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Reconstrução da ER 203 – Carreiras já começou

Com uma extensão total de aproximadamente 6 500 m, a ER 203, que faz a ligação entre a ER 205 (a Sul) e a ER 103 (a Norte), será, assim, alvo de uma importante e aguardada intervenção de reabilitação, que durará 15 meses. 02-07-2021 Equipamentos e Infraestruturas
Reconstrução da ER 203 – Carreiras já começou

O Secretário Regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, foi visitar, esta quarta-feira, o arranque das obras. Com uma extensão total de aproximadamente 6 500 m, a ER 203, que faz a ligação entre a ER 205 (a Sul) e a ER 103 (a Norte), será, assim, alvo de uma importante e aguardada intervenção de reabilitação, que durará 15 meses.
 

Esta intervenção foi adjudicada, a 9 de abril deste ano, por 5 050 000.00€. Recorde-se que, em outubro de 2020, foi publicado em Diário da República o concurso público para esta intervenção, com o valor base do procedimento de 5 426 000.00€ e com o critério de adjudicação pela melhor relação qualidade-preço.
 

Com uma extensão total de aproximadamente 6 500 m, a ER 203, que faz a ligação entre a ER 205 (a Sul) e a ER 103 (a Norte), será, assim, alvo de uma importante e aguardada intervenção de reabilitação.
 

Os sucessivos acontecimentos meteorológicos foram alterando significativamente, ao longo dos tempos, algumas das perspetivas apontadas em estudos realizados nos últimos anos sobre esta estrada. A extensão dos danos e o grau de destruição verificados no traçado da ER 203 foram de tal forma significativos que se impôs reapreciar minuciosamente alguns dos critérios utilizados. A passagem de caudais com uma forte componente sólida sobre os pavimentos com inclinações muito elevadas originou uma degradação bastante significativa das condições existentes.
 

O grau de destruição verificado, causado pela colmatação das passagens hidráulicas e consequente galgamento, seguido de escoamento descontrolado sobre os pavimentos, leva a que o objetivo desta intervenção seja melhorar as condições de cruzamento das linhas de água mais importantes, de forma a afastar a hipótese de novas situações do mesmo género. Associada a esta preocupação, optou-se também por proteger melhor a plataforma rodoviária.
 

Dada a degradação verificada do estado do pavimento, decorrente do efeito abrasivo dos materiais arrastados pelo transbordamento das linhas de água, nomeadamente no 20 de fevereiro de 2010, revelou-se ser plenamente justificável, em termos económicos e operacionais, optar pela remoção integral das camadas existentes e consequente construção de uma estrutura de pavimento completa de raiz.
 

Por último, e em função de instabilizações observadas nos taludes, decorrentes do temporal de 2010, tornou-se imprescindível intervir na recuperação e estabilização de taludes ao longo do traçado.


Principais trabalhos que a empreitada envolve:

–    Levantamento/fresagem de pavimentos existentes;
–    Terraplenagens para fundação de pavimento e estruturas de contenção;
–    Pavimentação da estrada regional no troço circunscrito pela intervenção;
–    Introdução/reconstrução de órgãos de drenagem, longitudinais e transversais;
–    Instalação e reposição de equipamentos de sinalização e segurança;
–    Execução de taludes e estruturas de suporte em geral, e estabilização das estruturas de contenção existentes.


Anexos

Descritores