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Pista de Patinagem de Velocidade concluída em setembro de 2021

Foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), iniciativa da Vice-Presidência do Governo Regional, em que a população é chamada a apresentar um conjunto de medidas que gostaria de ver resolvidas ou concretizadas nos concelhos e que, posteriormente, são votadas pelos cidadãos. 30-04-2021 Equipamentos e Infraestruturas
Pista de Patinagem de Velocidade concluída em setembro de 2021

O Conselho do Governo de 12 de novembro de 2020, tendo presente e acolhido todas as propostas do júri do concurso público para a obra «OPRAM 172 - Pista de Patinagem de Velocidade na Zona Oeste da Madeira», aprovou a adjudicação desta obra à proposta apresentada pela sociedade Paulo Gouveia & Irmãos Construções, Transportes e Terraplanagem, Lda., empresa local, da Calheta, pelo preço contratual de 619 188,25 euros (seiscentos e dezanove mil, cento e oitenta e oito euros e vinte cinco cêntimos) e pelo prazo de execução de 270 dias. Recorde-se que o critério de adjudicação foi pelo valor mais baixo (valor do preço base do procedimento era de 670 000,00 euros).

 

Recorde-se que a Pista de Patinagem de Velocidade na Zona Oeste da Madeira foi uma das propostas vencedoras do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), iniciativa da Vice-Presidência do Governo Regional, em que a população é chamada a apresentar um conjunto de medidas que gostaria de ver resolvidas ou concretizadas nos concelhos e que, posteriormente, são votadas pelos cidadãos.

 

A empreitada de construção desta Pista de Patinagem iniciou-se em meados de dezembro de 2020, prevendo-se a sua conclusão em setembro de 2021. Até à data foram realizados os muros de suporte de delimitação da pista e trabalhos de terraplenagem e drenagens, que antecedem a realização da estrutura de pavimento da pista.

 

DESCRIÇÃO:

 

O local onde será implantada a Pista de Patinagem no Complexo Desportivo dos Prazeres encontrava-se sem qualquer tipo de construção. O prédio localiza-se numa zona em crescimento urbanístico, com bons acessos e está inserido numa mancha onde existe alguma zona verde na envolvente e perto do Pavilhão Desportivo. Encontra-se servido de arruamento público, assim como de algumas infraestruturas.

 

Esta construção é vista como uma mais-valia, quer para a patinagem de velocidade, porque existem muitos atletas a praticá-la já com resultados internacionais, europeus e nacionais, quer também por uma questão de logística. Uma vez que os treinos dos atletas eram feitos no Faial, estes eram obrigados a percorrer toda a ilha para ir treinar duas a três vezes por semana.

 

Esta pista servirá e possibilitará a concretização de competições regionais, nacionais e internacionais, e poderá ainda ser utilizada para outros eventos lúdicos.

 

A pista, no início, está prevista ser utilizada por 80 atletas, podendo atingir os 150, diversas vezes semanalmente. O projeto proposto teve como pressuposto a elaboração de uma pista de patinagem com largura útil patinável de 6,50m, solicitado pelo dono de obra, sendo esta a principal condicionante e que levou à adaptação dos parâmetros requeridos pela WORLD SKATE, organismo que tutela a prática de desportos patinados. A construção da pista implica a construção total de um único piso. A bancada terá capacidade para 320 lugares sentados e 4 lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida.

 

O espaço envolvente à construção será reformulado, quer ao nível de pavimentação viária, quer a nível de pavimentação pedonal e criados logradouros e áreas verdes, mantendo-se, sempre que possível, os elementos arbóreos existentes e serão cuidadosamente articulados com vegetação rasteira, de modo a salientar e provocar relações fortes com quem o habita/usa. Será criado e/ou reformulado, na parte da frente do prédio confrontante com a rua, o acesso, passeios e estacionamentos para beneficiação desta infraestrutura pública.

 

FUNCIONALIDADE DA PISTA:

 

  • Zona patinável (com largura de 6,50m) em todo o desenvolvimento da pista.
  • Faixa de segurança (com demarcação no pavimento especifica, e largura de 0,50m).
  • Faixa interior, não patinável, com a função de montagem de equipamento de apoio e utilização por parte dos juízes.
  • Faixa exterior, com largura variável entre 1,80m e 3,00m para utilização por parte das equipas e treinadores.
  • Acesso à bancada, através de um anel exterior, que permite o acesso pelo lado este da pista.
  • Bancada, com capacidade para 320 lugares sentados e 4 lugares para pessoas com mobilidade condicionada.
  • Acesso automóvel, com estacionamento para viatura de emergência/socorro e forças policiais.
  • A pista será dotada de iluminação artificial, de modo a comportar treinos em período noturno.
  • Perante a necessidade de utilização de iluminação artificial, optou-se pela execução de um compartimento técnico dedicado à instalação de quadro elétrico, com dimensões necessárias à instalação e manobra do quadro elétrico.
  • Dotou-se a infraestrutura de abastecimento de água potável, para consumo humano, lavagens, rega e combate a incêndios florestais.
  • Projetou-se a instalação de 6 mastros de bandeiras, de modo a cumprir os requisitos à competição de provas internacionais.
  • A infraestrutura será dotada de um sistema de drenagem de águas pluviais, de modo a garantir a sustentabilidade da pista em dias invernosos.

 


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