Pesquisar

Reabilitação e Melhoria da Eficiência Energética das Moradias do Conjunto Habitacional da Achada e das Balseiras – Curral das Freiras

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região. 07-03-2023 Equipamentos e Infraestruturas
Reabilitação e Melhoria da Eficiência Energética das Moradias do Conjunto Habitacional da Achada e das Balseiras – Curral das Freiras

O Governo Regional, através da Secretaria Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, entidade que tutela a IHM – Investimentos Habitacionais da Madeira, delineou um conjunto de medidas de eficiência energética para ajudar a minimizar esse impacto negativo junto das famílias. Neste sentido, a IHM possui um ambicioso plano de intervenção em vários conjuntos habitacionais, que passa pela realização de várias empreitadas que trarão mais conforto térmico e poupança energética aos fogos habitados pelos seus inquilinos.

 

Com a aposta em obras que otimizem a eficiência energética dos fogos, reforça-se, assim, a política de reabilitação do parque habitacional gerido pela IHM, proporcionando, ao mesmo tempo, melhorias significativas nas condições de habitabilidade das famílias residentes e uma consequente redução da fatura energética dos beneficiários.

 

Só para obras de reabilitação e melhoria da eficiência energética, a IHM tem previsto um pacote de investimentos, suportado por fundos comunitários e Orçamento Regional, que ronda os 8,6 milhões de euros, abrangendo nove conjuntos habitacionais, em quatro concelhos da Região, nomeadamente Funchal, Câmara de Lobos, Porto Moniz e Santa Cruz. Serão à volta de 355 os fogos reabilitados até 2023, sendo que, destas nove empreitadas, seis delas já se encontram a decorrer, mais precisamente nos conjuntos habitacionais Romeiras I, Romeiras II (concelho do Funchal), Balseiras, Achada e Jardim da Serra (concelho de Câmara de Lobos), e Seixal (concelho do Porto Moniz). A iniciar muito em breve estão as empreitadas de reabilitação dos conjuntos habitacionais de Santo Amaro (Funchal) e Figueirinhas (Santa Cruz). Já concluída foi a empreitada de reabilitação do conjunto habitacional de Casais d’Além, no concelho de Santa Cruz.

 

Tendo em conta o atual cenário de aumento dos preços da energia, bem como as metas regionais traçadas para a produção de energia através de fontes renováveis, estas intervenções revestem-se de grande importância, principalmente para os inquilinos das habitações com fins sociais, em termos de poupança nas contas da eletricidade.

 

Para além do benefício energético, atendendo aos trabalhos previstos, com a execução dos revestimentos exteriores com isolamento térmico e substituição dos caixilhos de alumínio exteriores, os edifícios, os bairros intervencionados, ficarão totalmente reabilitados.

 

Também no âmbito do Plano de Resolução e Resiliência (PRR), está previsto um envelope financeiro na ordem dos 6 milhões de euros para a reabilitação de edifícios na ótica da eficiência energética.

Para tal, já está a ser preparado um programa de apoio à transição energética, prevendo-se reabilitar 325 habitações próprias.

 

Para além desta área de intervenção, a IHM tem também vindo a apostar na conservação e manutenção do seu parque habitacional, com obras de reabilitação e beneficiação, financiadas através de fundos comunitários (FEDER) e Orçamento Regional (ORAM). Neste âmbito, no atual mandato do Governo Regional da Madeira (2019-2023), o volume total de empreitadas já lançadas e por lançar pela IHM ronda os 25 milhões de euros. A intenção do Governo Regional é estender esta intervenção a todos os bairros, no novo quadro comunitário.

 

Principais trabalhos:

- Painéis solares;

- Isolamento térmico em paredes exteriores e coberturas;

- Novos vãos envidraçados com melhor desempenho energético;

- Reparações gerais do empreendimento.

 

Benefícios:

- Reabilitação do empreendimento;

- Redução da fatura energética das famílias;

- Conforto térmico;

- Sustentabilidade ambiental.


Anexos

Descritores

Este sítio utiliza cookies para facilitar a navegação e obter estatísticas de utilização. Poderá consultar a nossa Política de Privacidade aqui.