A implementação das orientações e programas nos estabelecimentos de educação e ensino que possibilitem a oferta às crianças e aos alunos de ferramentas conscientes, constituem-se como recursos para os ajudar a pensar, para os ajudar a expandir a consciência e para os fazer ganhar maior flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação ao meio ambiente, na relação consigo e com os outros. Neste sentido, esta dinâmica configura-se como um caminho essencial para a redução de problemas de comportamento, para a melhoria dos resultados académicos e para a elevação dos níveis de sucesso escolar.
Esta formação pretende capacitar e motivar os docentes para treinar as crianças e alunos a desenvolverem, em si mesmos, as Fortalezas e Virtudes Pessoais, constituindo-as como características positivas da sua personalidade (Peterson & Seligman, 2004). O desenvolvimento destas propostas educacionais vai permitir um conhecimento equilibrado e abrangente dos nossos formandos, com extraordinárias possibilidades de renovar a prática educativa a partir de sólidas bases científicas e de exercícios práticos, criando bem-estar a cada passo, a cada dia e em cada ato. Os formandos vão poder desfrutar, aprender sobre valores como a empatia, a coragem e a confiança.