Pesquisar

Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário

Sob o tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”. 06-03-2019 Direção Regional de Desporto
Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário A Sessão Regional do Parlamento dos Jovens do ensino secundário decorreu no dia 26 de fevereiro, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM).
Sob o tema “Alterações Climáticas – Reverter o Aquecimento Global”, a edição de 2019 proporcionou aos jovens participantes a oportunidade de debaterem entre si estas temáticas que, cada vez mais, devem constituir uma preocupação para todos.
A sessão de abertura foi presidida pela Vice-Presidente da ALRAM, Fernanda Cardoso, e contou com a presença de Sara Madruga, deputada do PSD na Assembleia da República e do Secretário Regional de Educação, Jorge Carvalho. O governante com a pasta da Educação enalteceu esta iniciativa, salientando a possibilidade que os jovens têm de trocar ideias e de darem o seu contributo para fazer desta uma sociedade melhor, mais coesa e mais atenta às questões climáticas.
No final da Sessão, as escolas mais votadas para representarem a Região Autónoma da Madeira na Assembleia da República foram a Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, com 23 votos, a Escola Básica e Secundária Professor Doutor Francisco Freitas Branco, com 14 votos e a Escola Secundária Francisco Franco, com 13 votos.
A primeira escola suplente foi a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, com 12 votos, sendo segundo suplente o Conservatório – Escola Profissional das Artes, com 11 votos.
Pelo segundo ano consecutivo foi eleita porta-voz da RAM para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Francisca Marujo, aluna da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, com 27 votos.
O tema escolhido pelos jovens da Madeira e do Porto Santo para ser trabalhado na próxima edição foi “A Educação no Século XXI”, proposta da autoria da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.
O Programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, o qual culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. A Direção Regional de Educação é a entidade responsável pela gestão do Programa ao nível do básico, cabendo a organização do Parlamento dos Jovens – secundário à Direção Regional de Juventude e Desporto.

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.