Pesquisar

Requalificação devolve uma zona balnear ímpar da Madalena no Mar à população

No final, a materialização de todos estes trabalhos do Governo Regional na zona balnear da Madalena do Mar irá traduzir-se na devolução de um local de excelência à população, num espaço com um enquadramento natural magnífico e onde se encontram reunidas todas as condições para um usufruto integral do mesmo 18-08-2021 Equipamentos e Infraestruturas
Requalificação devolve uma zona balnear ímpar da Madalena no Mar à população

A requalificação da zona balnear da Madalena do Mar está em fase de conclusão, com melhorias significativas de zonas exteriores e acabamentos, uma obra que iniciou em abril passado e que vem devolver à população um local de excelência para usufruto público, criando uma nova centralidade e um ponto de paragem naquela freguesia.

 

Estes trabalhos, promovidos pela Ponta do Oeste - Sociedade de Promoção e Desenvolvimento da Zona Oeste da Madeira, S.A., incluíram a reabilitação paisagística e de infraestruturas da promenade, de acesso ao mar e do parqueamento automóvel, no espaço envolvente à Ribeira da Madalena do Mar, bem como a construção de um espaço, que funcionará como bar de apoio e esplanada.

 

“No final, a materialização de todos estes trabalhos do Governo Regional na zona balnear da Madalena do Mar irá traduzir-se na devolução de um local de excelência à população, num espaço com um enquadramento natural magnífico e onde se encontram reunidas todas as condições para um usufruto integral do mesmo”, explica do Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino.

 

A requalificação propriamente dita da frente mar da Madalena do Mar consistiu na intervenção profunda na recuperação do pontão marítimo com substituição de elementos laminares de aço, recuperação e recolocação do deque, construção da escada de ligação entre o pontão e a plataforma de acesso ao mar, recuperação e recolocação da guarda-corpos e das bases dos pilares de suporte ao pontão.

 

No passeio marítimo foi realizada a reconstrução dos blocos monolíticos de betão, face à sua importante integração estética e de segurança, a substituição e limpeza nas juntas do pavimento de toda a promenade, a reabilitação das três rampas de acesso ao calhau, revisão da instalação elétrica, destinada à iluminação pública, reabilitação do mobiliário urbano, substituição da rede de rega e substituição da vedação ao longo do passeio marítimo. Para além disso, foi realizado um aumento dos espaços de estacionamento, com definição de lugares para portadores de mobilidade reduzida, e a reabilitação das áreas verdes, dotando-as de plantas autóctones. Também foram realizadas duas rampas, na zona da promenade e no estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Acresce que será realizado mais um investimento para usufruto público com a colocação de novos equipamentos no parque infantil, a colocação de posto de carregamento para veículos elétricos e instalações sanitárias públicas.

 

Recorde-se que este espaço está concessionado à Ponta do Oeste e que é esta a entidade pública responsável pela reabilitação em toda a promenade e que garantirá a sua manutenção e conservação nos próximos anos.

 

“O Governo Regional congratula-se pela adesão das pessoas a este espaço, já que, em especial, aos fins de semana já se constata uma forte afluência, o que vem demonstrar a importância da intervenção realizada”, rematou.


Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.