Pesquisar

Crescimento gradual e sucessivo na área da Ciência e Tecnologia

Estratégia regional de especialização inteligente pretende constituir a Região como um espaço de desenvolvimento técnico e científico de reputação internacional. 22-01-2020 Educação, Ciência e Tecnologia
Crescimento gradual e sucessivo na área da Ciência e Tecnologia «O desenvolvimento da Região deve encontrar, no âmbito da Ciência e Tecnologia, uma alavanca capaz de otimizar as potencialidades instaladas, com o objetivo de facilitar tanto a investigação como a modernização, num quadro de aproveitamento integral dos fundos nacionais e europeus disponíveis, em prol desse mesmo desenvolvimento regional.»

Foi com este mote que o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, “abriu” a Conferência “H2020 e o próximo Programa Quadro Horizonte Europa”, que teve lugar terça-feira (21 de janeiro), na Universidade da Madeira (UMa).

A iniciativa, promovida pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) e pela UMa, incidiu na discussão das oportunidades de financiamento à Investigação & Inovação no âmbito dos programas-quadro europeus. Neste particular, Jorge Carvalho destacou o projeto FORWARD. «Procura responder à política de desenvolvimento da estratégia regional de especialização inteligente, de modo a contribuir fortemente para que a Região se constitua como um espaço de desenvolvimento técnico e científico de reputação internacional», apontou.

De resto, todos os indicadores demonstram que a Região tem apresentado um crescimento gradual e sucessivo na área da Ciência e Tecnologia. Os números de recursos humanos (354 em 2014 para 540 em 2018) e financeiros (15 milhões em 2014 para 19 milhões em 2018) têm revelado uma trajetória ascendente, os resultados de investigação científica (161 publicações em 2014 para 367 em 2018) e inovação empresarial (335 marcas registadas em 2014 para 415 em 2018) também cresceram, a evolução da despesa em Investigação e Desenvolvimento (ID) em percentagem do PIB coloca a Madeira à frente do Algarve e dos Açores.

Para que este percurso positivo continue, o Governo Regional estabeleceu como um dos pilares estratégicos deste mandato o reforço da Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. «Esta política de investimentos irá fomentar, por um lado, o estímulo à promoção do investimento das empresas em Investigação & Inovação e, por outro, o desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas, centros de ID e o setor do ensino superior», sublinhou o secretário regional

Neste contexto, a conferência H2020 constitui etapa pertinente para o futuro desejado. «Para dar continuidade e tirar partido da experiência acumulada nos últimos anos, garantindo que a RAM se mantém competitiva num espaço geográfico particularmente atrativo para investimentos internacionais, será determinante e fulcral preparar da melhor forma a Região para estas oportunidades de financiamento e os novos quadros europeus à Investigação e Inovação», concluiu Jorge Carvalho.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.