências do Casino 2018 - "Insularidade e Educação - Educar e Formar no Atlântico"Impossibilidade de deslocação de Avelino Meneses adia terceira sessão. Esta iniciativa foca-se na identificação de oportunidades partilhadas para o desenvolvimento de pessoas e instituições e conta com a participação dos Secretários da Educação da Madeira e da Regiâo Autónoma dos Açores.
“Plantar o Futuro” cria laços com jovens“Plantar o Futuro” cria laços com jovensPrimeira ação do projeto leva 53 alunos ao Paul da Serra.
Abertura de inscrições nas ações de formação "Educação Inclusiva: implicações para a prática dos psicólogos escolares"Abertura de inscrições nas ações de formação "Educação Inclusiva: implicações para a prática dos psicólogos escolares"Ações de formação destinadas a psicólogos a intervir em contexto escolar.
Madeira é referência nacional na execução de projetos Eramus+Madeira é referência nacional na execução de projetos Eramus+Região tem 43 projetos aprovados.
Observatório Europeu do Desporto e Emprego promove inquéritoObservatório Europeu do Desporto e Emprego promove inquéritoPretende-se apresentar os pontos de vista dos empregadores sobre as realidades e desafios que o sector do Desporto enfrenta.
Taça do Mundo de ParatriatloTaça do Mundo de ParatriatloProva decorreu na Cidade do Funchal dia 28 de outubro.
Taça da Europa de TriatloTaça da Europa de TriatloDiretor Regional esteve na entrega de prémios.
Aposta que vale a penaAposta que vale a penaDiplomas CEF entregues a cerca de meia centena.
II Encontro Regional dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 23 e 24 de NovembroII Encontro Regional dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 23 e 24 de NovembroII Encontro Regional dos Ambientes Inovadores de Aprendizagem - 23 e 24 de Novembro
Prémio de Mérito é para recordar  mas o que nos espera é o futuroPrémio de Mérito é para recordar mas o que nos espera é o futuroNove alunos distinguidos na EBS D. Lucinda Andrade.
Acabei os Estudos! E Agora?Acabei os Estudos! E Agora?Dia 31 de outubro - Loja de Juventude do Funchal.
Prática desportiva é hoje valorizada socialmentePrática desportiva é hoje valorizada socialmenteDesporto Escolar pretende continuar a crescer.
La Vie reforça apoio  ao Ponto e VírgulaLa Vie reforça apoio ao Ponto e VírgulaSecretaria Regional de Educação e aquele centro comercial robustecem parceria.
Capacidade de inovar exige liderança e visãoCapacidade de inovar exige liderança e visãoSecretário Regional realça carácter vanguardista da Educação na RAM.
Time to Move 2018 | Muitas oportunidades para ti!Time to Move 2018 | Muitas oportunidades para ti!O que é a Campanha Time to Move?
Campanha “Cibersegurança nas Escolas”Campanha “Cibersegurança nas Escolas”Campanha “Cibersegurança nas Escolas”
Seminário “Ethicsboard – Ética, Empreendedorismo e Educação”Seminário “Ethicsboard – Ética, Empreendedorismo e Educação”Secretário Regional de Educação esteve na abertura.
Gala comemorativa do centenário da Associação de Futebol da MadeiraGala comemorativa do centenário da Associação de Futebol da MadeiraAFM homenageou diversas personalidades.
 Inspeção Regional de Educação divulgada na Escócia Inspeção Regional de Educação divulgada na EscóciaStanding International Conferência of Inspectorates (SICI) Executive e a Education Scotland em Glasgow
Conservatório na pauta da formação integralConservatório na pauta da formação integralOferta artística determinante no sistema educativo regional.
Novas Regras - Detalhe e informação nas faturasNovas Regras - Detalhe e informação nas faturasANACOM determina que a data do fim da fidelização e respetivos encargos passem a constar das faturas a enviar gratuitamente aos consumidores
Educar e FormarEducar e Formarpara ganhar o futuro
Europeu de Polo Aquático  traz 600 à RegiãoEuropeu de Polo Aquático traz 600 à RegiãoCompetição disputa-se no Complexo de Piscinas Olímpicas.
Câmara de Lobos contribui para o sucesso da RegiãoCâmara de Lobos contribui para o sucesso da RegiãoIndicadores registam melhoria significativa dos resultados.
Contributo inequívoco das Artes na EducaçãoContributo inequívoco das Artes na EducaçãoSecretário Regional releva investimento nas Artes.
Clube CódigoClube CódigoProjeto Clube Código
Relações entre Madeira e Angola reforçadas com protocoloRelações entre Madeira e Angola reforçadas com protocoloRegião firma acordo com Cônsul-Geral da República de Angola em Lisboa.
Fórum Madeira Global 2018 – InscriçõesFórum Madeira Global 2018 – InscriçõesCentro das Comunidades Madeirenses e Migrações
EB23 do Estreito de C. Lobos  procura estar na vanguardaEB23 do Estreito de C. Lobos procura estar na vanguardaJorge Carvalho elogia trabalho desenvolvido naquele estabelecimento de ensino.
Jogos Escolares de Aventura 2018Jogos Escolares de Aventura 2018Porto Santo
Voz d’Amanhã revela talentosVoz d’Amanhã revela talentosVII Festival da Canção Juvenil da Madeira realiza-se quarta-feira.
Reconhecimento do trabalho,  dedicação e empenhoReconhecimento do trabalho, dedicação e empenhoES Francisco Franco distinguiu 184 alunos finalistas.
Educação cria “via verde”  dos alunos para a SaúdeEducação cria “via verde” dos alunos para a SaúdeProtocolo entre SRE e SRS promove eficiência no acesso aos diferentes serviços.
Equiparação a Bolseiro e Licença Sabática 2018/2019Equiparação a Bolseiro e Licença Sabática 2018/2019Prazo de candidaturas termina dia 29 de junho de 2018
Madeira e Brasil  reforçam relaçõesMadeira e Brasil reforçam relaçõesComunidade brasileira ganha apoio consular.
«Temos todos muito a aprender»«Temos todos muito a aprender»Desafio lançado pelo Secretário Regional no XXVI Encontro Regional do Ensino Básico Recorrente.
Desempenho fantástico dos alunosDesempenho fantástico dos alunosJorge Carvalho e o sucesso da Semana Regional das Artes.
Projeto “ReTraVaSSEV – Recognition, Training and Validation of soft skills for employability of vulnerable groups” Projeto “ReTraVaSSEV – Recognition, Training and Validation of soft skills for employability of vulnerable groups” Programa Erasmus +
Secretário Regional saúda normalidade nas avaliações dos alunosSecretário Regional saúda normalidade nas avaliações dos alunos«Uma boa notícia para as escolas e para os professores, bem como para os alunos e suas famílias», diz Jorge Carvalho.
Alunos premiados no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades PortuguesasAlunos premiados no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades PortuguesasConcurso instituído pelo Representante da República para a RAM.
Desempenho fantásticoDesempenho fantásticoSemana Regional das Artes 2018 é expoente do trabalho desenvolvido.
«Firmámos com os professores compromissos sérios e inabaláveis»«Firmámos com os professores compromissos sérios e inabaláveis»Secretário Regional considera greve convocada uma afronta sem sentido nem fundamento.
Posição sobre a greve convocada pelo SPMPosição sobre a greve convocada pelo SPMDos cinco sindicatos representativos de professores existentes na Região Autónoma da Madeira (RAM), o Sindicato dos Professores da Madeira (SPM)*, apresentou um pré-aviso de greve às atividades de avaliação, por tempo indeterminado e a partir das 00:00 horas do próximo dia 13. A Secretaria Regional de Educação (SRE) divulga a sua posição sobre as razões que aquele Sindicato apresenta para a convocatória grevista.
«O currículo é compatível com a autonomia do professor» – entrevista a Maria do Céu Roldão«O currículo é compatível com a autonomia do professor» – entrevista a Maria do Céu Roldão23.ª edição de Educatio
Festa do Desporto Escolar adiadaFesta do Desporto Escolar adiadaEm virtude do dia de luto nacional decretado pelo Governo da República e promulgado pelo Presidente da República, a cerimónia de abertura da Festa do Desporto Escolar foi adiada para amanhã (23 de maio), às 20 horas, no Estádio do Marítimo.
Festa do Desporto Escolar  realça Património CulturalFesta do Desporto Escolar realça Património CulturalCerca de 8 mil envolvidos no ponto alto do ano letivo.
Espaço de criatividade e de afirmação da cultura atlânticaEspaço de criatividade e de afirmação da cultura atlânticaPerspetiva de Jorge Carvalho sobre o protocolo entre os conservatórios da Madeira e de Canárias.
“Eu Represento a Minha História…” revela talentos em 12 escolas“Eu Represento a Minha História…” revela talentos em 12 escolasConcurso promoveu a valorização e o conhecimento da História e Cultura Regionais.
Europa é espaço de possibilidadesEuropa é espaço de possibilidadesJorge Carvalho elege a paz e a democracia como pilares da União Europeia.
Portas Abertas 2018Portas Abertas 2018De 10 e 11 de Maio.
Comemorações do 93.º aniversário do Clube Desportivo 1.º de MaioComemorações do 93.º aniversário do Clube Desportivo 1.º de MaioTorneio de Futebol Prof. Eleutério de Aguiar
Projeto diferenciador e inclusivo que procura dar resposta a todosProjeto diferenciador e inclusivo que procura dar resposta a todosSecretário Regional de Educação felicitou o Colégio do Marítimo.
Baixa natalidade não é só  um problema da EducaçãoBaixa natalidade não é só um problema da EducaçãoJorge Carvalho confiante «no trajeto que a Região tem vindo a trilhar».
Robótica na EBS Gonçalves Zarco  com patrocínio da PT e da MEORobótica na EBS Gonçalves Zarco com patrocínio da PT e da MEOEquipamento tecnológico permite criação de ambiente de aprendizagem inovador.
«O professor é um decisor em relação e em situação» – entrevista a Isabel Baptista«O professor é um decisor em relação e em situação» – entrevista a Isabel Baptista22.ª edição de Educatio
Mais próximos da AlemanhaMais próximos da AlemanhaProtocolo institui Escolas-Piloto de Alemão na Região Autónoma da Madeira.
«Perceber se, além dos professores,  os alunos cumprem o currículo»«Perceber se, além dos professores, os alunos cumprem o currículo»Repto de Jorge Carvalho no Encontro Regional sobre Autonomia e Flexibilidade Curricular.
Madeira e Cabo Verde estreitam relaçõesMadeira e Cabo Verde estreitam relaçõesReforçados mecanismos de resposta à comunidade cabo-verdiana.
Sucesso pertença de todosSucesso pertença de todosEBS Dona Lucinda Andrade celebrou 24 anos de atividade.
Dimensão psicológica completa preparação desportiva de sucessoDimensão psicológica completa preparação desportiva de sucessoFormação “Psicologia e Desporto” reuniu cerca de 150 docentes.
Viola de Arame em tom de livroViola de Arame em tom de livroObra de Vítor Sardinha contextualiza instrumento tradicional da Madeira no mundo.
Ações de prevenção nas escolas abrangeram cerca de 45 milAções de prevenção nas escolas abrangeram cerca de 45 milSegurança em Casa, na Rua e na Escola
Diagnóstico é essencial na tomada de decisõesDiagnóstico é essencial na tomada de decisõesBoas práticas das escolas partilhadas visando o sucesso dos alunos.
Entrevista aos 6 formandos participantes Entrevista aos 6 formandos participantes 43º Campeonato Nacional das Profissões - SkillsPortugal
Alterações obrigatórias do posicionamento remuneratórioAlterações obrigatórias do posicionamento remuneratórioAplicação do artigo 18.º da LOE 2018
Igualdade de Género reúne consensoIgualdade de Género reúne consensoParlamento dos Jovens debateu propostas a levar a São Bento.
Bandeira Verde Eco-Escolas desfraldada na Quinta do LemeBandeira Verde Eco-Escolas desfraldada na Quinta do LemeServiço Técnico de Educação Especial distinguido pelo sétimo ano consecutivo.
Sessões de Partilha de Boas Práticas sobre AutoavaliaçãoSessões de Partilha de Boas Práticas sobre AutoavaliaçãoPráticas e Efeitos
Temporada Artística 2018 tem 53 espetáculos em agendaTemporada Artística 2018 tem 53 espetáculos em agendaJovens talentos vão exibir-se nos 11 concelhos da Região.
Aprender fazendo é fundamentalAprender fazendo é fundamentalJorge Carvalho destacou qualidade dos projetos no concurso “Ciência na Escola”.
Cordofones tradicionais celebram cultura madeirense na ALRAMCordofones tradicionais celebram cultura madeirense na ALRAMAssociação Xarabanda e Mário André distinguidos pelo trabalho desenvolvido.
Caniçal iça Bandeira VerdeCaniçal iça Bandeira VerdeEB23 do Caniçal foi a primeira do Concelho a receber o símbolo.
Comunidade sensibilizada para a segurança na EB1/PE e Creche de Santa CruzComunidade sensibilizada para a segurança na EB1/PE e Creche de Santa CruzSegurança em Casa, na Rua e na Escola
Sala Snoezelen apetrechadaSala Snoezelen apetrechadaMadeira Medical Center e Good Luck Tours cederam equipamento ao STEE.
Ação de Formação “Orçamento 2018 – Diplomas e Execução”Ação de Formação “Orçamento 2018 – Diplomas e Execução”Decorrerá no dia 31 de janeiro de 2018, no auditório da Escola Secundária Francisco Franco, uma ação de formação para dar a conhecer e operacionalizar a execução do Orçamento de Estado e o Orçamento da Região Autónoma da Madeira para 2018.
Definição de Responsabilidades e Funções FinanceirasDefinição de Responsabilidades e Funções FinanceirasNota Informativa n.º 1/GUG/2018 – Define as responsabilidades e funções cometidas aos Serviços, Direções Regionais, Escolas Básicas e Secundárias, Serviços e Fundos Autónomos e Entidades Públicas Reclassificadas e ao Gabinete da Unidade de Gestão e Planeamento da SRE.
Erasmus proporciona partilha de experiênciasErasmus proporciona partilha de experiênciasIntercâmbio proporcionado pelo projeto da EB1/PE Lombada (P. Sol).
“Segurança em Casa, na Rua e na Escola” na EB1/PE da Quinta Grande“Segurança em Casa, na Rua e na Escola” na EB1/PE da Quinta GrandeAção de sensibilização com técnicos das instituições parceiras
Educação para a Segurança apela a uma cidadania ativaEducação para a Segurança apela a uma cidadania ativaFormação dirigida a professores e educadores sobre “Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.
Tecnologia apela a Ambientes Inovadores de AprendizagemTecnologia apela a Ambientes Inovadores de AprendizagemJorge Carvalho releva a importância da formação de uma sociedade futuramente tecnológica.
"Segurança em Casa, na Rua e na Escola" tem novas ações de sensibilização"Segurança em Casa, na Rua e na Escola" tem novas ações de sensibilizaçãoProjeto do Gabinete do Secretário Regional de Educação
Novas instalações do Gabinete do Ensino SuperiorNovas instalações do Gabinete do Ensino SuperiorGES muda para o centro da cidade
Linhas estratégias apresentadasLinhas estratégias apresentadasO Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, apresentou na ALRAM, as linhas condutoras para as áreas tuteladas na sua pasta.
Secretário Regional de Educação visita as novas instalaçõesSecretário Regional de Educação visita as novas instalaçõesSecretário Regional de Educação visitou as novas instalações da Inspeção Regional de Educação
A vírgula e as nossas inquietações linguísticas | As crianças, os jovens e a sua terra natalA vírgula e as nossas inquietações linguísticas | As crianças, os jovens e a sua terra natalHistórias na 21.ª edição do Educatio
Novas instalações da Inspeção Regional de EducaçãoNovas instalações da Inspeção Regional de EducaçãoA IRE mudou-se para a Rua das Hortas.
ENTREGUES 190 DIPLOMAS E CERTIFICADOS A JOVENS E ADULTOSENTREGUES 190 DIPLOMAS E CERTIFICADOS A JOVENS E ADULTOSEscola Profissional Dr. Francisco Fernandes
Exposição de presépios e decorações de Natal no IQ, IP-RAM-CFPMExposição de presépios e decorações de Natal no IQ, IP-RAM-CFPMPresépios do CFPM
Escolas do Caniço e F. Franco ganham donativo do Grupo SousaEscolas do Caniço e F. Franco ganham donativo do Grupo SousaEquipamentos de informática e eletrónica para os Clubes de Robótica.
Dia da Floresta AutóctoneDia da Floresta AutóctoneProjeto Eco-Escolas
O IQ, IP-RAM, através do CFPM e da EPFF, participou na cerimónia de entrega do galardão bandeira verde às Eco-EscolasO IQ, IP-RAM, através do CFPM e da EPFF, participou na cerimónia de entrega do galardão bandeira verde às Eco-EscolasCerimónia de entrega do galardão bandeira verde às Eco-Escolas
Harmonizar aulas e treinosHarmonizar aulas e treinosJorge Carvalho desafia movimento desportivo a buscar nas escolas enquadramento específico para os atletas.
“Prevenir para o sucesso” premiado com 50 mil euros“Prevenir para o sucesso” premiado com 50 mil eurosProjeto do Serviço Técnico de Formação Profissional incluído no Orçamento Participativo de Portugal.
Formados 55 novos Delegados de SegurançaFormados 55 novos Delegados de SegurançaPrevenção de riscos na comunidade escolar
A criatividade em duas publicações de e para estudantesA criatividade em duas publicações de e para estudantesHistórias na 20.ª edição do Educatio
Novas Conferências do Casino em 2017 – 'Tecnologias Digitais'Novas Conferências do Casino em 2017 – 'Tecnologias Digitais'Parceria da Secretaria Regional de Educação com o Diário de Notícias da Madeira
Instituições de Santo António unidas para 'Educar para a melhoria'Instituições de Santo António unidas para 'Educar para a melhoria'EB1/PE do Boliqueime e Casa de Saúde São João de Deus celebram protocolo.
Tecnologias Digitais e Promoção das Aprendizagens levaram mais de 400 às Novas Conferências do CasinoTecnologias Digitais e Promoção das Aprendizagens levaram mais de 400 às Novas Conferências do CasinoIniciativa da SRE e do DN Madeira despertou grande interesse.
Mobilidade Europeia - Projeto “Consolidar Competências III”Mobilidade Europeia - Projeto “Consolidar Competências III”Apresentação de candidaturas
Escola precisa do envolvimento dos psicólogosEscola precisa do envolvimento dos psicólogosSecretaria Regional e Ordem da classe celebram protocolo de cooperação.
EBS de Santana celebra 35 anos de atividadeEBS de Santana celebra 35 anos de atividadeJorge Carvalho valoriza docentes e elogia discentes.
Festa do Desporto Escolar realiza-se entre 22 e 25 de maioFesta do Desporto Escolar realiza-se entre 22 e 25 de maioPatrimónio Cultural é o tema para o tradicional espetáculo de abertura.
ES Francisco Franco distingue 462 alunosES Francisco Franco distingue 462 alunosJorge Carvalho realçou importância do reconhecimento social do mérito dos estudantes.
Compreender, intervir e transformar a Educação Física nas Escolas da RAMCompreender, intervir e transformar a Educação Física nas Escolas da RAMProtocolo celebrado entre SRE e UMa visa investigação naquela disciplina.
Dia Mundial do ProfessorDia Mundial do ProfessorA 5 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Professor e o Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira, unidade orgânica da Direção Regional de Inovação e Gestão, pretende assinalar o dia disponibilizando online a publicação “Perfil do Docente da Região Autónoma da Madeira” bem como uma infografia com os principais resultados.
EB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro comemora 25 anos de atividadeEB23 Dr. Eduardo Brazão de Castro comemora 25 anos de atividadeSecretário Regional realça desempenho do antigo governante e papel da Escola na comunidade.
Apoio essencial às famílias, Gonçalo Nuno Araújo em entrevista [EXPLICADOR]Apoio essencial às famílias, Gonçalo Nuno Araújo em entrevista [EXPLICADOR]História na 19.ª edição do Educatio
Marítimo de olhos no futuro não esquece o seu passadoMarítimo de olhos no futuro não esquece o seu passadoJorge Carvalho felicitou coletividade pela passagem do seu 107.º aniversário.
Tranquilidade no início do ano letivoTranquilidade no início do ano letivoSecretários Regionais presentes em várias escolas.
Revolução tecnológica também na MadeiraRevolução tecnológica também na MadeiraMiguel Albuquerque incentiva a introdução da robótica e matemática aplicada.
Educação pelas Artes é marca na MadeiraEducação pelas Artes é marca na MadeiraSecretário Regional de Educação realça contributo da arte na formação holística do indivíduo.
A diferenciação é uma oportunidade num desafio chamado globalizaçãoA diferenciação é uma oportunidade num desafio chamado globalizaçãoIdeia transmitida por Jorge Carvalho no III Encontro Municipal de Juventude da Calheta.
Através das artes tornamo-nos maioresAtravés das artes tornamo-nos maioresConvicção de Jorge Carvalho no encerramento do ano letivo do CEPAM.
Dimensão humanística da Escola é muito importanteDimensão humanística da Escola é muito importanteConstatação de Jorge Carvalho na entrega de Prémios de Mérito da EB23 Estreito de Câmara de Lobos.
Formação fortalece desempenho profissionalFormação fortalece desempenho profissionalProfissionais de Educação de Infância e Professores de Matemática reunidos em Encontros Regionais.
Conhecimento é ferramenta de sucessoConhecimento é ferramenta de sucessoConvicção manifestada por Jorge Carvalho no Fórum “Educação – Globalização: Ameaças e Desafios”.
Edifício do Governo aberto à comunidadeEdifício do Governo aberto à comunidade1 de julho
“Carta da Convivialidade” para o sucesso de todos“Carta da Convivialidade” para o sucesso de todosJorge Carvalho relevou importância do projeto no sucesso de todos os agentes de Educação.
Adultos regressam à escola | Bolo de Abacate, Matemática e CidadaniaAdultos regressam à escola | Bolo de Abacate, Matemática e CidadaniaHistórias na 18.ª edição do Educatio
Estatísticas Gerais da Educação 2015/2016Estatísticas Gerais da Educação 2015/2016As Estatísticas da Educação referentes ao ano letivo 2015/2016 encontram-se disponíveis.
Trilhar caminho da meritocraciaTrilhar caminho da meritocraciaJorge Carvalho elogia distinção dos desempenhos de excelência.
Educação da RAM em debate pertinenteEducação da RAM em debate pertinenteSRE e CNE debateram “Das Realidades Regionais ao Enquadramento Nacional”.
“Prémio La Vie” distingue escolas“Prémio La Vie” distingue escolasReconhecimento da sociedade ao trabalho da Educação, considera Jorge Carvalho.
Conhecimento traz autonomiaConhecimento traz autonomiaIdeia preconizada por Jorge Carvalho no XXV Encontro Regional do Ensino Básico Recorrente.
Curso profissional junta Gonçalves Zarco e Porto BayCurso profissional junta Gonçalves Zarco e Porto BayAlunos terão formação na escola e no hotel durante a frequência num curso profissional de Restaurante/Bar.
‘Na minha terra natal’ no espaço EntreArte‘Na minha terra natal’ no espaço EntreArteSRE mostra 526 trabalhos elaborados por crianças e jovens entre os 5 e os 18 anos.
‘Agente X’ descomplica matemática‘Agente X’ descomplica matemáticaProjeto envolveu este ano letivo cerca de mil alunos.
1500 pequenas obras mostram “Um mundo para eu morar”1500 pequenas obras mostram “Um mundo para eu morar”Alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo desenharam os seus sonhos.
Arte de aproximar pessoasArte de aproximar pessoas Jorge Carvalho relevou enriquecimento pessoal e social das experiências artísticas.
Luz, cor e energia na educação pelas artesLuz, cor e energia na educação pelas artesSemana Regional das Artes’2017 envolve quatro mil alunos em 54 espetáculos.
Prémio Literário associa estudantes madeirenses ao 10 de junhoPrémio Literário associa estudantes madeirenses ao 10 de junhoParceria entre Representante da República e Secretaria de Educação distingue alunos do 3º ciclo e do Secundário.
Assembleia das Regiões da Europa define prioridadesAssembleia das Regiões da Europa define prioridadesJorge Carvalho presente na reunião que congrega 150 regiões de 30 países.
‘MARmórias’ retrata baleeiros‘MARmórias’ retrata baleeirosJorge Carvalho realça a confluência de artes na exposição patente no Museu da Baleia da Madeira.
Sociedade inclusiva praticada na EscolaSociedade inclusiva praticada na EscolaJorge Carvalho releva trabalho desenvolvido num setor especial da Educação.
Resposta aos riscos treinada em várias escolas da RAMResposta aos riscos treinada em várias escolas da RAMSemana intensa de prevenção e segurança
Jorge Carvalho anuncia para junho abertura do concurso de professoresJorge Carvalho anuncia para junho abertura do concurso de professoresRevelação do Secretário Regional de Educação no 12.º Congresso dos Professores da Madeira.
A escola é um polo de transformação da sociedadeA escola é um polo de transformação da sociedadeJorge Carvalho realça consciência cívica ganha pelos alunos em projetos como a Bandeira Verde Eco-Escolas.
Festa do Desporto Escolar dá corpo a “Os Sonhos de Zarco”Festa do Desporto Escolar dá corpo a “Os Sonhos de Zarco”Cerca de 7500 alunos envolvidos no ponto alto das atividades desportivas escolares.
Europa é partilha democráticaEuropa é partilha democráticaAlunos premiados na celebração do Dia da Europa na Madeira.
Europa é um espaço de oportunidadesEuropa é um espaço de oportunidadesMensagem de Jorge Carvalho para os jovens no Dia da Europa.
Se os jovens quiserem, podem fazer acontecerSe os jovens quiserem, podem fazer acontecerJorge Carvalho desafia os estudantes a serem criativos.
«A música é razão com emoção» – Pedro Neves, maestro em entrevista«A música é razão com emoção» – Pedro Neves, maestro em entrevistaHistória na 17.ª edição do Educatio
Teatro fomenta crescimento culturalTeatro fomenta crescimento culturalJorge Carvalho valoriza potencial da expressão dramática.
A construção da Europa não pertence só aos políticosA construção da Europa não pertence só aos políticosJorge Carvalho incentivou os jovens a desempenhar um papel ativo na União Europeia.
Talento atinge expoente máximo nas artesTalento atinge expoente máximo nas artesAspeto relevado por Jorge Carvalho na APELarte.
600 jovens celebram na Madeira Semana Europeia da Juventude600 jovens celebram na Madeira Semana Europeia da JuventudeIniciativa decorre entre 2 e 9 de maio em 30 países da Europa.
Viver com alegria é desafio para todos os diasViver com alegria é desafio para todos os diasMensagem de Jorge Carvalho no IX Encontro Regional de Educação Moral e Religiosa Católica.
Espaço de realização fora da sala de aulaEspaço de realização fora da sala de aulaJorge Carvalho relevou importância das atividades extra curriculares.
Assembleia Legislativa abre portas ao jazzAssembleia Legislativa abre portas ao jazzParceria entre a ALRAM e a SRE permitirá aos alunos do Conservatório tocar no Salão Nobre daquele edifício.
«O mundo quer trabalhadores talentosos», entrevista a Leonor Lima Torres«O mundo quer trabalhadores talentosos», entrevista a Leonor Lima TorresHistória na 16.ª edição do Educatio
Festival da Canção Infantil da Madeira completa perfil do aluno do século XXIFestival da Canção Infantil da Madeira completa perfil do aluno do século XXIJorge Carvalho releva contributo da iniciativa para a aquisição de competências criativas.
Exemplos de participação social das escolas e o Estudo como ferramenta que faz a diferençaExemplos de participação social das escolas e o Estudo como ferramenta que faz a diferençaHistórias na 15.ª edição do Educatio
Formação integral dos jovens promove boas condutas sociaisFormação integral dos jovens promove boas condutas sociaisConvicção de Jorge Carvalho ilustrada com o Plano Regional de Educação Rodoviária.
Criar condições para termos  melhor e mais educaçãoCriar condições para termos melhor e mais educaçãoJorge Carvalho assume desafios do sistema educativo.
Atribuição do Subsídio de Refeição na Administração Pública Atribuição do Subsídio de Refeição na Administração Pública Nota Informativa n.º 5/GUG/2017 – Relembra os requisitos a observar na atribuição do subsídio de refeição na Administração Pública e chama a atenção para a não acumulação do subsídio de refeição com qualquer outra prestação de idêntica natureza.
Escola agradável e saudável é responsabilidade de todosEscola agradável e saudável é responsabilidade de todosMensagem de Jorge Carvalho no II Colóquio ‘Educar para a Saúde e Bem-estar na Escola’.
Escola promove literacia ambientalEscola promove literacia ambientalJorge Carvalho destaca contributo do Programa Eco-Escolas para a educação ambiental da sociedade.
Definição de Responsabilidades / Funções e Calendário de Reporte Mensal Definição de Responsabilidades / Funções e Calendário de Reporte Mensal Nota Informativa n.º 4/GUG/2017 – Relembra as responsabilidades e funções dos serviços, direções regionais, escolas básicas e secundárias, serviços e fundos autónomos, entidades públicas reclassificadas e Gabinete da Unidade de Gestão e Planeamento da SRE em matéria de reporte mensal, bem como o respetivo calendário de reporte mensal.
Professor será sempre fundamentalProfessor será sempre fundamentalConvicção manifestada por Jorge Carvalho no seminário “Salas de Aula do Futuro: Desafios e Oportunidades”.
Intervenção dos psicólogos favorece sucesso escolarIntervenção dos psicólogos favorece sucesso escolarJorge Carvalho evidenciou papel desempenhado pelos psicólogos na escola.
Escolas do Porto Santo sensibilizadas para os riscosEscolas do Porto Santo sensibilizadas para os riscosProjeto Segurança em Casa, na Rua e na Escola
«Partilhar conhecimento é construir um mundo justo»«Partilhar conhecimento é construir um mundo justo»Jorge Carvalho enfatizou atitude de D. Lucinda Andrade no Dia da Escola batizada com o seu nome.
Educação distribui três mil livros pelas bibliotecas das escolasEducação distribui três mil livros pelas bibliotecas das escolasJorge Carvalho qualifica o livro como «um bom amigo».
EB23 do Caniço festeja 18 anos atribuindo 146 Prémios de MéritoEB23 do Caniço festeja 18 anos atribuindo 146 Prémios de MéritoNunca este estabelecimento de ensino distinguiu tantos alunos.
Aspetos a ter em conta no preenchimento dos mapas de reporteAspetos a ter em conta no preenchimento dos mapas de reporteNota Informativa n.º 3/GUG/2017 - Aspetos a ter em conta pelos serviços simples, escolas com autonomia administrativa e serviços e fundos autónomos e entidades públicas relativamente ao reporte do mês de março de 2017 e meses subsequentes
Seminário "Excelência(s) com Equidade"Seminário "Excelência(s) com Equidade"Formação da Inspeção Regional de Educação - 9 e 10 de março
O movimento na educação das crianças, O edifício do Governo Regional, Literatura infantil & Rádio ao vivoO movimento na educação das crianças, O edifício do Governo Regional, Literatura infantil & Rádio ao vivoHistórias no Educatio de fevereiro
Interpretação Musical e Pedagogia congregam alunos e professores de músicaInterpretação Musical e Pedagogia congregam alunos e professores de músicaFórum Internacional “Interpretação Musical e Pedagogia” proporciona intercâmbio e oferece espetáculos aos madeirenses.
Olimpíadas da Europa com génese na MadeiraOlimpíadas da Europa com génese na MadeiraProjeto estreado na Região poderá ser alargado aos países do Mediterrâneo.
EB23 do Caniço cria Roteiro TurísticoEB23 do Caniço cria Roteiro TurísticoJorge Carvalho releva projeto que consubstancia «boas práticas pedagógicas e científicas em prol da comunidade».
Aprender a ser saudável para aproveitar coisas boas da vidaAprender a ser saudável para aproveitar coisas boas da vidaMensagem deixada por Jorge Carvalho na IX Feira/Semana da Saúde.
Calendário dos Exames Nacionais 2018Calendário dos Exames Nacionais 2018Datas de inscrição e realização dos exames nacionais/provas de ingresso no ensino superior de 2018
Escolas do Monte treinam situações de riscoEscolas do Monte treinam situações de riscoEstabelecimentos de ensino da freguesia realizaram sessões de treino de situações de eventual incêndio.
Ação de Formação "SIADAP – Da Teoria à Prática”Ação de Formação "SIADAP – Da Teoria à Prática”Decorreu no dia 10 de fevereiro de 2017, no auditório da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, a ação de formação “SIADAP – Da Teoria à Prática", inserida no plano de formação do Gabinete da Unidade de Gestão e Planeamento da SRE.
Concurso “Ciência na Escola” potencia saberes multidisciplinaresConcurso “Ciência na Escola” potencia saberes multidisciplinaresIniciativa da Fundação Ilídio Pinho premeia escolas da Região.
40 anos da EBS da Ponta do Sol, banda desenhada na primeira pessoa & explicador sobre desenho com profundidade40 anos da EBS da Ponta do Sol, banda desenhada na primeira pessoa & explicador sobre desenho com profundidadeHistórias no Educatio de janeiro
Criar literacia do desportoCriar literacia do desportoJorge Carvalho releva importância da atuação integral pretendida com a campanha MOVE NOW.
«É importante conhecer o nosso passado e transmiti-lo aos alunos»«É importante conhecer o nosso passado e transmiti-lo aos alunos»Ideia preconizada por Jorge Carvalho no III Encontro de História Regional e Local na Escola.
SRE e UMa apostam na literacia em saúdeSRE e UMa apostam na literacia em saúdeProtocolo visa promoção de estilos de vida saudáveis dos alunos e envolve ainda a Escola Superior de Saúde e a EBS Gonçalves Zarco.
Só o conhecimento nos torna diferentesSó o conhecimento nos torna diferentesJorge Carvalho reitera aposta do Governo Regional na formação dos cidadãos.
Escolas de São Martinho sensibilizadas para os riscos naturais e tecnológicosEscolas de São Martinho sensibilizadas para os riscos naturais e tecnológicosNo âmbito do projeto "Segurança em Casa, na Rua e na Escola", realizaram-se, na passada segunda-feira (9 de janeiro), intervenções em quatro escolares desta freguesia.
EBS Ponta do Sol é exemplo de 40 anos de AutonomiaEBS Ponta do Sol é exemplo de 40 anos de AutonomiaJorge Carvalho associa 40 anos de atividade daquela escola e de exercício de Autonomia.
Vencimento de duodécimos no Sistema Integrado de Apoio à Gestão (SIAG)Vencimento de duodécimos no Sistema Integrado de Apoio à Gestão (SIAG)Nota Informativa n.º 2/GUG/2017 - Vencimentos de duodécimos no Sistema Integrado de Apoio à Gestão (SIAG) relativo à execução orçamental de 2017
Alteração orçamental decorrente de classificações económicas não previstas Alteração orçamental decorrente de classificações económicas não previstas Nota Informativa n.º 1/GUG/2017 - Alteração orçamental das despesas com pessoal – classificações económicas não previstas no orçamento inicial de 2017
Um olhar sobre o Dançando com a Diferença, a vez do protocolo, universidade: bem mais do que aulas & trailUm olhar sobre o Dançando com a Diferença, a vez do protocolo, universidade: bem mais do que aulas & trailHistórias no Educatio de dezembro
Reunião no âmbito da alteração, em 2017, de 16 fundos escolaresReunião no âmbito da alteração, em 2017, de 16 fundos escolaresDecorreu no dia 13 de dezembro de 2016, no auditório da Secretaria Regional da Agricultura e Pescas, uma reunião de trabalho para operacionalizar alguns procedimentos referentes à suspensão do Fundo Escolar, em conformidade com o disposto no art.º 39.º do Orçamento da RAM para 2017.
Investimento na Educação corresponde a 21% do ORAMInvestimento na Educação corresponde a 21% do ORAMCerca de 343 milhões de euros dão corpo ao orçamento da SRE «comprometido com o desenvolvimento sustentado» da RAM.
Orçamento dos Serviços, Direções Regionais, Instituto e Entidades Públicas ReclassificadasOrçamento dos Serviços, Direções Regionais, Instituto e Entidades Públicas ReclassificadasO Orçamento da Região Autónoma da Madeira para o ano económico de 2017, do qual fazem parte integrante os orçamentos dos Serviços, Direções Regionais, Instituto e Entidades Públicas Reclassificadas foi aprovado no dia 16 de dezembro de 2016.
Formação “SIADAP – Instrumento de Gestão e Avaliação”Formação “SIADAP – Instrumento de Gestão e Avaliação”Inserida no Plano de Formação Interna do Gabinete da Unidade de Gestão e Planeamento da Secretaria Regional de Educação para o ano de 2016, realizou-se no dia 12 de dezembro de 2016 a ação de formação "SIADAP – Instrumento de Gestão e Avaliação".
Artigos diversos sobre segurança e prevenção de riscosArtigos diversos sobre segurança e prevenção de riscosPublicados pela Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia no periódico Educatio
Inclusão é responsabilidade de toda a sociedadeInclusão é responsabilidade de toda a sociedadeDesafio lançado por Jorge Carvalho na entrega de Certificados a 50 formandos do Serviço Técnico de Formação Profissional.
Escola como local de projetos de vidaEscola como local de projetos de vidaIdeia explanada pelo Secretário Regional de Educação no XII Colóquio CIE-UMa “(Contra) Tempos de Educação e Democracia, evocando John Dewey”.
Formação interna "Orçamento PIDDAR"Formação interna "Orçamento PIDDAR"No mês de novembro, decorreram duas ações de formação "Orçamento PIDDAR" inseridas no Plano de Formação Interna do Gabinete da Unidade de Gestão e Planeamento da Secretaria Regional de Educação para o ano de 2016.
Escutismo mundial, rádios escolares, Ponto e Vírgula em EntreArte & gestão da qualidadeEscutismo mundial, rádios escolares, Ponto e Vírgula em EntreArte & gestão da qualidadeHistórias no Educatio de novembro
Geração preparada para vencer desafiosGeração preparada para vencer desafiosJorge Carvalho considera que nenhuma geração como esta teve professores tão competentes, instalações e equipamentos tão adequados à formação.
“Competitividade e Sustentabilidade do Espaço Insular” impõem reflexão“Competitividade e Sustentabilidade do Espaço Insular” impõem reflexãoX Conferência do Atlântico motiva elogio governamental.
Secretário de Educação desafia alunos  a distinguirem-se pela diferençaSecretário de Educação desafia alunos a distinguirem-se pela diferençaJorge Carvalho lança repto nas Jornadas Culturais da EBS Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava).
Soluções diferentes face às necessidades futurasSoluções diferentes face às necessidades futurasSinergia entre Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira e a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco permitiu encontrar soluções diferentes para 23 alunos.
Mobilidade é fundamental para a capacitação da juventudeMobilidade é fundamental para a capacitação da juventudeJorge Carvalho desafia madeirenses a explorar Roteiro Erasmus+ Juventude em Ação.
Qualificação para vencer os desafios  do emprego e da qualidade de vidaQualificação para vencer os desafios do emprego e da qualidade de vida217 formandos da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes receberam Certificados e Diplomas.
Memória guardada e projetada através do conhecimentoMemória guardada e projetada através do conhecimentoJorge Carvalho relevou papel educativo do Museu da Baleia.
70 anos de imperturbável irreverência artística70 anos de imperturbável irreverência artísticaNos 70 anos do Conservatório, Jorge Carvalho realça «profundas raízes que sustentam projeto», que permitiram encontrar sempre «soluções justas e adequadas» em cada transformação organizativa.
147 alunos distinguidos no 38.º aniversário da Levada147 alunos distinguidos no 38.º aniversário da LevadaSecretário Regional considera que «a Escola Ângelo Augusto da Silva é uma referência».
Ligação direta ao Erasmus+ para “Mudar Vidas, Abrir Horizontes”Ligação direta ao Erasmus+ para “Mudar Vidas, Abrir Horizontes”Unidade de apoio visa agilizar e aumentar o sucesso de candidaturas aos projetos europeus.
A persistência é o caminho do êxitoA persistência é o caminho do êxitoCapacidade de ultrapassar dificuldades e de enquadrar os desafios é determinante no sucesso educativo.
Na EBS Machico são muitos os bons alunosNa EBS Machico são muitos os bons alunosPrémios de Mérito aos melhores estudantes são «reconhecimento também do mérito da comunidade educativa», considera Jorge Carvalho.
Musical “Grito de Esperança” no palco dos 40 anos de AutonomiaMusical “Grito de Esperança” no palco dos 40 anos de AutonomiaEspetáculo terá lugar no Centro de Congressos da Madeira nos dias 25, 26 e 27 de novembro.
Seis mil alunos põem “Madeira a Sorrir”Seis mil alunos põem “Madeira a Sorrir”Todas as escolas do 1.º Ciclo serão abrangidas pelo Programa Regional de Saúde Oral “Madeira a Sorrir”.
Entrevista a Christopher C. (M-ITI), sucesso educativo na Camacha & segurança na InternetEntrevista a Christopher C. (M-ITI), sucesso educativo na Camacha & segurança na InternetHistórias no Educatio de outubro
«A grande mestria do ensino é identificar o talento e despertá-lo»«A grande mestria do ensino é identificar o talento e despertá-lo»O Secretário Regional de Educação elogia a EBS D. Lucinda Andrade por procurar integrar todos, respondendo de forma individual e à medida de cada aluno.
Confiança, pertinência e eficácia na utilização das estatísticasConfiança, pertinência e eficácia na utilização das estatísticasJorge Carvalho considera Anuário de Estatísticas da Educação da Madeira – 2015 «uma ferramenta essencial no desenho de políticas públicas de educação».
Recuperação da Quinta Magnólia avança no início de 2017Recuperação da Quinta Magnólia avança no início de 2017Jorge Carvalho anuncia início de obras que farão daquele «um espaço dos madeirenses dedicado à prática desportiva».
Desenvolvimento integral com Desporto EscolarDesenvolvimento integral com Desporto EscolarBenefícios do desporto e da prática desportiva vão muito além dos físicos e motores.
Professores realizados resultam em alunos motivadosProfessores realizados resultam em alunos motivadosIdeia transmitida por Jorge Carvalho no 34.º aniversário da EBS Bispo D. Manuel Ferreira Cabral (Santana).
Escola do Campanário comemorou 12 anosEscola do Campanário comemorou 12 anosFestejos incluíram distinções aos melhores alunos do ano letivo transato.
Escola com professores empenhados e alunos dedicados é espaço de sucessoEscola com professores empenhados e alunos dedicados é espaço de sucessoES Francisco Franco celebrou 127 anos de atividade distinguindo 387 alunos.
Perceber as vantagens da tecnologia no processo de formaçãoPerceber as vantagens da tecnologia no processo de formação“Iniciação à Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico” envolve 48 escolas da RAM e motiva alunos para a área tecnológica.
«Felizmente perdemos o complexo de valorizar os melhores»«Felizmente perdemos o complexo de valorizar os melhores»Jorge Carvalho elogiou Município da Ribeira Brava por premiar os melhores alunos do Concelho.
Mérito é responsabilidade que deve ser partilhadaMérito é responsabilidade que deve ser partilhadaO Secretário Regional de Educação incentivou os alunos premiados a contagiarem amigos, colegas e familiares a buscarem o sucesso.
Por dentro das Turmas+, Ensino da Biologia em Santana, 40 anos de Autonomia em 30x40, Maiores de 23 anos no Ensino  SuperiorPor dentro das Turmas+, Ensino da Biologia em Santana, 40 anos de Autonomia em 30x40, Maiores de 23 anos no Ensino SuperiorHistórias no Educatio de setembro
Professores são os grandes obreiros do sucesso educativo da RegiãoProfessores são os grandes obreiros do sucesso educativo da RegiãoJorge Carvalho realçou desenvolvimento exponencial da Educação na Madeira desde o advento da democracia em Portugal.
Escola e Centro Social partilham espaço no Paul do MarEscola e Centro Social partilham espaço no Paul do MarProtocolo entre Secretaria Regional de Educação e Câmara Municipal da Calheta permite nova valência no edifício Vasco da Gama Rodrigues.
Eurodisseia certifica dez jovens estagiáriosEurodisseia certifica dez jovens estagiáriosUma dezena de jovens oriundos de Espanha, Bélgica e Croácia terminaram estágios de quatro meses em organismos da RAM.
“Ponto e Vírgula” revigorado com “Grande Ideia”“Ponto e Vírgula” revigorado com “Grande Ideia”Suplemento realizado pelos alunos premiará, no final do ano letivo, os melhores trabalhos nas modalidades de conto, poesia, ilustração, fotografia, reportagem, investigação histórica e vídeo.
EDUCAÇÃO Factos e NúmerosEDUCAÇÃO Factos e NúmerosCaderno informativo com dados estatísticos e informação diversa sobre fatores, condições, circunstâncias e problemáticas que condicionam as políticas educativas.
Tranquilidade e sorrisos no primeiro dia de aulasTranquilidade e sorrisos no primeiro dia de aulasArranque tranquilo do ano letivo patente nas visitas do Secretário Regional.
Educação – Factos e NúmerosEducação – Factos e NúmerosPublicação da Secretaria Regional de Educação
«Se não pensamos fora da caixa somos ultrapassados em todas as áreas»«Se não pensamos fora da caixa somos ultrapassados em todas as áreas»Miguel Albuquerque considera que as áreas pedagógica e da gestão do ensino não são dissociáveis dos desafios que aí vem.
Desporto é uma esfera de intervenção de múltiplas áreas do conhecimentoDesporto é uma esfera de intervenção de múltiplas áreas do conhecimentoJorge Carvalho sublinhou pertinência da Conferência Direito do Desporto e Política Desportiva.
Este é um momento importante de regresso à atividade letivaEste é um momento importante de regresso à atividade letivaSecretário Regional de Educação releva este marco na abertura do “VII Congresso da Educação Artística”
Saudação aos madeirenses participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016Saudação aos madeirenses participantes nos Jogos Olímpicos Rio 2016Nos momentos que antecedem a abertura dos Jogos do Rio 2016, em nome do Governo Regional da Madeira, felicitamos os atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e demais técnicos madeirenses que integram a Missão Portuguesa à XXXI Olimpíada.
Turmas homogéneas fazem sucessoTurmas homogéneas fazem sucessoProjetos "7.º ano +" e "Estreito +" revelam-se bem sucedidos.
Publicação de e para estudantes, pensamento de design, prevenção de riscos e polo aquático nos anos 20Publicação de e para estudantes, pensamento de design, prevenção de riscos e polo aquático nos anos 20Histórias no Educatio de junho
Porto Santo celebra Autonomia com Desporto EscolarPorto Santo celebra Autonomia com Desporto EscolarCerca de meio milhar de alunos estão na Ilha Dourada envolvidos em atividades “do Mar à Serra”.
Exames Nacionais do Ensino SecundárioExames Nacionais do Ensino Secundário2069 alunos, sob a vigilância de 328 professores, realizaram esta quarta-feira (22 de junho) Exames Nacionais do Ensino Secundário, do 11.º ano de escolaridade.
Salesianos mostram Jogos Pedagógicos de Prevenção das ToxicodependênciasSalesianos mostram Jogos Pedagógicos de Prevenção das ToxicodependênciasAlunos do 8.º ano de escolaridade mostraram projetos que comungam conhecimento e diversão.
La Vie atribui Fair Play a três escolasLa Vie atribui Fair Play a três escolasNa Festa do Desporto Escolar distinguiram-se o Colégio do Marítimo, a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares e o Serviço Técnico de Educação Especial.
Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Nacionais do Ensino SecundárioProvas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Nacionais do Ensino SecundárioNo total, realizaram Provas Finais e Exames Nacionais 3198 alunos, sob a vigilância de 526 professores.
Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Nacionais do Ensino SecundárioProvas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Nacionais do Ensino SecundárioNo total, sujeitaram-se às Provas Finais e aos Exames Nacionais um total de 4290 alunos, sob a vigilância de 634 professores.
Entre Escola e Família deve haver cumplicidadeEntre Escola e Família deve haver cumplicidadeRepto foi lançado pelo Secretário Regional de Educação na Conferência “Família do Século XXI – Novas Formas de Comunicação e Relação”.
Provas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Nacionais do Ensino SecundárioProvas Finais do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Exames Nacionais do Ensino SecundárioUm total de 2663 alunos realizaram provas e exames de português e filosofia.
Semana Regional das Artes abre com muita cor e sorrisosSemana Regional das Artes abre com muita cor e sorrisosEntre 13 e 21 de junho de 2016
Semana Regional das Artes celebra 40 anos de AutonomiaSemana Regional das Artes celebra 40 anos de Autonomia41 eventos, envolvendo cerca de 3 500 alunos, prometem animar o Funchal entre os dias 13 e 21 de junho.
Escola do Porto da Cruz promove Feira do LivroEscola do Porto da Cruz promove Feira do LivroIniciativa decorre até domingo e inclui uma exposição realizada com materiais reciclados.
Escola de Santana mostra bom trabalho de casa ambientalEscola de Santana mostra bom trabalho de casa ambientalSecretário Regional de Educação conheceu projetos ambientais distinguidos pela Fundação Ilídio Pinho.
Formação promovida pelo IQ, IP-RAM gera empregabilidade elevadaFormação promovida pelo IQ, IP-RAM gera empregabilidade elevadaMédia de inserção dos formandos no mercado de trabalho é de 55% e atinge nalguns casos os 100%.
Especial – Desporto Escolar e Dicas de FotografiaEspecial – Desporto Escolar e Dicas de FotografiaPublicados no Educatio de maio
 “Família+Escola=Criança Feliz” equação da EB1/PE Ribeiro Domingos Dias “Família+Escola=Criança Feliz” equação da EB1/PE Ribeiro Domingos DiasDia da Família reuniu grande parte da comunidade educativa.
Festa do Desporto Escolar celebra 40 anos de AutonomiaFesta do Desporto Escolar celebra 40 anos de AutonomiaCerca de 7 mil alunos darão corpo ao evento que decorre entre os dias 17 e 20 de maio.
A escola é a maior famíliaA escola é a maior famíliaDia da Família comemorado na Escola B1/PE de São Roque do Faial.
Escola de São Jorge celebra sua SemanaEscola de São Jorge celebra sua Semana“A nossa terra: o nosso património” é o tema da Semana da EB23 de São Jorge, que decorre até ao próximo dia 13 de maio.
Ribeira Brava voltará a ter uma escola de referênciaRibeira Brava voltará a ter uma escola de referênciaO Secretário Regional de Educação confia no início das obras de construção de um novo estabelecimento de ensino ainda em 2016.
Preparar a juventude para os desafios europeus e mundiaisPreparar a juventude para os desafios europeus e mundiaisJorge Carvalho desafia jovens a aproveitar programas europeus de formação que serão dados a conhecer nas Jornadas da Juventude.
CRIAMAR leva cultura a quatro escolasCRIAMAR leva cultura a quatro escolasCelebrados protocolos visando a realização de atividades de carácter pedagógico e cultural.
Destacados desafiados a pensar no futuro desportivo na RegiãoDestacados desafiados a pensar no futuro desportivo na RegiãoJorge Carvalho deixou repto para criação de pensamento que dê respostas aos desafios vindouros.
Apoio à prática desportiva é investimento na sociedadeApoio à prática desportiva é investimento na sociedadeSecretário Regional de Educação releva benefícios da prática do exercício físico na saúde.
Carlos Moedas em entrevista exclusiva e outros temasCarlos Moedas em entrevista exclusiva e outros temasPublicados no Educatio de abril
Observatório de Educação é instrumento de decisãoObservatório de Educação é instrumento de decisãoSecretário Regional quer políticas de Educação fundamentadas em dados estatísticos.
18.º aniversário da EBS de Santa Cruz18.º aniversário da EBS de Santa CruzJorge Carvalho garante empenho para construção de sala de sessões.
Sociedade equitativa e justa começa na escolaSociedade equitativa e justa começa na escolaJorge Carvalho realçou importância da Educação Moral e Religiosa Católica no VIII Encontro Regional daquela disciplina.
Desporto é uma escola ética e emocionalDesporto é uma escola ética e emocionalTaça Coca-Cola reúne 300 participantes no “Liceu” sob o lema do Fair-play e companheirismo.
Instituto para a Qualificação divulga oferta formativa e outros serviçosInstituto para a Qualificação divulga oferta formativa e outros serviçosDisponíveis para o período de 2016/2017
Associação de Estudantes da EBS da Calheta tem novos dirigentesAssociação de Estudantes da EBS da Calheta tem novos dirigentesJorge Carvalho aconselhou aos jovens dirigentes empenho, dedicação e competência para fazer face aos tempos complexos e exigentes.
Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira em entrevista e outros temasPresidente da Assembleia Legislativa da Madeira em entrevista e outros temasPublicados no Educatio de março
UMa desafiada a estudo à política desportiva regionalUMa desafiada a estudo à política desportiva regionalRepto lançado por Jorge Carvalho na sessão de abertura do Seminário “Desporto e Ciência” que decorre no Colégio dos Jesuítas.
Ensino das artes distingue a RegiãoEnsino das artes distingue a RegiãoFestival da Canção Infantil forma pequenos artistas e uma sociedade mais capaz.
Boa pegada ecológica na EBS MachicoBoa pegada ecológica na EBS MachicoBandeira Verde Eco-Escolas hasteada na Escola Básica e Secundária de Machico.
Escola do Caniço celebra 17 anosEscola do Caniço celebra 17 anosA efeméride foi assinalada com uma série de iniciativas, destacando-se a atribuição de Prémios de Mérito a 121 alunos.
Carlos Varela homenageado com “seu” Festival de Teatro EscolarCarlos Varela homenageado com “seu” Festival de Teatro EscolarNove escolas e quatro grupos convidados mostram trabalhos esta semana na ES Jaime Moniz.
A política educativa levada à prática e outros temasA política educativa levada à prática e outros temasPara ler no Educatio de fevereiro…
Conselho de Juventude propõe “Formar para Dirigir”Conselho de Juventude propõe “Formar para Dirigir”Formação decorrerá entre abril e junho e o plano inclui cinco módulos: Informática aplicada à Prestação de Contas, Office Avançado: Processamento de Texto e Folha de Cálculo, Comunicação em Prezi, Gestão de Associações Juvenis e Criação e Gestão de Web Site em Joomla.
Sociedade mais capaz do ponto de vista ambientalSociedade mais capaz do ponto de vista ambientalJorge Carvalho valoriza contributo global protagonizado pela Escola da Camacha.
Semana da Saúde investe nos jovensSemana da Saúde investe nos jovensPalestras, atividades e rastreios disponibilizadas à comunidade educativa da EB123/PE Bartolomeu Perestrelo.
Matemática numa forma simples e percetívelMatemática numa forma simples e percetívelJornadas da Matemática reúnem na ES Jaime Moniz vários conferencistas.
Avaliação como processo necessário e enriquecedorAvaliação como processo necessário e enriquecedorNa sessão de abertura das IV Jornadas Pedagógicas GZarco, Jorge Carvalho defendeu a desmitificação da carga negativa do conceito de avaliação.
Expressão Artística por um futuro sustentávelExpressão Artística por um futuro sustentávelEscolas do 1.º ciclo do ensino básico da RAM lançam as suas “Sementes nutritivas para um futuro sustentável”.
Gabinete do Ensino Superior inicia Divulgação e InformaçãoGabinete do Ensino Superior inicia Divulgação e InformaçãoSessões visam sensibilizar, estimular e motivar os alunos para a importância da formação de nível superior.
eTwinning liga Europa às escolas da MadeiraeTwinning liga Europa às escolas da MadeiraRede de colaboração entre escolas europeias envolve mais de 350 mil professores.
200 Certificados e Diplomas de Qualificação Profissional entregues200 Certificados e Diplomas de Qualificação Profissional entreguesTaxas de inserção no mercado de trabalho de alguns cursos chegam aos 100%.
Escolas da Calheta sensibilizadas para riscos naturais e tecnológicosEscolas da Calheta sensibilizadas para riscos naturais e tecnológicos Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”.
Valorizar e disseminar a história da MadeiraValorizar e disseminar a história da Madeira“Estratégias para a Valorização da História Regional e Local” reúne docentes na EBS Gonçalves Zarco.
O livro é um instrumento fundamental de crescimentoO livro é um instrumento fundamental de crescimentoEscolas da Região Autónoma da Madeira serão apetrechadas com cerca de 20 mil livros.
Seis escolas premiadas pela Fundação Ilídio PinhoSeis escolas premiadas pela Fundação Ilídio PinhoFase Nacional da 13.ª edição do projeto “Ciência na Escola” com boa presença da Região Autónoma da Madeira.
O novo Instituto para a Qualificação e outros temasO novo Instituto para a Qualificação e outros temasPara ler no Educatio de janeiro.
Música, teatro e dança nos 11 Concelhos da RAMMúsica, teatro e dança nos 11 Concelhos da RAMTemporada Artística 2016 prevê 50 espetáculos protagonizados por 19 grupos da DSEAM.
Sensibilização para os riscos naturais e tecnológicos na EBS de Santa CruzSensibilização para os riscos naturais e tecnológicos na EBS de Santa CruzA Escola Básica e Secundária de Santa Cruz acolheu, na passada quarta-feira (13 de janeiro), uma intervenção do projeto "Segurança em Casa, na Rua e na Escola".
Produção de conhecimento e estratégias de inovaçãoProdução de conhecimento e estratégias de inovaçãoAprovadas 43 Bolsas de Formação Avançada com um valor estimado de 2.615.020€.
As pessoas, a inovação e a qualidade em EducaçãoAs pessoas, a inovação e a qualidade em EducaçãoTema de abertura do Educatio de dezembro.
Desejos para 2016 estreia EntreArteDesejos para 2016 estreia EntreArte“Porta” de entrada para a SRE ganhou cor e alma.
Sala de ensino estruturado na Escola B23 do CaniçoSala de ensino estruturado na Escola B23 do CaniçoNova unidade valoriza o trabalho desenvolvido na área da Educação Especial nas últimas décadas.
Escolas de São Jorge sensibilizadas para os riscosEscolas de São Jorge sensibilizadas para os riscosProjeto "Segurança em Casa, na Rua e na Escola"
Secretário considera Educação Especial exemplarSecretário considera Educação Especial exemplar“Inclusão – Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais” realiza-se este ano sob o lema “Porque a diferença ainda existe…”.
Artes são alternativa de formação mais amplaArtes são alternativa de formação mais amplaCEPAM e sete Escolas do Ensino Básico do 2.º e 3.º Ciclos celebraram protocolos de desenvolvimento do Ensino Artístico em Regime Articulado.
Escolas de São Jorge sensibilizadas para os riscosEscolas de São Jorge sensibilizadas para os riscosProjeto "Segurança em Casa, na Rua e na Escola"
Súmula do II Colóquio 'Gestão do Risco e Cultura de Segurança'Súmula do II Colóquio 'Gestão do Risco e Cultura de Segurança'Organizado pela Secretaria Regional de Educação (SRE) e pela Associação Insular de Geografia (AIG) em 27 de novembro de 2015
Envolvimento das escolas para criar literacia de segurançaEnvolvimento das escolas para criar literacia de segurançaSecretário Regional de Educação enfatizou pertinência dos temas do II Colóquio Gestão do Risco e Cultura de Segurança.
II Colóquio Gestão do Risco e Cultura de SegurançaII Colóquio Gestão do Risco e Cultura de SegurançaA iniciativa da Secretaria Regional de Educação e da Associação Insular de Geografia realiza-se a 27 de novembro, no Madeira Tecnopolo.
II Colóquio Gestão do Risco e Cultura de SegurançaII Colóquio Gestão do Risco e Cultura de SegurançaIniciativa da Secretaria Regional de Educação e da Associação Insular de Geografia realiza-se a 27 de novembro, no Madeira Tecnopolo.
Inclusão - Semana Regional da Pessoa com Necessidades EspeciaisInclusão - Semana Regional da Pessoa com Necessidades EspeciaisA Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Educação, e a Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais organizam, de 3 a 9 de dezembro, o evento Inclusão - Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais.
Conhecimento das tecnologias constitui fator diferenciadorConhecimento das tecnologias constitui fator diferenciadorCorreto manuseamento das novas tecnologias constitui uma vantagem.
Ponto e Vírgula está perto de siPonto e Vírgula está perto de siSuplemento realizado pelos alunos da Madeira disponível.
Educatio, novas histórias da EducaçãoEducatio, novas histórias da EducaçãoNova publicação mensal editada pela SRE, numa plataforma amigável para o utilizador.
Hábitos de vida saudáveis podem ser potenciados na fase adultaHábitos de vida saudáveis podem ser potenciados na fase adultaJorge Carvalho sublinha importância da literacia motora nos mais novos.
Estudar e pensar para um melhor desempenho das escolasEstudar e pensar para um melhor desempenho das escolasApresentado projeto “Referencial de Aferição da Qualidade do Sistema de Educação da RAM”.
Vídeo capacita alunos perante situações de riscoVídeo capacita alunos perante situações de riscoInstrumento estabelece procedimentos a adotar em situações de emergência
Vídeo capacita alunos face a situações de riscoVídeo capacita alunos face a situações de riscoInstrumento estabelece procedimentos a adotar em situações de emergência.
Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”No âmbito do projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”, realizou-se esta terça-feira (3 de novembro), uma intervenção na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda. Esta primeira ação assinalou o retorno do projeto às escolas neste ano letivo.
Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”Projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”No âmbito do projeto “Segurança em Casa, na Rua e na Escola”, realizou-se esta terça-feira (3 de novembro), uma intervenção na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Ajuda. Esta primeira ação assinalou o retorno do projeto às escolas neste ano letivo.
Fim do alerta da Proteção CivilFim do alerta da Proteção CivilInformação de quinta-feira, 22/10/2015, pelas 21h17
Secretaria Regional de Educação promove cultura de segurançaSecretaria Regional de Educação promove cultura de segurança Exercício de simulacro no âmbito das medidas de autoproteção.
Resposta às necessidades de muitos jovensResposta às necessidades de muitos jovensJornadas da Juventude realizar-se-ão sob o lema “Capacitar, Inovar e Diferenciar”.
Dia Mundial da EstatísticaDia Mundial da EstatísticaHoje, dia 20 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Estatística.
33.º Aniversário celebrado com olhos postos no futuro33.º Aniversário celebrado com olhos postos no futuroEscola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral assinalou efeméride.
Formar e transformar jovens em cidadãos mais capazesFormar e transformar jovens em cidadãos mais capazesJorge Carvalho incentiva estudantes à construção do seu sucesso, conjugando esforços da escola, dos docentes e dos encarregados de educação.
A escola tem hoje responsabilidades acrescidasA escola tem hoje responsabilidades acrescidasSecretário Regional de Educação sublinha papel que a escola ocupa no seio familiar.
Ambiente de sucesso para criar projeto de vidaAmbiente de sucesso para criar projeto de vidaJorge Carvalho realçou desempenho da comunidade educativa da Escola Básica e Secundária do Carmo.
Seminário Educação Sexual no Séc. XXI: Oportunidades e DesafiosSeminário Educação Sexual no Séc. XXI: Oportunidades e Desafios25 de setembro, sexta-feira, 9h30, Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia
Sessão de Abertura do Ano Letivo 2015-2016Sessão de Abertura do Ano Letivo 2015-2016 Presidente do Governo assume estratégia de uma educação de excelência.
Os professores são os construtores da sociedadeOs professores são os construtores da sociedadeJorge Carvalho relevou papel dos docentes na construção de uma sociedade cada vez mais competente e capaz.
Disseminação de boas práticas essencial no processo evolutivoDisseminação de boas práticas essencial no processo evolutivoO Secretário Regional de Educação relevou a abrangência do ensino artístico no contexto económico e turístico.
Projeto de vida sólido é repto para os jovensProjeto de vida sólido é repto para os jovensJorge Carvalho incentiva juventude a apostar nas suas competências e capacidades para ultrapassar obstáculos no futuro.
Dia Internacional da JuventudeDia Internacional da JuventudeA Secretaria Regional de Educação assinala, esta quarta-feira (12 de agosto), o Dia Internacional da Juventude, com uma panóplia de atividades lúdicas, formativas e desportivas, envolvendo cerca de 300 jovens, a ter lugar no Parque de Santa Catarina, entre as 10h00 e as 18h00.
Jorge Carvalho desafia «esta geração a arriscar mais»Jorge Carvalho desafia «esta geração a arriscar mais»I Encontro Municipal de Juventude
Concerto de Gala dá mote à entrega de DiplomasConcerto de Gala dá mote à entrega de DiplomasO Conservatório Escola Profissional das Artes da Madeira, Eng. Luiz Peter Clode, encerrou o ano letivo com Concerto de Gala
Candidatos ao ensino superior com apoio personalizadoCandidatos ao ensino superior com apoio personalizadoA primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior está em curso até ao próximo dia 7 de agosto.
Concurso para Pessoal DocenteConcurso para Pessoal DocenteA candidatura realiza-se a partir de 15 de julho
Qualificação Profissional ganha reconhecimento socialQualificação Profissional ganha reconhecimento socialDia aberto - 8 de julho
Open Day anima Qualificação ProfissionalOpen Day anima Qualificação ProfissionalA Secretaria Regional de Educação, através da Direção Regional de Qualificação Profissional (DRQP), promove na próxima quarta-feira (8 de julho), o Open Day, no Centro de Formação Profissional da Madeira (CFPM).
Carlos Gonçalves apresentou livro «Educação, Artes e Valores»Carlos Gonçalves apresentou livro «Educação, Artes e Valores»Miguel Albuquerque presidiu à cerimónia, que contou com a presença de Jorge Carvalho.
Madeira Film Festival destaca «Madeira Antiga»Madeira Film Festival destaca «Madeira Antiga»Coordenadora do Projeto Educativo do Madeira Film Festival deu a conhecer pormenores da próxima edição.
SRE reunida com UMaSRE reunida com UMaJorge Carvalho e José Manuel Carmo estabeleceram primeiro contato oficial
Jorge Carvalho na homenagem a João FernandesJorge Carvalho na homenagem a João FernandesO Secretário Regional de Educação considera o sucesso nas Olimpíadas Portuguesas de Biologia, fruto das condições existentes e dedicação do aluno vencedor
Formação é investimento com lucros certosFormação é investimento com lucros certosPalavras de Jorge Carvalho na festa de encerramento do ano letivo em São Jorge, onde foi apresentada a revista “Momentos”
Aberto período de pré-inscrições no ConservatórioAberto período de pré-inscrições no ConservatórioIniciação Musical Infantil e à Dança Infantil, Curso Básico de Música e de Dança do Ensino Artístico Especializado e Formação de Adultos são opções.
Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.