Pesquisar

Obra de regularização e canalização do Ribeiro da Achada, no curral das Freiras, decorre "a bom ritmo"

Com uma orografia com declives acentuados, torna-se essencial canalizar algumas ribeiras de modo a proteger a população, assim como as infraestruturas e habitações marginais às ribeiras. 24-03-2022 Equipamentos e Infraestruturas
Obra de regularização e canalização do Ribeiro da Achada, no curral das Freiras, decorre "a bom ritmo"

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, visitou a obra de Regularização e Canalização do Ribeiro da Achada, no Curral das Freiras, um investimento de 1.400.000,00 euros (IVA incluído) que teve início a 15 de janeiro de 2022 e cuja conclusão está prevista para novembro deste ano.

 

“Com uma orografia com declives acentuados, torna-se essencial canalizar algumas ribeiras de modo a proteger a população, assim como as infraestruturas e habitações marginais às ribeiras”, explica o governante, enaltecendo o facto de a intervenção estar a decorrer “a bom ritmo e dentro dos prazos”. Esta obra está a ser executada no âmbito da Lei de Meios.

 

Em termos de trabalhos previstos, com a construção de muralhas em ambas as margens, fica garantida uma melhor proteção dos terrenos e moradias junto ao ribeiro. Os muros de canalização serão executados em betão ciclópico. Os travessões, também em betão ciclópico, terão alturas variáveis. As passagens hidráulicas serão executadas em vigas pré-fabricadas na cobertura e serão protegidas com guardas metálicas, incluindo metalização e pintura.

 

A canalização do ribeiro terá um comprimento aproximado de 350 metros. Ao longo de toda a extensão, o desnível será vencido através da construção de travessões de regularização, de modo a manter-se inclinação do leito entre 2% e 3%, evitando-se velocidades de transporte elevadas, diminuindo o risco de erosão acentuada pelos caudais transportados e garantindo uma proteção às fundações dos muros da canalização. A secção de vazão tipo é de 3,0 x 3,0 m.

 

A intervenção no ribeiro engloba ainda a construção de três pontões rodoviários e a construção de um novo arruamento, na margem esquerda. O arruamento terá cerca de 270 metros de comprimento e uma largura de 4,0 metros.

 

Serão ainda executadas infraestruturas de rede de iluminação, rede residual, rede de abastecimento de água potável, rede de incêndio e rede de telecomunicações. Nos diferentes locais de intervenção, será necessário proceder à reposição de todos os serviços existentes afetados.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.