Pesquisar

Fórum ‘Os Madeirenses no Futuro’ | 29 de março de 2019

Parceria da Secretaria Regional de Educação com o Diário de Notícias da Madeira 04-03-2019 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Fórum ‘Os Madeirenses no Futuro’ | 29 de março de 2019

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | LOTAÇÃO COMPLETA DA SALA

No dia 29 de março de 2019, decorre o Fórum ‘Os Madeirenses no Futuro’, organizado pela Secretaria Regional de Educação e pela Empresa Diário de Notícias, no Centro de Congressos da Madeira (Casino).

 

Estas e outras questões estarão em debate:
– Quantos seremos e como ocuparemos o território?
– Como será o mercado de trabalho nas próximas décadas?
– Que qualidade de vida para uma população idosa em crescimento?
– Como vai a escola sobreviver à quebra da natalidade?

– Estaremos sós no inverno demográfico?

 

Inscrições gratuitas:

www.dnoticias.pt/fmf

 

Formação validada pela DRE em 6 horas, para efeitos de progressão na carreira docente, mediante a elaboração de uma reflexão crítica.


Sinopse:

A evolução da população é um fator interno de capital importância quando se olha para o futuro, sendo que as questões demográficas têm vindo a emergir como um dos grandes desafios societais na maioria dos países da União Europeia.

O acentuar da queda do número de nascimentos, a aceleração do processo de envelhecimento, a contração da população em idade ativa, a variação das migrações e, consequentemente, o inevitável declínio demográfico, são uma realidade premente.

A base da pirâmide etária tem vindo a estreitar, fruto da incapacidade de renovação geracional, com uma perda considerável de crianças e jovens em idade escolar e um significativo envelhecimento populacional.
É neste enquadramento que o conhecimento da dinâmica demográfica se afigura como uma das peças fulcrais para que seja possível, com a antecedência e a ponderação necessárias, refletir sobre as principais tendências e repensar o futuro da educação, da formação e das metodologias de aprendizagem ao longo da vida.
Este é o mote para o Fórum ‘Os Madeirenses no Futuro’, um espaço que se pretende de reflexão e debate, consentâneo, não só com a realidade atual, mas fundamentalmente com as necessidades previstas para as próximas décadas.
Há que compreender e refletir, para antecipar e agir!

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.