Pesquisar

Albuquerque diz que compromisso com os emigrantes é para manter

O compromisso do Governo para com as suas comunidades é para manter, garantiu, nesta manhã, Miguel Albuquerque, que ainda elegeu como desafio a enfrentar o da consolidação das ligações às terceiras, quartas e quintas gerações de emigrantes. 24-07-2019 Presidência
Albuquerque diz que compromisso com os emigrantes é para manter

Miguel Albuquerque diz que o seu Governo tem um compromisso indiscutível e irrevogável para com as comunidades, que extravasa o universo partidário e que extravasa e tem de extravasar o quadro da legislatura política. E é um compromisso, assegura, para manter.

O presidente do Governo Regional falava, há pouco, nesta manhã de quarta-feira, na sessão de abertura do Fórum Global, que reúne, no Funchal, representantes da comunidade madeirense em diversos países do mundo.
Neste sentido, diz ser cada vez mais fundamental «consolidarmos a rede das nossas ligações afetivas com as nossas comunidades».
«Vivemos num mundo cada vez mais global e a Madeira e o nosso País têm de aproveitar a sua diáspora para consolidar a sua presença no mundo, nos diversos países, onde temos comunidades que são prestigiadas, que estão integradas, que são valorizadas e que são apreciadas pela sua capacidade de trabalho, pela sua capacidade de interação com as comunidades locais, pela sua determinação em contribuir para o desenvolvimento dos seus países de acolhimento», sublinhou.
Por outro lado, aponta para a existência, na atualidade, de um quadro diferente na nossa diáspora, que «é o de consolidar as ligações às terceiras, quartas e quintas gerações de emigrantes». «Não é desafio apenas linguístico ou afetivo, mas é sobretudo desafio que exige, da nossa parte, a inteligência e a capacidade de manter vivas as ligações à matriz, à pátria comum», conclui.



Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.