Pesquisar

Colaboração, inovação e inclusão determinantes no ensino especial

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado hoje. 03-12-2018 Educação, Ciência e Tecnologia
Colaboração, inovação e inclusão  determinantes no ensino especial

A Secretaria Regional de Educação assinala o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, esta segunda-feira (3 de dezembro), com a realização de diversas iniciativas.

 

A primeira ocorreu na manhã de hoje, no Salão Nobre do Governo Regional e teve por objeto a assinatura de protocolos de colaboração com associações e entidades privadas, com o objetivo de reforçar a rede de cooperação interinstitucional e, desta forma, proporcionar às pessoas com deficiência e suas famílias respostas que lhes possibilitem a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão escolar e socioprofissional.

 

Na cerimónia, o Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho, valorizou a união de esforços visando o bem comum. «Na Região Autónoma da Madeira, as políticas em matéria de educação têm convergido para a importância do trabalho em rede e em parceria, assumindo a colaboração, a inovação, a inclusão e a melhoria contínua, entre outros, como valores que norteiam o exercício das suas responsabilidades na senda da qualidade das aprendizagens e potenciadora do sucesso escolar e da elevação da qualificação pessoal, social e profissional da população», preconizou o governante, relevando os contributos fundamentais de técnicos, docentes, familiares, escolas, instituições e organizações sociais na prossecução das políticas educativas na Região.

 

Jorge Carvalho revelou que o ensino especial conta, neste ano letivo, com 355 técnicos, mais 11 do que no ano letivo transato, para cerca de 3700 alunos. «É uma aposta significativa naquilo que são os referenciais para a intervenção junto desta população. Aos docentes associamos 128 técnicos, entre terapeutas da fala, terapeutas operacionais, psicólogos, nutricionistas, etc.. Há um conjunto de técnicos altamente qualificados, especializados, que dão corpo ao sistema», sublinhou o titular da pasta da Educação.

 

O Secretário Regional apelou ao contributo ativo na senda da construção de uma sociedade inclusiva. «A política do Governo Regional ao longo de décadas é na certeza de que procuramos, a cada dia, tornarmo-nos mais próximos, mais inclusivos, esbater as diferenças e os limites individuais. Procuramos que a nossa sociedade seja, do ponto de vista da inclusão e da integração, uma referência, tal como tem acontecido com os nossos serviços de Educação Especial», concretizou Jorge Carvalho.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.