Pesquisar

Fórum Madeira Global 2019 – conclusões

A participação política das comunidades 26-07-2019 Gabinete do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia
Fórum Madeira Global 2019 – conclusões

A Secretaria Regional de Educação realizou, no dia 24 de julho, o Fórum Madeira Global 2019, com o objetivo de dar voz às comunidades madeirenses, aprofundando os laços que unem os madeirenses, independentemente do local onde residem.

Criado pelo Decreto Legislativo 5/2016, de 3 de fevereiro, esta iniciativa anual tem como objetivo dotar as comunidades madeirenses de uma maior capacidade de assessorar o Governo Regional na definição da sua política para o setor.

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, presidiu à cerimónia de abertura deste IV Fórum Madeira Global.

Participaram, mediante inscrição prévia, emigrantes madeirenses e seus descendentes, maiores de 18 anos, residentes no estrangeiro ou regressados há menos de dois anos.

No Hotel Savoy Palace, cerca de duas centenas de pessoas contribuíram para um debate alargado sobre a realidade da participação política nas comunidades de acolhimento.

Após a sessão de abertura, seguiu-se uma mesa-redonda subordinada ao tema «A participação política nos países de acolhimento», que se iniciou com uma intervenção do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e que contou com as intervenções do Ex-Secretário de Estado de Estado das Comunidades Portuguesas, Manuel Correia de Jesus, da deputada madeirense do Parlamento de Jersey, Carina Alves, e de Eugénio Perregil, membro do Comité Cívico Português de Londres e dinamizador social e cultural.

A segunda mesa-redonda, composta pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, José Tranquada Gomes, pelo Secretário Regional de Educação, Jorge de Carvalho, e pela ex-Secretária de Estado da Emigração e Comunidades Portuguesas, Manuela Aguiar, debruçou-se sobre a temática «A participação política em Portugal».

Pelas 17 horas, decorreu a reunião plenária dos representantes das comunidades, tendo, de seguida, sido lidas as conclusões do Fórum.

 

Conclusões do Fórum Madeira Global 2019 (PDF)


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.