
Descrição da Operação: A operação consiste numa intervenção de reabilitação e regularização de um troço urbano da ribeira de São João (entre sensivelmente o Quartel de Bombeiros Voluntários do Funchal e o Campo de treinos do C.S.Marítimo), no concelho do Funchal, uma das principais ribeiras que travessam a cidade.
Os principais trabalhos a realizar são os seguintes:
· Demolição e reconstrução de muros para correção do traçado, numa extensão aproximada de 1000 m;
· Reparação e construção de travessões de regularização;
· Alteamento de muros;
· Colocação de placas de proteção em zonas de curvas acentuadas na proximidade de estradas;
· Demolição e reconstrução de 3 pontes, para aumento das respetivas seções de vazão;
· Reabilitação e reparação de 8 pontes;
· Criação de rampas de acesso para limpezas e desassoreamento da ribeira;
Na operação serão também incluídos os serviços de assessoria à fiscalização da empreitada.
Refira-se, por último, que o projeto técnico de engenharia associado a esta obra, desenvolveu soluções conceptuais, que tiveram como enquadramento científico os princípios orientadores, preconizados no EARAM -" Estudo de Avaliação do Risco de Aluviões na Ilha da Madeira - Dezembro 2010", elaborado pelo grupo de trabalho constituído pelo Instituto Superior Técnico, Universidade da Madeira e Laboratório Regional de Engenharia Civil.
Objetivos da Operação: A operação tem por objetivo a minimização dos efeitos associados aos escoamentos torrenciais que regularmente assolam a Ilha da Madeira, em particular a vertente sul da Ilha. A operação contribuirá pois para reforçar a segurança da população e bens, na envolvente do troço intervencionado da ribeira de São João em particular e de toda a zona baixa do Funchal em geral.
Recorde-se que a zona baixa da cidade do Funchal foi severamente afetada na última aluvião de 20 de Fevereiro de 2010. Como aliás é recorrente nos registos históricos da Ilha da Madeira neste tipo de eventos climáticos extremos.
Data de Aprovação: 30/10/2015
Data de Início: 14/06/2016
Data de Conclusão: 31/12/2017